quinta-feira, 4 de março de 2010

cataplanas


Olá!
Vamos conversar sobre cataplanas?
Pela minha experiência, garanto-vos que a compra de uma panela própria para a confecção de cataplanas é um bom investimento que fazemos. Utilizo a minha com muita frequência, a comida nela cozinhada fica óptima, não suja nadica de nada o fogão e depois de se deitarem os ingredientes lá para dentro, tapa-se, deixa-se levantar fervura, roda-se o botão do fogão para o mínimo e viramo-nos para outros detalhes, importantes para tornar a refeição perfeita; tratamos da salada, do cestinho com o pão (que deve ser tipo rústico, fatiado), e das bebidas. Quando tivermos a mesa posta, está a cataplana pronta a servir! Cuidado ao abrir a panela, porque o vapor queima mesmo (eu falo por experiência própria). Há múltiplas receitas de cataplanas. Eu tiro idéias de umas e outras, junto-lhe algumas da minha autoria e tenho-me saído bem. Então vamos lá ver como foi feita a última: cebola e alhos às rodelas, tomate pelado, cortado aos pedaços, pimento cortado em quadradinhos, folha de louro (a que se retira a nervura principal), raminho de salsa, azeite, postas de maruca e ameijoas vietnamitas (são baratas e ficam boas), tanto a maruca como as ameijoas comprei congeladas; o peixe deixei descongelar e as ameijoas estagiaram umas horas em água com sal e depois lavadas em água simples, para perderem a areia que possam ter. temperei com sal, umas gotinhas do tempero picante do qual já vos falei e à falta de vinho branco cá em casa, utilizei uma cerveja mini. O resto já conhecem, tapar a panela...
Estão a perguntar as quantidades? É uma pergunta muito pertinente, mas é tudo a olho e conforme o número de comensais.

Se gostarem e quiserem dicas para outras, digam; caso tenham alguma interessante digam também.

bjs

6 comentários:

Joana on 5 de março de 2010 às 11:59 disse...

hmmmm fico à espera de uma aquando do meu regresso!!

Susana Neves on 5 de março de 2010 às 14:42 disse...

Pena que a cataplana não possa ser usada no meu fogão que é de vitrocerâmica.

Libania Neves on 5 de março de 2010 às 14:46 disse...

Se fizermos uma pesquisa nas casas de utilidades é capaz se encontrar panelas de fundo térmico, para esse efeito. hei-de ver isso.

bjs

Anónimo disse...

Olá.
Eu no Jumbo vi cataplanas para fogões de Indução.
Não sei se dará.

Mas já agora pergunto, há cataplanas de vários tamanhos ?
E quais as ideais?
Cobre ,latão ou outro material?
Um abraço.
Ká.

Libania Neves on 21 de março de 2010 às 15:03 disse...

Olá!
Bem vinda ao meu Blogue.
A minha panela de cataplana é de cobre (o meu fogão é a gás) e dá para cozinhar para 4 pessoas.
Há-as de vários tamanhos e materiais. Há dias vi numa montra uma em inox, com fundo térmico, que devia de dar para duas pessoas. Como não tive tempo, não entrei para perguntar se dava para usar nos fogões de indução (o fogão da filha mais velha é desses e quero oferecer-lhe a dita panela)
bj

Anónimo disse...

Olá!
Obrigado pela ajuda, mas já agora para 4 pessoas terá um diâmetro de?
ou nº ?

Só não cheguei mais cedo ao seu blog, porque não era possível enviar comentários.
Aproveito para dizer, já que anteriormente tinha pedido opinião, que agrada-me a maneira diversificada do seu blog.
Um beijo.
Ká.

 

Term of Use

conversaqui Copyright © 2009 Flower Garden is Designed by Ipietoon for Tadpole's Notez Flower Image by Dapino