quarta-feira, 19 de maio de 2010

Olhe a sua carteira, minha senhora!


Vivam!

Hoje fui com a neta ao hospital de Santa Maria da Feira, onde lhe tinham marcado um dos exames médicos que fazem a todas as crianças que lá nascem, e, após exame feito, pego na criança e respectivo saco com aquela panóplia de objectos que acompanham qualquer bebé (fraldas, toalhetes, saco dos documentos (o da Nôr é tão lindo, com um anjinho bordado em ponto cruz, pela mãe), e sei lá que mais, e estava eu a instalar a Leonor no seu carrinho, que tinha ficado no corredor, quando a médica veio ter comigo e proferiu uma frase que me é muito familiar: "Olhe a sua carteira, minha senhora!". Peguei na dita, agradeci e lembrei-me das inúmeras vezes que me tenho esquecido da carteira, de um casaco...e, nessas ocasiões, tenho ouvido sempre a tal frase: " olhe.....minha senhora!"

Mas essas distracções de que vos falo neste post, são, como diria a Joaninha, "genéticas", porque as tenho observado com a minha mãe, assim como com a filha mais velha e a mais nova, a do meio nem tanto, e, quando era miúda assistia às idas da minha avó materna, ao Alentejo, e, na hora em que deveria de estar pertinho da Estação de combóios, andava ainda ela às voltas, em casa da minha tia, a perguntar: "onde andará a minha carteira?"...

Até amanhã!

terça-feira, 18 de maio de 2010

Parabéns Susana Mendes!


Vivam!

Vou dedicar este post a uma amiga, a Susana, que faz hoje anos.
Parabéns Susana. Desejo, para ti e todos os que te são queridos, muitas felicidades.


Quem diria, quando éramos pequenitas e tu ias de férias e andávamos a brincar com o meu irmão mais velho, nos labirínticos corredores do quartel, sedeado no convento de Mafra, onde moravam os meus pais e os teus avós maternos, que muitos anos depois iríamos andar a "Arquivar", no mesmo local de trabalho, na Invicta!


Tantas vezes falamos em família da época da nossa infância. Sim, porque afinal  foi a tua avó que ajudou ao parto do meu irmão mais novo, que, apressado, não quis esperar pela chegada da parteira que acolhia os bebés lá em Mafra! Foi também a tua avó que me fez o véu, para a 1ª comunhão, diferente dos das outras meninas, mais elegante, com a habilidade que a caracterizava!


E as nossas idas à Ericeira, onde brincávamos, felizes, como só as crianças sabem ser! Pena tenho que o meu scanner esteja avariado, caso contrário colocava aqui uma foto nossa, tirada na dita praia, que, penso, também tens uma igual.


E eis que nos encontramos aposentadas, cinquentonas, embeiçadas pelas netas lindas com que fomos brindadas e prontas para enfrentar, mais fortes do que nunca, os escolhos que a vida nos apresenta!

bjs

segunda-feira, 17 de maio de 2010

dia bonito, hem?


Vivam!


Dia bonito, hem? Com uma temperatura tão agradável!


Acabei de postar no outro blogue http://culinariadalybanya.blogspot.com/ uma das minhas receitas de arroz de favas, afinal estamos no tempo delas e são tão saudáveis!


Estou a ver a Sic notícias e fiquei a saber que foi hoje promulgada a lei que permite o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Uma lei muito controversa, que contraria a nossa cultura, mas com a qual eu concordo. Considero hipocrisia ignorarmos a existência de tantos casais do mesmo sexo, que coabitam, e se sentem perseguidos e constantemente humilhados, quando denunciam a sua orientação sexual!
A minha posição quanto a este assunto não quer dizer que eu entenda muito bem essa sexualidade diferente da minha. Mas respeito-a.
Também sou a favor da adopção, por parte de casais do mesmo sexo, a partir do momento em que, por parte da assistência social, seja verificado se reúnem as condições necessárias, tal como é feito actualmente em relação aos casais de sexos diferentes. Afinal, há tanta criança à espera de um lar que as acolha!
O que é certo é que a diferença não nos deve assustar. Há que ter tolerância, né? E  estou a pensar em tantos lares de casais considerados "normais" pela nossa sociedade, onde a felicidade é coisa inexistente e, no que concerne à educação das crianças, há cada aberração, muitas vezes camuflada, só vindo a lume, por vezes, quando atinge limites inenarráveis.

E fico-me por aqui.

Até amanhã!

domingo, 16 de maio de 2010

Está o domingo a acabar!


Vivam!

Está o domingo a acabar! Amanhã nova semana, que vos desejo, seja o mais "suave possível"!
Acabei  de tomar um cafezinho com o marido, feito cá em casa, na cafeteira de pressão. Está um cheirinho na casa, que até consola. Quando a cafeteira arrefecer, retiro as borras, cuja função vai ser a de de se misturarem com a terra do canteiro, para a tornar mais porosa. E, por falar em canteiro, tenho as mãos "a arder". Andei no dito, a podar o azevinho e a arrancar ervas, sem luvas, claro, que me sinto tolhida com as mesmas, de modo fico picada e com a pele a gemer por um creme hidratante, que será espalhado mais logo, caso não esqueça.
Acabei de postar no meu blogue de culinária a receita de coelho assado no forno, que podem ir espreitar, se vos apetecer.
Estou a escrever no computador, um pouco de esguelha, porque a dona Íris teima em querer estar sentada ao meu lado, com o focinho apoiado num cantinho do portátil, e eu que me ajeite, se quiser!

E tem sido assim, desde as 18 horas, altura em que cheguei a casa, vinda dos pais ; virei-me para o meu canteiro, para a garagem e respectivos arrumos (finalizando a arrumação derivada da desarrumação e desinfecção provocadas pela visita inesperada de um ratito), para o meu portátil e daqui a pouco ainda vou pegar num artesanato que tenho principiado. Também telefonei à Teresinha de Jesus, minha amiga, sujeita a uma cirurgia recentemente.
Claro que o jantar teve de ser muito simples (uma omolete), e a cozinha arrumada pelo sócio, para dar espaço a estas actividades...

Até amanhã!

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Parabéns Maria Leonor!


Vivam!
Este post é dedicado à netinha, Maria Leonor, a princesa-rainha da família, que completa hoje um ano de idade!
Foi um raio de sol que veio alegrar as nossas vidas, sendo a primeira filha e a primeira neta, tanto dos avós maternos, como dos paternos!
No termo de uma gravidez atribulada (mas isso são contas de outro rosário), nasceu, de madrugada, a Leonor, enchendo os papás de orgulho. Seguiu-se a romaria para as visitas. Muito sensatamente, o Hospital de Santa Maria da Feira só permite dois visitantes de cada vez, de modo que, lá tínhamos de fazer turnos para entrar!
Parece que foi ontem...e já tem um aninho!
Parabéns Nôr!

Até logo.

quarta-feira, 12 de maio de 2010

intruso nos arrumos da minha garagem!


Vivam!
Nem imaginam o que tenho passado com um intruso que se enfiou nos arrumos da minha garagem! A cadelita bem farejava naquele sentido, muito inquieta, e o fulano antes de ir para lá tinha, certamente, andado atrás da máquina de lavar roupa e da arca congeladora, porque a Íris metia o focinhito até onde podia e reclamava.
Só quando precisei de ir buscar uma passadeira de trapos aos arrumos é que vi o intruso, um rato cinzento, que me pareceu voador, tal a velocidade com que desapareceu da minha vista. Fechei a porta dessa divisão e telefonei ao marido a pedir que trouxesse "comida" para o bicho. É que o animalzinho devia de ter problemas urinários porque o cheiro já era muito intenso, e todos nós sabemos os problemas graves que a urina de rato pode causar (Leptospirose).
Para cúmulo, eu, que em pequena, nas minhas férias no Alentejo, pegava em tudo o que era animal, inclusivamente cobras de água e sapos, agora não consigo ver um rato que fico logo atrapalhada!
O Marido lá trouxe o "alimento" para o ratito, que espalhou por vários sítios, até que a cadela  veio depositar aos meus pés uma oferenda: o rato, hirto, de patas no ar! Ainda assim não descansei, porque ele poderia ter constituído família. Pedi então à Senhora que vem cá fazer limpeza para calçar luvas e retirar tudo o que estava nessa divisão e colocar no meio da garagem, para eu aproveitar e fazer uma depuração, que faço de quando em vez. Felizmente não apareceu mais nenhum exemplar! Mas as passadeiras de trapos tiveram de ir todas para a máquina, por diversas vezes (a cadela é tão porquinha que não posso ter tapetes normais e tive de os trocar pelas passadeiras, porque ela mal sente um tapete ou passadeira lavada, faz logo um chichi e não adianta de nada todos os truques já tentados, a canídea nasceu porca e há-de morrer assim (já tem 10 anos). Os panos de limpar a casa também foram lavados. Quanto aos sacos de cartão e de plástico, fiz várias viagens até aos contentores da reciclagem...
Uma mantinhas de fazer a caminha da cadela, quando fica reclusa na garagem, em certas saídas nossas, foram para também à máquina de lavar! Enfim, espero bem não receber tão depressa outra visita do género, porque ainda me doem as costas de andar a esfregar o chão com lixívia e líquido amoniacal, que, para agravar a situação me irritaram as vias respiratórias!
Parece que, pelo menos está tudo desinfectado.

bjs

terça-feira, 11 de maio de 2010

o meu blogue de artesanato


Vivam!

Hoje, já dei vida ao http://madebyhand-lybanya.blogspot.com/, que vos convido a espreitar...e comentar, claro!

Espero que gostem do meu cantinho de artesanato.

bjs
 

Term of Use

conversaqui Copyright © 2009 Flower Garden is Designed by Ipietoon for Tadpole's Notez Flower Image by Dapino