terça-feira, 6 de abril de 2010

uma terça- feira primaveril


Vivam!

No "conversaqui", vamos falar do dia de hoje, uma terça-feira primaveril, passada com a neta, que continua constipada, mas bem disposta! Está divertida, rodeada dos seus brinquedos didáticos, com uma carinha sorridente, consentânea com a sua condição de criança feliz! Nem rabuja quando lhe limpo o ranhito, que persiste em continuar a escorrer, só quando vê os frascos do soro fisiológico é que reclama.  Comeu lindamente a sua sopinha, a fruta e ao lanche dois yogurtes próprios para a sua idade. A fralda mudada com muitas frequência, que não se pode facilitar, senão lá fica o rabito assado.
E, ao olhar para a alegria da princesa-rainha da nossa família, penso em tantas outras crianças, que, como ela, dependem totalmente de terceiros, e que por eles são tão mal tratadas, a todos os níveis! Nem precisamos de ir muito longe, a um desses países sub-desenvolvidos, para as encontrar! Se olharmos com atenção estão muito perto de nós. E, é nossa obrigação, tentar, dentro do que nos é possível, ajudar essas crianças, para que possam crescer mais saudavelmente!


bjs

segunda-feira, 5 de abril de 2010

O meu dia de hoje!


Vivam!

No "conversaqui" vou resumir as minhas actividades de hoje, incluindo a culinária, matéria quase certa nos meus posts, né?.
A Leonor piorou e tornou a ficar "remelosa" e "ranhosa", além de que o Infantário estava encerrado,hoje, de maneira que lá rumei bem cedinho até terras de Santa Maria da Feira, para tomar conta da neta. Encontrei os pais da dita com cara de zombies, porque  a noite tinha sido muito animada com a tosse da pequena,e não conseguiram dormir. Seguiram para os respectivos trabalhos. Gastei "litros" de soro fisiológico, para limpar os olhitos (lindos) da menina, e as fossas nasais. Andou rabugenta de manhã, mas comeu a sopinha e a fruta; é bom quando as criancinhas estão doentes e não perdem o apetite. Entretanto preparei o almoço para os adultos (eu, o marido, que me acompanhou e é um avô babadérrimo e o genro, que trabalha perto de casa). Arranjei  arroz de tomate (de lata) e bróculos (congelados) e grelhei costoletas de vitela, que tinha congeladas (adquiridas no talho de que já vos falei neste blogue). Uma salada de vários legumes acolitou os restantes alimentos. Para sobremesa havia salada de fruta (divinal), preparada pelo pai do meu genro e que, como muitas outras coisas, lá tinha vindo de Ermesinde até ao lugar do Cavaco. Ah  havia ainda pão de ló.
Como gosto de cozinhar, e a filha chega a casa estafada, o que não admira, visto estar a recuperar da doença e químio, ainda tão recentes, de tarde enquanto a neta fez a sesta, confeccionei o jantar da mesma (sopinha e pera cozida) e o jantar dos seus papás (sopa de espinafres e caldeirada de peixe, esta última comprada congelada no E-Lecrerc, lá do Cavaco, e que tem saído muito boa!

Amanhã vou outra vez ficar com a nossa princesa-rainha, para ver se fica melhor para poder ir socializar com os coleguinhas do infantário!

bjs

domingo, 4 de abril de 2010

domingo de páscoa


Olá!
Já chegada da casa dos pais, onde passámos o dia em família, vou conversar sobre o meu domingo de Páscoa.
Levantei-me bem cedo, para, após o pequeno almoço ir passear a Íris, e, a meio da caminhada, tomar o cafezito, ou seja, cometer o pecado do dia! Espero que o meu cardiologista e alguns dos seus colegas não passem por este blogue! Chegadas a casa, a cadela virou-se para a taça de água e eu para a banheira!
Sacos no carro, paragem em Matosinhos para recolher a amiga que nos acompanha sempre nesta época, assim como no Natal, nos aniversários, etc., e rumámos a Esgueira. Enquanto tratamos de pôr a mesa, o meu "sócio" foi buscar o leitão que estava encomendado. Falta ainda referir que tivemos a visita Pascal, que a minha mãe não dispensa! A nossa princesa-rainha, Leonor, deu um colorido especial a esta Páscoa!
Amanhã tem o infantário fechado e vou tomar conta dela, vai ser uma festa!

bjs

sábado, 3 de abril de 2010

O meu Sábado


Viva!

O meu Sábado foi bem passado.
 De manhã cedo fui dar um passeio com a Iris; estava um tempo muito cinzentão, mas sem chuva. Chegadas a casa, cansadas, ela com a língua de fora, eu não! A cadela correu para a taça da água e eu bebi um copo do mesmo líquido e fui para a banheira! Claro que o pequeno almoço já estava tomado (fruta e yogurtes). A meio do passeio cometi o pecadito do dia - tomei um café no sítio do costume, quando estou em Alfena. Encontro sempre pessoas conhecidas, trocamos umas palavras...e sigo caminho. O marido quis ir comprar as bebidas e as saladas que vamos levar para o almoço de amanhã, nos pais. Aproveitámos e compramos um "cabaz" de artigos de 1ª necessidade, mais uns miminhos (afinal é Páscoa), para uma família carenciada, nossa amiga. À vinda do hiper deixamos o cabaz no seu destino e viemos tratar do nosso almoço.
De tarde chegou a filha "marinheira" e pediu-nos para a acompanhar  ao hiper...lá voltámos ao dito, onde a filha fez as compras que precisava e regressamos a casa. Entre a manhã e o fim da tarde o dia fez muitas caretas e a páginas tantas caíu uma boa dose de granizo. É engraçado ver as pequenas bolinhas brancas a cair! Resolvemos não jantar em casa. Fomos às francesinhas, ao Madureira, no lugar do Forno, Rio Tinto. Gostamos muito de lá ir. É um pequeno restaurante, rente à Rua D. Afonso Henriques, que nos serve sempre muito bem. As francesinhas foram precedidas por umas gambas, óptimas, e a minha foi substituída por um prego no pão. Durante a tarde, enquanto o "sócio" viu um pouco de futebol ainda fui jardinar um pouquito no meu canteiro e trabalhei também um pouco nas minhas divagações artesanais. Agora tenho a cervical a "ganir", a mão direita a pedir que lhe tire a tala chata que está a imobilizar o polegar e a mão esquerda a queixar-se de estar a trabalhar sozinha...o que me vale é que o meu corpo não tem sindicato, senão era cá um sarilho!


bjs

sexta-feira, 2 de abril de 2010

fanecas fritas


Viva!

No "conversaqui", vou contar-vos qual foi o almoço hoje ca em casa!

Como podem ver continuo sem poder acentuar as palavras, mas espero que consigam entender o que escrevo.

Levantamo-nos mais tarde do que o costume e, a seguir ao pequeno almoço, levei a Iris a dar um passeio, facto que a deixa sempre super-feliz.

Trouxe-a para casa e fomos a pe, eu e o marido, comprar o jornal numas bombas de gasolina aqui proximas, e ao pao, ao Inter-Marche. Estavam la umas fanecas com aspecto de fresquinhas e o marido disse que lhe estavam a apetecer. Tudo bem. Tinha destinado outra ementa, mas fica para o jantar. Mandei pesar as ditas e pedi para as arranjarem (sou um desastre a amanhar peixe! o pobre fica todo amassado, e  fico inevitavelmente com pelo menos um dedo picado pela  espinhas traiçoeiras).

Fritos na nossa casa so muito raramente se fazem, hoje la fiz a vontade ao apetite do meu "socio)!

Para fritar peixe, passo-o sempre, depois de bem seco, por farinha de milho. Fica com um aspecto mais apetitoso, e foi como fiz hoje. A hora ja era tardia, de maneira que para acompanhamento arranjei apenas uma salada, daquelas com muitas variedades de legumes e que vem prontinhas em sacos de plastico. Queijo e fruta complementaram a refeiçao.

bjs

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Parabens Filipa Daniela!


Viva!

Voltei hoje ao "conversaqui", para deixar os parabens a uma amiguinha da familia, que faz hoje anos.
Muitas felicidades (que arranjes rapidamente uma colocaçao na tua area)!
bjs

hoje fui ao Dubai, almoçar um conhecido ciclostomo...


Viva!

Como podem ver continuo com problemas nos acentos das palavras, de maneira que vou prescindir deles!
Pois foi mesmo assim. De manha fiquei muito indisposta (nervosa) e cheia de dores de cabeça, e o marido viu-me tao "estragada", que, para me elevar o animo, levou-me a almoçar lampreia, a um restaurante muito simpatico, onde nunca tinha ido, e realmente fiquei cliente. O Serviço foi optimo, a lampreia estava muito honesta, sem certos exageros nos temperos que se encontram por vezes, e com esse almoço que nao estava programado, mais uns medicamentos que o medico me indicou para a ansiedade extrema que me ataca quando tento concentrar-me numa certa tarefa e fico completamente "em branco" (foi o que aconteceu esta manha), passei a tarde bem melhor!

Para quem gosta de lampreia e ainda nao comeu este ano, deixo-vos aqui a morada do restaurante: fica em Jovim, Gondomar, e, segundo uns amigos nossos, tambem tem umas francesinhas muito boas!


bjs
 

Term of Use

conversaqui Copyright © 2009 Flower Garden is Designed by Ipietoon for Tadpole's Notez Flower Image by Dapino