quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Os meus animais domésticos


As fotos deste post, são dos meus animais domésticos: A Íris, cadelinha + de caniche, de que já vos falei neste meu cantinho, o Ponto (ou Pontinho), canário, o Senhorinho, que passou a ser uma tartaruga, quando eu soube que não se podiam ter cágados em cativeiro! E, desde que me lembro de ser gente, tive sempre um, vindo do Alentejo, onde tenho família! Tratado como um príncipe, bem alimentado durante a primavera e o verão, após o que hiberna durante uns meses. E, por último, a Senhorinha, uma pequena tartaruga, que veio, há uns meses, ensarilhada nas redes de um pescador, no rio Douro, e que, por sorte, uma das filhas assistiu a esse episódio e salvou-a de ser novamente devolvida ao rio. É uma espertalhona, que adora festinhas na cabeça, e está sempre pronta para comer (só gosta de camarões secos). Podem não se acreditar, mas estes meus bichinhos ocupam-me muito tempo.A cadelita, que nunca deixou de ser porquinha (já tem 10 anos), e adora que eu ponha passadeiras lavadas, para, de seguida, urinar nelas, tem de ter sempre água limpa, mudada diariamente, ração, e um passeio. É a minha sombra, quando estou em casa; cada passo que dou, é seguido por ela. O canário, que, na foto, tem um raminho de espinafres junto ao poleiro, precisa de ter a gaiola limpa, comida mudada, porque come o miolo das sementes e deixa as respectivas cascas misturadas com sementes inteiras, e, quando estou a cozinhar, dou-lhe sempre um miminho, já que ele adora debicar legumes e frutas. As tartarugas têm de ter a água mudada todos os dias, e, têm a sorte de ter água do Poço, além de receberem um suplemento de cálcio e a comida (a maior só gosta de carne crua, preferindo fígado de frango ou outro). E, tenho a sorte de ter uma pessoa amiga, que, como eu, é viciada em animais, de maneira, que, quando me ausento, tenho os bichos bem tratadinhos. Não consigo entender como há pessoas que têm vários cães, gatos, pássaros, e sei lá que mais, e têm tempo para tratar de todos. É um enigma que ainda não resolvi!

1 comentários:

susana canhola on 25 de setembro de 2010 às 09:06 disse...

A Íris pode ser malandrota, mas é muito bonita.

 

Term of Use

conversaqui Copyright © 2009 Flower Garden is Designed by Ipietoon for Tadpole's Notez Flower Image by Dapino