terça-feira, 29 de outubro de 2013

Dia Mundial da psoríase


29 de Outubro - Dia Mundial da Psoríase.

Sabia que a dita psoríase era uma doença da pele, mas desconhecia tudo o que lhe diz respeito, de modo que recorri à Wikipédia, e passo a transcrever parte do artigo, bem elucidativo, para partilhar convosco:

"Psoríase (do grego psora "coceira" + -sis "ação, condição") é uma doença inflamatória crônica da pele, podendo afetar mucosas, unhas e até articulações. Cerca de 2-3% da população tem psoríase, que acomete homens e mulheres de qualquer idade, sendo frequente o seu aparecimento na terceira década de vida. É caracterizada pela presença de lesões avermelhadas, bem delimitadas, descamativas,em qualquer parte do corpo. Apresenta período de melhora e piora ao longo da sua evolução. A psoríase pode levar a uma piora na qualidade de vida dos pacientes, devido ao preconceito das pessoas que os cercam.
É agravada por fatores psicológicos, estresse, frio, baixa umidade, ingestão de álcool e tabaco e corticosteroidesNão é contagiosa, sua causa mais frequente é genética associada a fatores psicológicos. A escolha do tratamento deve ser feita considerando-se a gravidade e a extensão do quadro clínico e do comprometimento psicoemocional.1 Atinge 2% a 3% da população mundial sendo mais frequente em pessoas brancas (cerca de 80% dos casos) com vulnerabilidade genética.2"

Acrescento só um detalhe: mais uma vez se verifica que o  preconceito compromete a vida de quem "não é igual", mas, que, quer queiram ou não, "é igual", com ou sem manchas na pele...


0 comentários:

 

Term of Use

conversaqui Copyright © 2009 Flower Garden is Designed by Ipietoon for Tadpole's Notez Flower Image by Dapino