segunda-feira, 31 de maio de 2010

divagações


Vivam!

Vou transcrever aqui, neste cantinho de conversa, umas divagações minhas, escritas num bloco, durante a viagem recente a terras Suecas.

"Skavsta, 29.05.2010

Ainda não parti e já sinto saudades de quem fica cá e dos lugares que conheci; Ainda não cheguei e já sinto saudades de quem ficou em Portugal, dos lugares que costumo frequentar...

A Carolina, (sobrinha-neta) cativou-nos, tão pequenina e simpática. Rechonchuda, amorável, pôs-me a pensar que, qualquer dia, já poderá brincar com a Leonor e poderão até ser confidentes uma da outra, porque só cerca de 11 meses de idade as separam!
O Alexander já nos tinha cativado, desde o nascimento. E não nos desapontou, protector para a irmãzita, sociável para connosco. Daqui por um anito já poderá vir passar uns dias a Portugal, sem os pais, acompanhado pela nossa assistente de bordo privativa, ou por outra!
Enfim, a visita ao elemento mais novo da família, levou-nos pela primeira vez à Suécia, e a família luso-sueca composta pela nossa morenaça Sandra (sobrinha muito querida), pelo marido, Henrick, loiro e de pele clara, sendo que em miúdo era ruivo, segundo os familiares, e pelo casalinho de filhotes, deixou-nos muito satisfeitos, por sentir a felicidade que irradiam!
Para a semana hei-de mandar um postal endereçado ao Alexander, porque o reguila queixa-se que só os pais recebem correspondência!
E parece que hei-de ir embora sem conseguir descobrir o nome daqueles pássaros patuscos, parecidos com corvos e que me olham de um modo quase humano! A Joana tem receio deles e diz que os acha sinistros. Andam por toda a parte, até pousam nas mesas das esplanadas.
O meu marido deitou o olho para os meus gatafunhos e diz que há para aqui alguns pontapés gramaticais. Ainda ele não consegue decifrar tudo o que está grafado...
A respeito da minha escrita (mal escrita), benzo-me por não ter aqui o "revisor", a medir os pontos finais, para certificar-se que estão todos do mesmo tamanho, porque os erros grosseiros, esses passariam na peneira! Curioso, reparei agora que "revisor" rima com "Conservador", ai que dor...
Mas não, não tenho o Sr. Arcaico, de seu nome, a usar o seu lápis para assinalar o espacinho que ficou a mais entre duas palavras e teria de ser eliminado e outras correcções das quais vos irei falar noutras ocasiões. Essas alterações impunham que, após serem efectuadas, se imprimissem novamente os impressos, e, na maioria dos casos se telefonasse aos utentes que tinham assinado os documentos, para voltarem à Repartição e aporem novamente a assinatura no papelinho. Os desgraçados bem chiavam ao telefone; diziam que não tinham tempo a perder, que tinham dificuldades em pedir tempo no emprego e nós, os "copistas", envergonhados com o caricato das situações, tínhamos de os persuadir a voltar, porque ninguém convencia o chefe a autenticar os registos com a sua assinatura, e só assim produziriam efeitos!
Enfim, agora até dou por mim, por vezes, a escrever o meu primeiro nome, Libânia, sem o acento circunflexo, porque, acreditem, é um alívio poder fazê-lo, sem desencadear uma trágico-comédia...

Mudando de assunto, vou levar no meu olhar os dentes de leão, que desfilam por todos os lugares por onde passamos, e que me remetem para a minha meninice, quando, nas brincadeiras infantis soprávamos aqueles filamentos, ao ser-nos feita a pergunta: o teu pai é careca?"

Fica por aqui a transcrição das minhas divagações, escritas em viagem, noutros posts registarei mais.

Sandra, hei-de postar no meu blogue de culinária a receita com o pão polar e salmão, aprendida contigo. Penso que tem interesse, por ser diferente e poder assim variar-se a ementa, além de ser simples de preparar, o que também é importante, nesta época de correrias!

Distraídas!


Vivam!


Eu bem vos digo que, na nossa família, nós, as mulheres, somos potencialmente distraídas...
Uma filhota tratou de nos marcar umas viagens aéreas e conseguiu a proeza de, numa delas, com ligação algures, a 2ª parte da viagem ser mais cedo do que o início da mesma! É isso mesmo, tenho aqui os cartões de embarque à frente...por estrear, já que, com o check in efectuado via on-line, tiveram de ser marcadas novas viagens! É a sina que temos, e, quando confrontada com a situação ficou boquiaberta, muito surpreendida a questionar-se: como foi possível eu fazer isto? Eu tinha vontade de me rir  e apetecia-me dizer-lhe que somos capazes disso e de muito mais, mas calei-me e respondi apenas que são coisas que acontecem.
Nessa noite, apeteceu-me um chá e, servi-me no bar do hotel. Munida do copo de água quente, açúcar (para a colecção, porque não uso nos chás), colher e pacotinho do chá, dirigi-me para a sala da recepção, onde se encontrava o meu marido. Quando ia para beber a desejada tisana, não encontrei o pacotinho das ervinhas para pôr na água. Ora, eu tinha-lhe pegado, era uma certeza, de maneira que pensei no percurso realizado entre o bar e a sala e logo descobri a misteriosa desaparição. Fácil, ao deitar para o lixo o invólucro da embalagem, fiz o mesmo ao "recheio"...distraída, né? Fui buscar outro, e, quando o ia preparar, reparei que não era da qualidade que pretendia. Desisti de o trocar, não fosse pegar noutra coisa qualquer e tomei-o, embora não goste muito daquele sabor!

Mas, pensando bem, sou injusta em não englobar nas distracções da família certos elementos masculinos! Afinal, quem foi que, numa Ilha Açoreana, sedento após uma caminhada, entrou numa "tasca" e pediu uma cerveja, tendo-lhe sido respondido: tudo bem, só que isto é uma casa particular! Envergonhado, penso que lá bebeu a cervejita oferecida e agradeceu, e quem foi que...bem, a continuação das distracções ficará para outro post, tá?

Só vou confidenciar-vos que optei por começar a rir-me de mim própria, quando me distraio e entro numa cena caricata; assim não são só os outros a rir-se, como, por exemplo, me veem, muito empenhada, a tentar abrir a porta de um carro...parecido com o nosso.

terça-feira, 25 de maio de 2010

Até breve!


Vivam!

Não estranhem a minha ausência "virtual", porque penso que nos proximos dias vou estar sem net.
Mas, quando voltar a entrar em contacto convosco, prometo muitas novidades, é que prometo mesmo!
Os meus blogues vão andar muito mais animados...espero eu!

Até breve!

As melhoras Ana!


Vivam!

Falei há bocadinho com a amiga que está doente, a Ana, que neste momento estará prestes a entrar para a sala da cirurgia, após o que ficará ostomizada, não sabe ainda muito bem por quanto tempo.
Citei o nome dela, porque tenho autorização para tal.
E agora irei informar-me melhor sobre essa história da ostomização para a poder acompanhar o melhor que puder.
Ela tem estado connosco sempre nos nossos momentos difíceis, agora toca-nos a nós apoiá-la!
E é assim que de um momento para o outro uma pessoa vê a sua vida dar uma reviravolta enorme...

Mas a Ana é uma mulher com muita coragem e estou certa que enfrentará estes momentos difíceis com firmeza!

Beijinhos Ana e espero que, quando voltar da minha breve viagem, possa visitar-te, caso não seja possível, continuarei a telefonar-te e arranjarei alguma voluntária para me fazer representar pessoalmente, com um miminho para ti, (para quem não me conheça bem, fica uma breve explicação sobre as minhas visitas ao hospital - mal entro no quarto, começo a transpirar, a ver tudo desfocado, com muita arritmia, e quando (não) dou por mim estou com uma crise pânico-ansiosa; o mesmo se passa em velórios e funerais, com grande pena minha, que me sinto muito impotente nessas ocasiões, nas quais quero dar todo o apoio às pessoas e sou eu que tenho de ser apoiada!), enfim é a minha sina, tanto mais que estou mesmo proibida pelo médico de comparecer nesses locais, e quando transgrido as ordens dou-me muito mal!

As tuas melhoras Ana!

Parabéns Paula!


Vivam!

Este post vai ser dedicado à minha cunhada, (é um vínculo de parentesco que nunca se dissolve, sabiam?),Paula Pechincha, que é hoje aniversariante!
Parabéns, Paula. Sei que vais passar o dia a trabalhar e eu também não posso ir ao Porto, mas combinamos um almoço brevemente, certo?
Ando aqui às voltas a  arrumar a casa e a preparar uma malita de viagem...a Íris já não está a gostar da brincadeira,  pressente que não está incluída na ida e anda a farejar tudo!


bjs da família Neves

domingo, 23 de maio de 2010

O meu fim de semana


Vivam!

Ia conversar convosco sobre o meu fim de semana, mas estou assim a modos que para o cansado, de maneira que os pormenores ficarão para amanhã...só vos digo que hoje foi um dia muito especial para a família. A Maria Leonor foi baptizada. Teve uma cerimónia linda, seguida de uma festinha muito agradável. Até o tempo ajudou, visto que esteve uma temperatura óptima e um sol fabuloso! A minha Princesa-rainha estava brilhante, com o vestidinho e os acessórios cuidadosamente escolhidos pela madrinha e pela mãe!
Conversa de avó babada, estou mesmo a ouvir-vos dizer...


Até amanhã!

quinta-feira, 20 de maio de 2010

chegou a Joana!


Vivam!


Finalmente...chegou a Joana!
Estava prevista a sua vinda para a meia noite de ontem, mas, devido a problemas técnicos com o avião que a trazia, teve de pernoitar no aeroporto, em Paris, onde distribuíram aos passageiros desse voo um saco- cama, uma manta e vouchers de 5 €...enfim, teve uma noite muito animada, como facilmente se pode perceber, sendo que tive de lhe desmarcar a consulta no dentista e agora vamos para outra consulta, de dermatologia, já que a filhota aproveita os poucos dias em que está cá para tratar dos seus assuntos de saúde.
Mas está super-feliz por causa do bom tempo que a acolheu, após tanta falta de sol que tem tido na Suécia!


Tive de interromper a escrita deste post, por falta de tempo, e cá estou eu novamente com o tema de ontem...
A pedido, acompanhei a Joaninha à dermatologista. Consulta efectuada ,nós já no balcão da recepção, para efectuar o pagamento e a funcionária a trazer-nos um saco de compras (uma oferta da Joana para a Nôr), que tinha ficado esquecido no consultório.
Não tenho dúvidas que é sina nossa, ai é, é!

Até amanhã.
 

Term of Use

conversaqui Copyright © 2009 Flower Garden is Designed by Ipietoon for Tadpole's Notez Flower Image by Dapino