quarta-feira, 14 de abril de 2010

salmão grelhado à minha moda


Vivam!

Hoje no "conversaqui" vou deixar-vos a minha receita de salmão grelhado, que vou almoçar com uma amiga.

Vamos então aos factos:

Como a minha habilidade para fazer brasas fica muitos graus abaixo de zero, e, após multiplas tentativas frustradas (por vezes quando acabava de fazer o churrasco nem se reconhecia o que seria aquela coisa preta que estava na grelha), desisti e deixei essa matéria para quando o marido está em casa. Uso então uma frigideira anti-aderente que levo ao lume até aquecer bem, altura em que, com papel de cozinha dobrado, passo o fundo com azeite, deito-lhe umas hastes de funcho, bocados de folhas de loureiro e salsa, e nesta cama das ervas aromáticas coloco então as postas de salmão, que peço sempre na peixaria para cortarem finas. Um pouco antes tinha temperado o peixe com sal (pouco), alho às rodinhas e sumo de limão. Com uma espátula pressiono, com jeitinho, as postas de salmão e passados poucos minutos viro-as e torno a pressioná-las. Passado pouco tempo estão prontinhas a ir para a mesa acompanhadas daquilo que entenderem. Hoje, cá em casa, o acompanhamento foi salada de várias alfaces e arroz de cenoura aquecido (tinha sobrado de outra refeição).

Realmente um bom investimento a fazer na nossa cozinha é a aquisição de um conjunto de frigideiras ou sertãs, como lhe queiram chamar, de diferentes diâmetros. Eu tenho 3, da Fagor, que são uma maravilha!

Estão a perguntar-me onde arranjo o funcho? Tenho no meu pequeno "canteiro selvagem" (sim, parece uma mini-selva). Mas facilmente se encontra em qualquer campo, e, se não tiverem oportunidade de ir procurá-lo, tenho a certeza que não têm dificuldade em pedi-lo a alguém vosso conhecido que tenha um pouco de terra!


bjs

terça-feira, 13 de abril de 2010

favas à minha moda


Vivam!

Estou a cozinhar umas sementes, das quais ou se gosta muito ou não se gosta nada, que são as favas.
Eu sou apologista daquele provérbio francês: "fogo, favas, dinheiro e madeira fazem bem todos os meses", ou seja, adoro comer (e cozinhar) as ditas. O meu organismo, muito selectico quanto à alimentação, após a cirurgia ao estômago, aceita muito bem as favas e até há quem diga que ajudam a curar úlceras!

Vamos aos factos:

cozo as favas (frescas ou congeladas) em água com um ramo de salsa e umas folhinhas de hortelã, ervas aromáticas que apanho no meu canteiro, (A Íris não gosta delas, o mesmo não se passa com poejos e orégãos, que mal os planto são comidos por ela!).
Noutro tacho cozo costelinhas rapadas, partidas em pedacinhos pelo senhor do talho, com um chouriço, vindo de terras barrosãs, sem qualquer tempero.
Entretanto faço um refogado (muito leve), com cebola, alho, azeite e folha de louro...sem a nervura do meio.
Corto o chouriço às rodelas e deito-o assim como às costelas (tudo cozido), no refogado, mexo bem e deixo-os a estagiar, com o lume no mínimo, mexendo de quando em vez. Junto as favas, escorridas, e torno a mexer, para envolver todos os ingredientes, deixando mais um bocado em estágio, com o lume sempre no mínimo. Vai-se juntado aos poucos um pouco da água de cozer as carnes e outro da água de cozer as favas. tempera-se então com sal (pouco) e tempero picante (pouco). Junto um cálice de vinho do Porto ou da Madeira.e ponho uma folhinhas de hortelã frescas. Na hora de servir escalfo um ovo por pessoa, e toca a ir para a mesa...

Como quase sempre utilizo elementos que possam servir para mais do que uma refeição (poupa-se imenso tempo). As favas, depois de cozinhadas podem perfeitamente ser congeladas em doses e só o ovo escalfado será adicionado na altura de servir a refeição. Também podemos congelar a carne na água da cozedura e utilizá-la mais tarde noutra preparação culinária, estou a lembrar-me de um arroz com legumes cozinhados nessa água e com essas carnes!

Se não gostarem de favas, podem fazer esta receita com ervilhas (de grão ou de quebrar), com vagens ou feijão verde, como lhe queiram chamar. Também podem substituir a costelinha por cubos de carne de porco...é tudo uma questão de utilizar aquilo de que se gosta e se tem à mão!

bjs

parabéns Leonor


Vivam!

A princesa-rainha da família, Maria Leonor, completa hoje 11 mesinhos!
É um raio de sol que invadiu a nossa vida!
bjs para ela e para os papás.

Partiste há 3 anos!


Zezinho:


"Partiste há 3 anos, uma partida já  anunciada pelos médicos que te seguiam, ... mas, no fundo de nós, há sempre a esperança de que o que não desejamos não se concretize, e era o meu caso!
Durante o duro combate à doença que, traiçoeiramente, se instalou no teu corpo, foste o exemplo vivo do ditado "as árvores morrem de pé"!
Temos muitas saudades tuas e estás sempre connosco, meu irmão."

bjs

segunda-feira, 12 de abril de 2010

dia 22 de Abril, dia da Terra


Vivam!

Se quiserem colocar este "selo", alusivo ao dia da Terra, nos vossos blogues, na parte lateral do mesmo está a indicação do local de onde o retirei.

Penso que todos nós devemos de ter preocupações ambientalistas, embora não exacerbadas, afinal o Planeta Terra é a nossa casa!

Vamos então divulgar que o dia 22 deste mês é o dia da terra...



bjs

domingo, 11 de abril de 2010

arroz recheado e colorido!


Olá novamente!

Antes de ir para as minhas manualidades, resolvi postar aqui uma receita, que, muitos de vós, se a confeccionarem hoje, no fim do dia, amanhã, quando chegarem esfalfados dos vossos trabalhos, têm o jantar (quase pronto) e até podem receber convidados! Pena é não ter ainda a máquina fotográfica, mas já não falta muito. É que o efeito visual deste prato é fantástico.
Vamos lá aos factos:

O recheio podem fazê-lo com o que vos apeteça mais ou até para aproveitamento de alguma carne ou peixe que sobrou do almoço de hoje! Um estufado de bacalhau desfiado, atum (de lata) levemente refogado em azeite, cebola, alho, a que podem juntar cogumelos e rebentos de soja, carne picada preparada como se fosse para utilizar no esparguete à bolonhesa, frango assado,desfiado, e por aí fora...

O arroz tanto pode ser um arroz branco, de alho, como pode levar cenouras, ervilhas...tem é de ser sequinho (uma medida de arroz-duas medidas de água).

num tabuleiro que possa ir ao forno, levemente untado com manteiga, disponham metade do arroz e espalhem o recheio, por cima do qual é espalhado o restante arroz.

Por hoje está a tarefa completa. falta tapar o tabuleiro e guardá-lo no frigorífico.

Amanhã, na hora de jantar, o tabuleiro vai ao forno médio até aquecer bem o preparado.Tira-se do forno e está na hora da decoração: imaginação a funcionar, podem cobrir o arroz com uma variada gama de legumes, que, com o seu colorido vão abrir-vos o apetite, tais como milho (de lata), bem escorrido, beterraba às rodelas (pode ser daquelas que vêm cozidas, em vácuo, espargos (de conserva) e....

Uma salada completará o vosso jantar.

Bom apetite


bjs

Parabéns Bruna!


Vivam!

Faz hoje 6 anos a minha sobrinha-neta, Bruna; uma miúda espevitada, cujo sotaque espanhol lhe dá uma graça ao falar connosco!
Parabéns para ela e para os papás, que estão em Espanha, para onde emigraram.

Hoje aqui em Alfena está muito calor. Fomos (eu e o marido) dar um passeio, a pé, com a Íris, e chegámos a casa "de gatas", tudo à procura de água!
Agora vou estar um bocado no computador e depois vou "ter" com os meus artesanatos, ver o que posso fazer (com a tendinite na mão direita ando algo limitada), mas alguma coisa há-de sair...

bjs
 

Term of Use

conversaqui Copyright © 2009 Flower Garden is Designed by Ipietoon for Tadpole's Notez Flower Image by Dapino