terça-feira, 29 de junho de 2010

Zezinho


Fomos tratados desde sempre, pela família e amigos mais íntimos, por diminutivos: Zezinho, Baninha e Bilo, o meu irmão mais velho, eu e o "caçula", e ainda hoje é assim!

Faz hoje 55 anos que nasceu o Zezinho (José), que uma doença terrível retirou do nosso convívio, deixando-nos uma saudade tremenda.

Zezinho, costumava telefonar-te para te felicitar pelo teu aniversário...agora dedico-te um post neste meu cantinho, mas não estou a conseguir transmitir o que sinto e quero escrever, de maneira que vou ficar por aqui. Vou só repetir o que sinto e digo muitas vezes: só morre quem é esquecido, e não é o caso, certo?

a Tita e a sua pintura


Conheço a Tita Costa de alguns encontros de tricot em público, no Porto. Sabia que nos seus vários interesses estava contemplada a pintura, mas ainda não tinha visto nenhum dos seus quadros. Tapeçaria, sim, já me tinha passado pelos olhos, que aprovaram os trabalhos, na época a decorar uma montra, na Rua de Ceuta, no Porto.

 Hoje chegou a vez de observar uma exposição da sua pintura. Sinceramente não fiquei surpreendida, mas antes deliciada! Muitos dos quadros foram cedidos pelos actuais proprietários, acompanhados de comentários, comentários esses consentâneos com a pintura em si e com a artista.
O primeiro quadro que vi absorveu-me a atenção...revi-me nele! A Tita tinha-se representado juntamente com  a sua família mais directa. Fez-me recuar à minha infância, quando desenhava "o meu mundo", constituído pelos meus pais, os meus dois irmãos e eu. Não estou a comparar os meus gatafunhos de criança com o quadro da Tita, mas a verdade é que o mesmo me fez recordar essa época em que ainda não sentia tremenda saudade de ninguém desse "meu mundo", porque os seus elementos estavam cá todos!

Parabéns Tita. Continua a pintar com essa candura que te caracteriza (eu já suspeitava), afinal estou numa idade,  calejada pela vida, em que  será difícil enganar-me quanto ao carácter de alguém, certo?

Escadas


Ontem esteve a netita cá em casa, qual raiozinho de sol que aquece o nosso coração! Está naquela fase das descobertas, sendo que uma das últimas e que lhe dá grande alegria é subir e descer degraus de escadas! Notem que a miúda ainda se agarra às nossas mãos para andar, penso que por pouco tempo, porque já tem dado uns passitos sozinha, com a nossa supervisão. Tive então uma aula de ginástica, sem qualquer custo monetário, o que não é comum nos dias que correm, certo?

segunda-feira, 28 de junho de 2010

tricot e boa notícia...


Não tive ocasião de vos contar que a minha tarde de sábado passado foi passada "a correr", encontrando-ne, no entanto, sentada durante cerca de 3 horas, rodeada das minhas colegas tricotadeiras em público, no Porto, com as nossas agulhas, fios, livros e revistas, e tive a agradável surpresa de ver o grupo aumentado com dois elementos masculinos, os primeiros a participar e muito empenhados na matéria!
Tarde calma, aconchegante, em que, entre conversas e "agulhadas", beberiquei dois chás (ando a portar-me lindamente neste capítulo da ingestão de líquidos!). Parece-me que, depois de ver tantos xailes vaporosos, terei de tentar fazer um, a começar brevemente, para não perder a embalagem! A parte negativa do encontro é que passou depressa demais, eh!eh!eh!.

Hoje recebi uma óptima notícia, a melhor de há muito tempo (excluindo as relacionadas com a neta, a sobrinha-neta e afins). Andava insegura, ansiosa, a aguardar pela mesma, que tardava, mas hoje, felizmente, chegou. 
Apesar de tudo ainda há boas notícias, certo?

sexta-feira, 25 de junho de 2010

encontro de tricot em público, no Porto, amanhã!


Já "pulei" tantos encontros de tricot em público, por motivos vários, que sinto falta dessas tardes que acabam logo no início, (pelo menos é a sensação que tenho)!
Amanhã penso conseguir juntar-me ao grupinho que, "artilhado" com as suas agulhas, fios, revistas e livros, cujo tema não poderia ser outro que não o tricot e o crochet, se reúne num espaço muito agradável, do qual já vos falei noutro post - o Magnus Coffee.
Já orientei tudo no sentido de comparecer a esse convívio de crochetadeiras. Espero que não surja nenhum imprevisto que o impeça. Não convinha nada, né?

quinta-feira, 24 de junho de 2010

parabéns Carolina!


Nasceu hoje uma pequerrucha, a Carolina, neta de uma amiga nossa. Para ela e toda a famíla muitas felicidades e que o futuro lhe seja risonho!
Desejo que a avó recupere a saúde, que tem andado muito abalada, tendo começado ontem tratamentos de químio. Força minha amiga, para venceres a doença!

Hoje ficámos por casa. Passei grande parte da manhã a preparar legumes trazidos da horta da anfitriã da festa de São João, o que é da praxe! Vimos da festa acompanhados por hortaliça e flores, cuidadosamente cultivados pela Teresinha de Jesus! Já está tudo escolhido, lavado em água com vinagre e em seguida com água simples, bem seco com panos de algodão, divididos por doses, no congelador (espinafres, bróculos, feijão verde (vagens). Só as alfaces é que estão na gaveta dos vegetais. As flores estão nas jarras, em água com umas gotinhas de lexívia! Aproveitei o dia também para lavar roupa, que já está seca e, tudo o que não precisa de passar a ferro, já foi para as gavetas.

Sabe bem, ter a vidinha doméstica orientada, né?

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Santos Populares


Cá estamos a preparar-nos para a noite de São João!

 Nesta época não dispenso o vaso do manjerico cá em casa. Quanto à "noitada", há longos anos que é passada em casa de uns amigos, que têm muito espaço, e é lá que são assadas as sardinhas, as febras, o entrecosto, os pimentos, tudo isto comido com broa e regado com vinho, verde ou maduro, consoante o gosto de cada um, e por uma espécie de sangria, feita na altura. Seguem-se o caldo verde e as sobremesas. À meia-noite faz-se subir o balão! É desta maneira que celebramos o Santo da região. Há o núcleo duro, que só falta pontualmente e por motivo de força maior, e há aqueles que vão aparecendo, e ficam aderentes ao grupo, outros não tornam, porque preferem ir para a festa rija, no Porto. Este ano, parece que só os casais do núcleo é que vão participar na nossa festinha familiar!

Gostos, né?
 

Term of Use

conversaqui Copyright © 2009 Flower Garden is Designed by Ipietoon for Tadpole's Notez Flower Image by Dapino