quinta-feira, 8 de julho de 2010

caminhada na orla do mar


Para mim, uma ida à praia significa uma boa caminhada, na orla do mar, quando a temperatura da água não está muito baixa, com a água a bater nas pernas, e, quando me arrepio com o contacto dos pés no mar, ando na areia molhada. A páginas tantas, paragem numa esplanada aprazível, para tomar um cafezinho, descansar um pouco e ir à casa de banho, esta  previamente "sondada", sendo que nalguns casos não a consigo utilizar! Quando existe um paredão, também é percorrido, porque a sensação de estar rodeada pelo mar é formidável. Além da caminhada, tenho o hábito de colectar pedras e conchas, que vou procurando na areia. Tenho um fascínio pelas mesmas.
Ontem tive uma ida à praia, com a filha do meio. Fomos a Matosinhos, de autocarro, e tivémos a agradável surpresa de encontrar a água tépida! Bem protegidas por protector solar, lá demos as voltas do costume. Água para beber já nos acompanhava, como sempre. O almoço foi óptimo, comprado num "Mini-Preço",  constituído por fruta, yogurtes e batatas fritas. Foi comido junto ao mar, e bem nos soube! À volta para casa tivémos boleia, que nos soube igualmente muito bem, porque tínhamos caminhado uns bons Kms e vínhamos com um saco de pedras; a viagem de autocarro implica uma mudança a certa altura do percurso, e, com a boléia viémos directinhas para o nosso duche. Houve ainda mais um pormenor agradável: a esplanada onde repousámos um bocado, tinha um serviço simpático, escadas até ao mar, que estava calminho...e a casa de banho respirava limpeza!

Dia bem passado, certo?

terça-feira, 6 de julho de 2010

tosquia da Íris


A contenção nas despesas domésticas levou-me a deixar de ir com a cadelita à clínica, no concernente à tosquia, que passou a ser feita por mim, sem grande habilidade, diga-se em abono da verdade! Certo é que  sinto que tenho vindo a melhorar nesse sentido, e a bicha não fica com um aspecto tão miserável como no início. Mesmo assim, na primeira semana a seguir ao corte, as filhas, quando estão por cá, recusam-se a levar a cadela a passear, alegando que têm vergonha...
Hoje tivemos mais uma sessão, emocionante como sempre, dado que a Íris não aprecia que lhe cortem o pelo. Tem de ser açaimada; já o era na clínica. Mas ela tem andado muito arrítmica, com a língua de fora, por causa das temperaturas elevadas, com as quais não se dá muito bem, e, após ser açaimada ficou muito aflita, tendo como resultado que, após algum tempo, interrompi a tosquia, que continuará noutro episódio da novela.

Se lhe acontecesse algo, ficava cheia de remorsos, certo?

domingo, 4 de julho de 2010

exageros...


Já não consigo ouvir ou ler o nome de um profissional de futebol, português, que, não sei por que artes mágicas, aparece diariamente em tudo o que é comunicação social! Agora será a questão de um filho "arranjado" à moda de um qualquer "Michael Jackson"!  E o enfoque desmesurado abrange igualmente  a sua parentela, assim como as variadas "namoradas". Uma coisa é certa: o rapazinho parece que tem uma receita decente, com aquela história de lidar habilmente com a bola. Mas, curiosamente, tem tido cá uma sorte com as moçoilas por quem se enamora, sendo sempre correspondido...é que têm todas um corpo escultural e um palminho de cara lindíssimo, que fazem questão de exibir, para que não haja qualquer dúvida a esse respeito. Admiro um bom profissional, bem como uma família dedicada e amores profundos. Mas, que já não consigo ouvir ou ler o nome do homenzinho, é uma verdade. Há tantos temas da actualidade que merecem atenção por parte da sociedade, que a novela da vida do jogador deveria ter capítulos mais curtos, com intervalos ampliados, para não cansar tanto o cidadão comum, como eu, que, mal liga a T.V. ou abre um jornal já está a ser "assediado" com o sujeito e a sua vidinha!
Penso não estar a exagerar, certo?

sexta-feira, 2 de julho de 2010

ervas daninhas


Tenho passado várias vezes junto de uma fábrica de calçado, uma das muitas que nestes últimos tempos têm encerrado as portas e deixado os funcionários à deriva, no mar revolto do desemprego, e vou reparando que, o espaço ainda há pouco ajardinado, onde imperava uma relva bem tratada, salpicada de plantas ornamentais, se encontra invadido por ervas daninhas, que crescem despudoradamente, a um ritmo avassalador!
Dei por mim a pensar que o desemprego está associado a plantas invasoras, certo?

terça-feira, 29 de junho de 2010

Zezinho


Fomos tratados desde sempre, pela família e amigos mais íntimos, por diminutivos: Zezinho, Baninha e Bilo, o meu irmão mais velho, eu e o "caçula", e ainda hoje é assim!

Faz hoje 55 anos que nasceu o Zezinho (José), que uma doença terrível retirou do nosso convívio, deixando-nos uma saudade tremenda.

Zezinho, costumava telefonar-te para te felicitar pelo teu aniversário...agora dedico-te um post neste meu cantinho, mas não estou a conseguir transmitir o que sinto e quero escrever, de maneira que vou ficar por aqui. Vou só repetir o que sinto e digo muitas vezes: só morre quem é esquecido, e não é o caso, certo?

a Tita e a sua pintura


Conheço a Tita Costa de alguns encontros de tricot em público, no Porto. Sabia que nos seus vários interesses estava contemplada a pintura, mas ainda não tinha visto nenhum dos seus quadros. Tapeçaria, sim, já me tinha passado pelos olhos, que aprovaram os trabalhos, na época a decorar uma montra, na Rua de Ceuta, no Porto.

 Hoje chegou a vez de observar uma exposição da sua pintura. Sinceramente não fiquei surpreendida, mas antes deliciada! Muitos dos quadros foram cedidos pelos actuais proprietários, acompanhados de comentários, comentários esses consentâneos com a pintura em si e com a artista.
O primeiro quadro que vi absorveu-me a atenção...revi-me nele! A Tita tinha-se representado juntamente com  a sua família mais directa. Fez-me recuar à minha infância, quando desenhava "o meu mundo", constituído pelos meus pais, os meus dois irmãos e eu. Não estou a comparar os meus gatafunhos de criança com o quadro da Tita, mas a verdade é que o mesmo me fez recordar essa época em que ainda não sentia tremenda saudade de ninguém desse "meu mundo", porque os seus elementos estavam cá todos!

Parabéns Tita. Continua a pintar com essa candura que te caracteriza (eu já suspeitava), afinal estou numa idade,  calejada pela vida, em que  será difícil enganar-me quanto ao carácter de alguém, certo?

Escadas


Ontem esteve a netita cá em casa, qual raiozinho de sol que aquece o nosso coração! Está naquela fase das descobertas, sendo que uma das últimas e que lhe dá grande alegria é subir e descer degraus de escadas! Notem que a miúda ainda se agarra às nossas mãos para andar, penso que por pouco tempo, porque já tem dado uns passitos sozinha, com a nossa supervisão. Tive então uma aula de ginástica, sem qualquer custo monetário, o que não é comum nos dias que correm, certo?
 

Term of Use

conversaqui Copyright © 2009 Flower Garden is Designed by Ipietoon for Tadpole's Notez Flower Image by Dapino