sexta-feira, 26 de março de 2010

cancro da mama


Olá!

Decidi dedicar este post a duas pessoas que me são muito queridas e que estão a combater cancro da mama.

Uma delas é da minha família e a outra uma colega (uma boa colega)!

Não vou divulgar os nomes, porque não lhes pedi permissão.

Numa semana soube do caso da colega e passados poucos dias veio a notícia da minha familiar!

São ambas mais novas do que eu e desejo-lhes que tenham muita coragem para lutar contra a doença que as afecta. É dura a batalha, mas a vida não é um mar de rosas, como gostaríamos que fosse; de vez em quando "envia-nos" para o rol de certas estatísticas, como esta - a das pessoas com cancro da mama!



bjs especiais para essas duas Mulheres (o M maiúsculo é mesmo para ser assim) e sei que, após os tratamentos, farão parte de outra estatística: a das pessoas vencedoras do dito cancro!


Sá mais uma coisita: O Cabelo não passa disso mesmo: cabelo; pelos, que, segundo  os estudiosos cobriam o corpo todo dos nossos antepassados, para os proteger do frio. Hoje temos outras formas de nos agasalharmos e o cabelo que cai com certos tratamentos torna a crescer; é mesmo isso que acontece e eu falo com conhecimento de causa, porque foi o que aconteceu agora à filha mais velha: está a ficar com um cabelo lindíssimo!


P.S. Como fiz durante esta semana, hoje continuei a limpar ranhito à neta...todo o dia, pobre da catraia!


bjs

quinta-feira, 25 de março de 2010

Cavaco, Santa Maria da Feira


Olá!


Cá estou eu no Cavaco, Santa Maria da Feira, na casa da filha mais velha, pelos motivos que já vos referi.
A minha amiga, Srª Laurinda, ficou a acompanhar a bebé, enquanto fui fazer umas compritas.
Razão tem a região em querer a certificação da sua fogaça, incomparável.
Claro que não podia deixar de ir ao super pertinho, o E.leclerc, onde encontro bons produtos a preços honestos, e com funcionários super-competentes, o que também cativa, né?
Paragem obrigatória  numa confeitaria onde o pão e tudo o mais é soberbo (incluindo as fogaças)!


Lugar agradável que a filha e o marido escolheram para habitar,;além de bem localizado é muito sossegado.


bjs

quarta-feira, 24 de março de 2010

a primeira sopinha de peixe da Leonor


Olá!

No conversaqui lembrei-me de vos contar como preparei a primeira sopa de peixe da neta, pode ser que dê uma ideia a alguém que tenha de fazer o mesmo!
Não encontrei peixe (branco) fresco, no super que fica perto da casa da filha, mas havia pescada chilena congelada com muito bom aspecto e foi mesmo uma porção da dita que seguiu para a panela, juntamente com uma beterraba (pequena), uma batata, duas cenouras e uma cebola (pequena). Quando o peixe estava cozido, retirei-o com uma espátula, deixei arrefecer, tirei a pele e espinhas, com muito cuidado para não deixar ficar nenhuma ingrata e voltei a deitar o peixe já escolhido na panela a que se seguiu a dança da varinha mágica. E vou-vos contar, a sopa ficou bem cheirosa e a pequena, que felizmente manteve o apetite, apesar de estar muito constipada, "aprovou" o caldo! Terá de comer sopa com pescada durante 3 dias seguidos, para despistar qualquer eventual alergia, situação que se tem repetido com todos os alimentos que se têm vindo a  introduzir na sua alimentação (até à data ainda não houve reações alérgicas)! Amanhã vou trocar a cenoura por abóbora e juntar espinafres ou bróculos.

bjs

virose em plena acção...Leonor calçada!


Olá!
Hoje, ao chegar à casa da Leonor, ela tinha acabado de acordar, e nem conseguia abrir os olhitos, com as remelas secas coladas nas pestanas! Tinha dado mais uma noite má aos papás, que foram trabalhar em estado quase de sonambulismo. houve que atacar olhos e narinas com soro fisiológico e tem sido um dia de recolha de ranhito. A parte positiva do dia é que a temperatura não saíu do normal (óptimo, né?). E conseguimos uma vitória, eu e a amiga que me acompanha quase sempre quando é preciso apoio familiar, a Srª Laurinda.
Que vitória, perguntam vocês? Conseguimos calçá-la e tem estado todo o dia com os pezinhos enfiados nas suas sapatilhas da Hello Kitty! Para quem não a conhece esclareço aqui que a nossa princesa-rainha, com os seus dez mesitos, nunca consente calçado nos pés, de maneira que por cima das meias calças costuma usar soquetes. Quando se tenta enfiar o calçado nos pés é um filme; dá uns jeitos aos deditos e aos peitos dos pés, que só filmando é que poderiam saborear o panorama, e depois ainda esfrega os pés um no outro com uma vontade, que acaba por ficar só com as meias! Hoje, se calhar a nossa vitória ficou a dever-se à debilidade da menina devida à constipação...
Viram tias Du e Joana, a Leonor passou o seu primeiro dia calçada!

bjs

terça-feira, 23 de março de 2010

netinha constipada


Olá!
A princesa-rainha da nossa família, a Maria Leonor ((Leonor, Nôr, Nô-Nô), está muito constipadinha, ou, como diz a pediatra, está com uma virose.
Então anda com os olhinhos tristinhos, o nariz sempre pronto a assoar, e para combater a subida da temperatura, anda a benurons e brufen. Contrariamente ao que seria de esperar não tem muita falta de apetite, embora coma menos do que o costume.
Vamos ver se amanhã a encontro melhor, com "aquele" brilho no olhar maroto com que nos brinda quando nos vê chegar!
Hoje fiz-lhe a 1ª sopinha de peixe, elemento que só agora vai ser introduzido na sua alimentação; espero que o aceite tão bem como tem aceite quase todos os outros. Não simpatizou nem com a meloa  nem com a  manga e ultimamente também tem rejeitado a banana, mas alergia ainda não fez a nenhum alimento.

E hoje, fico-me por aqui.
bjs
















8

domingo, 21 de março de 2010

panados de frango


Olá!
No conversaqui a culinária tinha de voltar hoje porque amanhã, a pedido da filha do meio, vou cozinhar bifes de frango panados, comprados ontem no talho de que já vos falei, e lembrei-me de partilhar convosco a minha receita.
 Então vou explicar-vos como costumo arranjá-los. Tempero com sal (pouco), folha de louro (retirada a nervura principal), salsa, sumo de limão, alho laminado e um pouco de pimenta. Na hora de fritar, depois de retirar o louro, a salsa e o alho, passo-os por ovo batido e em seguida por pão ralado a que misturo queijo ralado. Pressiono com os dedos para que o pão ralado adira bem... e frigideira com os bifes (claro que o azeite já estará no ponto certo, né?).
Após a fritura coloco-os entre camadas de papel de cozinha e só depois de bem sequinhos é que vão para a travessa que decoro com rodelas de limão e folhinhas de salsa.
Ainda vos deixo aqui outra dica, que ajuda, penso eu, na confecção deste prato: coloco o pão ralado com o queijo num saquinho de plástico e é aí que envolvo os bifes nessa mistura. Suja-se muito menos a banca da cozinha!
Para acompanhamento vai ser arroz de tomate...e salada, claro.
Num próximo post conto-vos como confecciono o arroz de tomate.

bjs






















8

O meu domingo


Viva!

Comecei o dia bem cedo.
Fomos convidados para ir almoçar a Matosinhos, onde invariavelmente desembocamos no mesmo restaurante, no qual somos sempre bem recebidos...e servidos, e onde a conta não dói (um dia destes digo-vos o nome).

Antes de sair de casa levei a Íris, a cadelinha cá de casa, a um longo passeio, e chegamos as duas estafadas, ela correu para a taça da água e eu tambem bebi um copo do mesmo líquido. Viemos acompanhadas de um ramo de flores do campo, colectadas pelo caminho, que depositei numa jarra à entrada de casa!

O almoço fez-se seguir de um passeio na marginal de Matosinhos, que está simplesmente soberba!

O dia esteve solarengo e eis-nos agora, o marido a ver o jogo Benfica-Porto, muito desgostoso com o panorama e eu, que não ligo a futebol, estou  com o portátil ao colo e a Íris sentada coladinha a mim, com parte do focinho em cima do computador!

Nao fiz jantar, foi aquela refeição a que a nossa família chama "salve-se quem puder".  Abre-se a porta do frigorifico,  tira-se para a mesa  os queijos, enchidos...que se acompanham com pão, salada e fruta.


Bom início de semana para todos vós!

bjs

 

Term of Use

conversaqui Copyright © 2009 Flower Garden is Designed by Ipietoon for Tadpole's Notez Flower Image by Dapino