terça-feira, 30 de março de 2010

bacalhau com massa tipo macarronete


Viva!


Este post vai ficar sem acentos nas palavras porque estou outra vez com esse problema informatico!
Vou conversar sobre a receita que fiz para o jantar e que foi aprovada pelo marido.
Coze-se  bacalhau e retira-se da agua (que se reserva). Depois de arrefecido, tira-se a pele e as espinhas e lasca-se. Isto pode ser feito na vespera, ao serao), para quem chega tarde a casa, e pode sempre pedir-se a ajuda de um elemento da familia. Esse tipo de ajudas torna-se precioso, da-nos oportunidade de tratar de outros assuntos. Entretanto, vamos ao alho e a cebola, que temos picadinhos, em azeite, no frigorifico (eu por norma tenho sempre), e fazemos um refogado ligeiro a que adicionamos umas tiras de pimento (que tambem tenho a estagiar em azeite no frigorifico, e juntamos uma folha de louro (retirando sempre a nervura do meio), e polpa de tomate. Na agua de cozer o bacalhau cozem-se batatas, cortadas em cubos pequenos e massa, tipo macarronete, e deita-se tudo para o tacho do refogado, deixando levantar fervura. Pica-se um ramo de salsa, com que se salpica o preparado e chegou a hora de mexer tudo muito bem, para que os diversos sabores se misturem, tempera-se, e depois de ferver 5 minutos esta pronto a ir para a mesa. As batatas tambem se podem arranjar na vespera e guardar no frigorifico, numa taça com agua. Nao esquecer de acompanhar com uma salada a gosto da familia; ca em casa temos usado umas que ja vem preparadas e sao muito saborosas; a de hoje tinha varios tipos de alfaces e couve roxa. Claro que arranjei comida de maneira a que sobrasse uma porçao para o meu almoço de amanha!
Espero que vos tenha dado uma ideia para uma refeiçao saborosa e facil de preparar!
Falta-me ainda falar de um pormenor: nao se devem deixar cozer demais os ingredientes, senao fica tipo papa, sem graça




bjs

segunda-feira, 29 de março de 2010

Alfena e seus Serviços Públicos...Junta de Freguesia, Centro de Saúde!


Bom dia!


No "conversaqui" vou agora referir dois Serviços Públicos, que precisei de contactar hoje, logo pela manhã, via telefone, e tinha de vos contar: que eficiência e amabilidade, no atendimento! Já tinha tido oportunidade de verificar isso noutras ocasiões!
É bom morar em Alfena, pequena vila, onde tanto os funcionários da Junta de Freguesia como a enfermeira de família do Centro de Saúde, nos reconhecem a voz ao telefone e nos dão as informações de que carecemos!


bjs

domingo, 28 de março de 2010

http://pt.petitchef.com/index.php?obj=recipe&action=add_recipe_form&in=menu_ad


Olá novamente!


Resolvi voltar hoje ao "conversaqui", para vos deixar a indicação de um site de culinária, que visito regularmente, e, digo-vos, vale a pena! As receitas são simples, económicas (como convém na época que atravessamos) e, como os olhos também comem, têm uma apresentação magnífica!


Façam uma visita e tenho a certeza que após essa visita, inscrevem-se!






bjs

Páscoa-Primavera-Alegria



Olá!


Vou postar no "conversaqui" as fotos das flores que espalhei pela casa e as pequenas lembranças que, por norma, gosto de oferecer aos que me são mais próximos, nesta época Páscoa-Primavera (não consigo dissociá-las), as quais obrigatoriamente têm de ser feitas por mim!
Ora bem, como ando com o polegar direito imobilizado, não tive grande espaço de manobra, mas a intenção é que conta (é mesmo) e fiz o que pude: uns frasquinhos de cheiro, com sabonetes ralados, cujas proprietárias poderão dispor onde lhes aprouver: casa de banho, quarto, dentro de um armário de guardar roupas...


Ficam por postar as decorações que fiz ontem na casa dos pais, já que a mãe não anda com muita paciência (era ela que tratava disso).
 É que a minha habilidade para a fotografia é praticamente nula, de maneira que não tenho máquina fotográfica e preciso sempre de recorrer à filha que se encontrar "mais à mão" e ontem não havia filha em Esgueira, eh!eh!eh!. Tenciono adquirir uma máquina para praticar, agora que tenho mais tempo para isso, e brevemente postarei fotos tiradas por euzinha mesma, vão ver!




bjs

sábado, 27 de março de 2010

limpezas Pascais-Sonasol Brilhante


Olá!

Neste post  resolvi conversar convosco sobre as limpezas que costumamos fazer nas nossas casas, neste início de Primavera, a chegar à Páscoa. É tempo de reforçar as limpezas rotineiras, né? Na minha casa, a senhora que colabora no serviço doméstico, duas vezes por semana, nesta altura, cada dia que vem trata de tirar os cortinados de uma das janelas e metê-los  a lavar na máquina, no programa das lãs. Finda a lavagem os cortinados voltam de imediato para o seu lugar, onde secam (com a janela entreaberta) e ficam direitinhos, sem terem de passar pela corda,(não tenho máquina de secar roupa, porque não tenho dificuldade em secá-la...e é mais energia electrica que poupo), e sem necessidade de seram passados a ferro!

Ainda a propósito de limpezas, esta semana descobri um produto  novo no mercado, que já foi testado cá em casa e ficou aprovado. Dá para a tijoleira, parquet...enfim, é muito versátil e eficaz. Tem ainda a vantagem de estar na fase promocional e então preenche-se um talão que acompanha a embalagem, faz-se acompanhar do talão comprovativo da compra, envia-se para a morada indicada no papel e depois recebe-se o cheque no montante do custo do produto. Simpático, né? Estão a perguntar-me o nome do produto? É o Sonasol Brilhante. Experimentem e vejam como dá resultado. Já passei a palavra à filha mais velha, à mãe e a uma amiga que nos visitou hoje!

E viva a limpeza...falta-me agora arranjar coragem para esvaziar o frigorífico (combinado), para o retirar do sítio e limpar por trás...tem de ser num dia em que o marido nos ajude, porque o bicho é pesado e não está no chão, mas sim encaixado num móvel!


bjs

Parabéns à Cristina!


             Olá!
Queria deixar aqui os parabéns à minha amiga Cristina Babo, pelo seu aniversário. Não pude estar com ela pessoalmente, mas logo que seja possível dar-lhe-ei um abraço muito apertadinho. É uma pessoa formidável, esta aniversariante; amiga do seu amigo e é uma voluntária da A.V.A., associação da qual já vos falei aqui no conversaqui, sempre pronta a arregaçar as mangas para ajudar naquilo que pode. É outra das Mulheres, com o M Maiúsculo, da qual me orgulho de ser amiga!


                    bjs

sexta-feira, 26 de março de 2010

culinária trapalhona


Viva!

Vou voltar a um dos meus temas preferidos - culinária.
Desta vez vou partilhar convosco no conversaqui uma receita "trapalhona", que preparei um dia destes e que me soube super-bem, tanto que aqueci o que restou no dia seguinte!
Tomar conta de bebé doente, embora ajudada pela minha indefectível amiga Laurindinha, não deixa espaço para grandes cozinhados!
Então a receita será um misto de tortilha com pastelão? Seja o que for, aqui vai a sua preparação:
Tacho com água e sal (pouco). Deixar ferver. Juntar batatas descascadas, cortadas em cubos pequenos, cenouras processadas da mesma forma, feijão verde ou vagens (conforme lhes chamem na vossa região), cortado em pequenos pedaços, ervilhas (congeladas) e alho francês, laminado). Deixar cozer. Numa sertã ou frigideira,( e lá voltamos às diferentes denominações usadas nas  diversas zonas do País), colocar um pouco de azeite onde deixamos amaciar uma cebola cortada em rodelas finas, juntamente com salsichas de aves, também cortadas às rodas. Numa taça batemos ovos com um pouco de sal, pimenta e natas. Legumes cozidos? Toca a escorrê-los e deitar na sertã. Espalhar os ovos por cima e salpicar com salsa picada. Deixar fritar um pouco e virar com a ajuda de uma espátula, para fritar do outro lado. Está pronto a servir. Acompanhar com salada mista e bebida à vossa escolha.


bjs

 

Term of Use

conversaqui Copyright © 2009 Flower Garden is Designed by Ipietoon for Tadpole's Notez Flower Image by Dapino