sábado, 27 de fevereiro de 2010

indisposição, SATISFAÇÃO, partida da Nina...


Olá!
Hoje contava ir ao encontro de Tricot em Público, assunto já conversado aqui neste blogue, mas uma indisposição aliada ao mau tempo, fez-me absentista outra vez!
No entanto, tenho motivos para estar muito satisfeita (e estou mesmo MUITO), com os resultados que a filha mais velha trouxe ontem da consulta no I.P.O.! Mas nos últimos dias não me tenho sentido bem. Há que ir ao médico ver se a medicação terá de levar algum reajuste.
De manhã, o marido foi às compras da semana. Uma ajuda preciosa, visto eu estar "estragada"!
Entretanto, uma amiga telefonou-me, pesarosa, porque a sua pequena cadela, companhia fiel da dona, partiu esta semana para uma viagem sem retorno. Confortei-a o melhor que pude, e também lamento a situação porque entre mim e a Nina havia uma grande cumplicidade. Nas minhas visitas à praia da Barra ou a São Pedro do Sul, dávamos sempre um passeio as duas! Sei que a encontrarei, a abanar a cauda de alegria, à minha chegada, embora não a vejamos, não é Nina?

bjs

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

pimentos prontos a cozinhar


Olá!

Voltamos hoje a conversar sobre culinária, mais propriamente sobre pimentos.
Por vezes somos presenteados por familiares ou amigos, que têm hortas, que lhes dão muito trabalho, é certo, mas também lhes proporcionam aquele gozo especial de ver crescer os legumes, de os apanhar na devida altura e, generososamente, compartilhar a colheita com os que lhes são próximos!

Com a última oferta de pimentos, fiz o seguinte: lavei-os com água e vinagre e depois só com água, sequei-os e cortei-os aos quadradinhos, alguns para uma caixa de plástico e procedi do mesmo modo que utilizo com cebolas e alhos (que postei ontem), os restantes congelei em saquinhos. É evidente que têm de ficar hermeticamente fechados, assim como as cebolas e os alhos, porque largam um odor muito forte que pode "invadir" o frigorífico e a arca congeladora e contaminar os restantes produtos.

Espero que tenham achado útil. Os pimentos prontinhos a utilizar nos cozinhados, como fiz ainda ontem numa cataplana de atum...mas a cataplana fica para uma próxima vez.

bjs

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

cebolas e alhos prontos a refogar


Olá!
Hoje voltamos a conversar sobre culinária e deixo-vos aqui uma idéia que poderão pôr em prática e depois digam-me se resulta ou não. Comigo funciona!
Por norma, tenho no frigorífico duas caixas de plástico, uma com cebolas picadas, cobertas de azeite, a outra com alhos processados da mesma forma. Preparo quantidades para durarem mais ou menos uma semana.
Estão a dizer-me que o azeite mudou de consistência? Pois mudou. Que o sabor do mesmo alterou? Pois alterou...para melhor.
Deste modo, ao chegar a casa, após o trabalho, é só tirarem as porções de que necessitam para o refogado do arroz, da massa...
Gostaram da dica? Não apreciaram?
Comentem então!

bjs

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Preocupações ambientais-Freecycle@yahoogrupos. com.br


Olá!

Vamos conversar sobre preocupações ambientais, no sentido de tentarmos deixar um mundo com menos lixo, como é dever de qualquer um de nós.
Eu inscrevi-me no MaiaFreecycle@yahoogrupos.com.br, por questões de proximidade com a minha casa. E estou muito satisfeita. Recomendo que, se ainda não conhece, pesquise qual o que existe na sua zona e inscreva-se.

Deixo aqui uma pequena explicação sobre o assunto, retirada da net:

"Em 2003, Deron Beal descobriu que as organizações de caridade de sua cidade não aceitavam receber os seus colchões usados e, preocupado com a geração de lixo desnecessária, criou o Freecycle.org, um site que conecta pessoas afim de incentivar as doações, que funciona através de grupos do Yahoo separados por regiões e que são organizados por moderadores locais.
Quem quiser fazer ou receber uma doação deve explicar seus motivos em textos de até 200 caracteres."

Há tantos objectos, para nós inúteis, por vezes avariados, depositados nos nossos arrumos e garagens. Sabe-se lá se não poderão servir a outrém, por exemplo para retirar peças...
Por outro lado, também podemos necessitar de algo que alguém tenha e não precise...

Deixo a idéia.

bjs

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

hoje há sopa de legumes!


Olá!
Andava com vontade de conversarmos sobre culinária. Gosto de cozinhar, de experimentar novas receitas ou reinventar algumas tradicionais e de aprender certos truques, normalmente simples, que dão um "toque especial" à comida que pomos na mesa! Vamos lá então à sopa de legumes, que tão bem faz à saúde e que, por diversos motivos, por vezes anda arredada da nossa alimentação.
Começamos por preparar uma quantidade generosa de base para a dita sopinha, que dê para várias vezes. Para quem tem falta de tempo, quase todos, pode fazer isso num serão e convidar os elementos da família para ajudar a descascar os legumes. A panela (grande) leva então: batatas, cenouras, abóbora, cebola, alhos...e, se tiverem cabeças de nabo e alguma beringela, toca a utilizar. Adiciona-se água...só água mesmo. No final da cozedura, varinha mágica na panela e triturar. Temos a nossa base para sopa de legumes pronta. Uma porção, que dê para dois dias, utiliza-se de imediato e o resto deixa-se arrefecer e congela-se por doses.
Ao completar a sopa utilize legumes a gosto; se cozerem rápido, como espinafres, nabiças e agriões, juntam-se logo à base, que deverá estar a ferver, com sal e azeite q.b.; caso demorem mais tempo a cozer, faça-o à parte, juntamente com o sal e o azeite, e quando estiverem macios adicione-os à base e deixe ferver. Cá em casa gostamos de sopas consistentes e "mastigáveis", se vocês gostarem da sopa em puré, então juntem tudo no início. Quanto ao feijão, grão de bico ou lentilhas, que enriquecem a sopa, podem usar os de conserva, ou demolhar, cozer, congelar em porções a juntar à sopa, e não só! Quem não gosta de arroz de feijão ou massa lavrador? Mas oportunamente voltaremos ao assunto.
Gostaram do post, acharam útil? Não gostaram? Comentem então!

domingo, 21 de fevereiro de 2010

postais ilustrados e selos


Olá!
Lembrei-me hoje de conversar connvosco sobre postais ilustrados e selos de correio. Sei que muitos de vós gostam, como eu, de os coleccionar.
Aqui há tempos, quando tornei a ficar em casa, por motivos de saúde, uma das filhas incentivou-me a inscrever-me no postcrossing,(http://www.postcrossing.com/), e garanto-vos que desde então já reuni umas dezenas de exemplares, através dos quais "viajei" por diversos países: Rússia, E.U.A., Iraque, Holanda...e outros, como, por exemplo, Portugal! No mesmo âmbito tenho enviado postais e selos do nosso País, que aproveito para divulgar enquanto destino turístico Tinha de ser, né?).
Tem sido muito gratificante a ida e vinda de postais e selos. Até a neta, de 9 meses, está inscrita e tem uma capa, onde a sua Secretária, a tia Du, vai juntando os postais recebidos e manda também os que lhe competem, enquanto a pequena não souber escrever!
bjs

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

tricotar em público no Porto


Olá!

Hoje vamos falar de tricot, do qual gosto tanto e sei que muitos de vós também.
Sugiro que, se aprecia esse passatempo e ande aqui pelos lados na Invicta, apareça no próximo dia 27, pelas 15 horas, no Magnus Coffee, (que tão bem nos acolheu), na Rua da Boavista, 656, Porto; faça-se acompanhar das suas agulhas e fios! Vai ver que vale a pena. Eu, sempre que posso, vou ao encontro mensal do Tricot em Público no Porto e, mesmo encontrando-me impossibilitada de manejar as agulhas (espero que por poucos meses), vou tentar comparecer.

Para qualquer esclarecimento eis o contacto: tricot_porto@yahoogroups.com
 

Term of Use

conversaqui Copyright © 2009 Flower Garden is Designed by Ipietoon for Tadpole's Notez Flower Image by Dapino