domingo, 7 de março de 2010

bacalhau à Zé do Pipo


Olá!
No conversaqui, gostaria de postar agora a receita de um prato que confeccionei hoje, para duas pessoas que me são muuuuito queridas, e, que após devidamente aquecido, será o almoço delas amanhã.
Então, como continuo com o polegar direito teimosamente imobilizado, com os meus vagares e ajuda de uma filha, que fez o puré, cozi em leite duas postas (do lombo) de bacalhau, sem deixar cozer demasiado. Escorri as ditas e pu-las no centro de um tabuleiro de ir ao forno. Numa frigigeira deitei azeite e uma cebola picada, e quando a cebola estava a ficar translúcida, adicionei um pouco do leite onde cozeu o bacalhau e mexi, vertendo esta mistura por cima das postas do peixe. Aconcheguei o puré a toda a volta do tabuleiro, acabando por cobrir o bacalhau com uma generosa dose de maionese. Umas azeitonas a decorar e forno até alourar.
Perguntam-se quantidades...é a olho. Neste caso, nada de sal e pimenta na cebola, por causa da dieta das destinatárias!
Espero ter dado idéias a algumas de vós, que se tornem úteis no vosso dia a dia. Este é um prato que pode muito bem ser feito em família, ao serão, para ser utilizado no dia a seguir. Claro que foge um pouco à receita originária, mas que fica bom, fica!

bjs

sábado, 6 de março de 2010

juntas médicas A.D.S.E. - C. G. A.


Olá!

No conversaaqui de hoje venho trazer um tema, que me toca de perto e certamente a muitas outras pessoas, que, como eu, são submetidas a juntas médicas por parte dos dois organismos citados no título deste post, e tornam-se alvo de critérios totalmente opostos perfilhados pelas ditas juntas! Confesso que não consigo entender; haverá alguém aí que me explique como é que uma determinada junta me considera em condições de ser aposentada por incapacidade, sendo que a outra seguinte determine que não me encontro nesse estado? E já vou na segunda rodada!


bjs

quinta-feira, 4 de março de 2010

cataplanas


Olá!
Vamos conversar sobre cataplanas?
Pela minha experiência, garanto-vos que a compra de uma panela própria para a confecção de cataplanas é um bom investimento que fazemos. Utilizo a minha com muita frequência, a comida nela cozinhada fica óptima, não suja nadica de nada o fogão e depois de se deitarem os ingredientes lá para dentro, tapa-se, deixa-se levantar fervura, roda-se o botão do fogão para o mínimo e viramo-nos para outros detalhes, importantes para tornar a refeição perfeita; tratamos da salada, do cestinho com o pão (que deve ser tipo rústico, fatiado), e das bebidas. Quando tivermos a mesa posta, está a cataplana pronta a servir! Cuidado ao abrir a panela, porque o vapor queima mesmo (eu falo por experiência própria). Há múltiplas receitas de cataplanas. Eu tiro idéias de umas e outras, junto-lhe algumas da minha autoria e tenho-me saído bem. Então vamos lá ver como foi feita a última: cebola e alhos às rodelas, tomate pelado, cortado aos pedaços, pimento cortado em quadradinhos, folha de louro (a que se retira a nervura principal), raminho de salsa, azeite, postas de maruca e ameijoas vietnamitas (são baratas e ficam boas), tanto a maruca como as ameijoas comprei congeladas; o peixe deixei descongelar e as ameijoas estagiaram umas horas em água com sal e depois lavadas em água simples, para perderem a areia que possam ter. temperei com sal, umas gotinhas do tempero picante do qual já vos falei e à falta de vinho branco cá em casa, utilizei uma cerveja mini. O resto já conhecem, tapar a panela...
Estão a perguntar as quantidades? É uma pergunta muito pertinente, mas é tudo a olho e conforme o número de comensais.

Se gostarem e quiserem dicas para outras, digam; caso tenham alguma interessante digam também.

bjs

blogue da Joana


Olá!
No conversaaqui de hoje vou referir o blogue da filha mais nova, que me deu a notícia do nascimento do http://habitatpalavra.blogspot.com/. Fica aqui o convite para uma espreitadela ao mesmo! Falta agora a filha do meio iniciar um...e o meu sócio também, eh!eh!eh!...mas nunca se sabe, qualquer dia surpreeende-nos a todos e cria um blogue sobre agricultura e futebol, até seria engraçado! Quanto à filha ainda não aderente, fica o recado: podes começar aí mesmo em Estrasburgo (temas não te faltam, né?.

bjs

quarta-feira, 3 de março de 2010

cidade do Porto, da qual me tornei adicta!


Olá!
Vamos conversar sobre a cidade do Porto?
Vim pela primeira vez à Invicta, num mês de Novembro muito longínquo, mais precisamente em 1976.
Confesso que não gostei da cidade, achei-a muito escura, diferente do local onde então residia.
Mal sabia eu que nela iria começar a trabalhar em Agosto de 1977. Gradualmente, ao ir "descobrindo" a mesma e conviver com os seus habitantes, afeiçoei-me de tal maneira que me tornei sua adicta! Ainda hoje, numa ida a uma consulta médica, na zona da Boavista, lá dei o saltinho do costume ao jardim da rotunda, no centro do qual está empoleirada a águia real! Sei que desde que conheço aquela rotunda, a estátua não mudou, é a mesma, mas continua a fascinar-me sempre que por lá passo, e passo quase todos os meses!

bjs

terça-feira, 2 de março de 2010

tempero picante, caseiro


Olá!
Lembrei-me de fazer um post sobre o tempero picante, que uso cá em casa, preparado por mim, e que também faço para oferecer a pessoas da família ou amigas.
Num frasco de vidro coloco malaguetas secas, das que se compram em saquinhos no supermercado e outras que são criadas no meu canteiro, deito um pouco de sal grosso, um pouco de Whisky e por fim azeite, de modo a que as malaguetas fiquem bem cobertas. Coloco o frasco num armário e de vez em quando sacudo-o. Ao fim de dois meses o tempero está pronto a usar nos cozinhados (umas gotas do líquido ou uma das malaguetas).
Experimentem e depois digam o resultado!


bjs

segunda-feira, 1 de março de 2010

Crismar-Alfena


Olá!
Hoje resolvi conversar convosco sobre uma loja super simpática, aqui da Vila, onde trabalha a Cristina, que conheci ainda não há muito tempo e que se instalou no meu rol de amizades. No fim da tarde, arrastei-me, a mim e às minhas dores de cabeça e afins, até ao local de trabalho da minha amiga - a Crismar. Para fãs (como eu) da Hello Kitty, a gatinha ternurenta que veio e ficou, além de outros artigos atractivos (lá ando eu a namorar aquele cinto maravilhooooooso da Cavalinho), uma ida àquele sítio funciona como terapia para as maleitas de que padecemos, eh!eh!eh!

Para finalizar este post, queria lançar um desafio a quem passar por este blogue: enviem sugestões sobre temas que gostariam que fossem aqui conversados; por mim continuávamos a tratar das nossas culinárias!


bjs
 

Term of Use

conversaqui Copyright © 2009 Flower Garden is Designed by Ipietoon for Tadpole's Notez Flower Image by Dapino