quarta-feira, 21 de julho de 2010

O nosso raio de luz!




Ora cá está a primeira foto, tirada por mim, e aqui colocada...sem ajuda!
Acreditem que demorou algum tempo, dada a minha inaptidão na matéria!
Como é evidente, teria de me estrear com o raio de sol da família, a neta, Maria Leonor, que está com 14 meses.
Nesta foto, está a brincar com água, no domingo passado, feliz da vida. Como todas as crianças, adora mexer em água.
É linda a Leonor, não é?
Pena tenho de que não consinta fitinhas na cabeça, nem tão pouco ganchos. Estes, tenta comê-los, e, quanto às fitas, mal as colocamos, assim são por ela atiradas para o chão!

A melhor coisa que nos pode acontecer, numa certa etapa da vida, é ser avó, certo?

Esplanada de Praia (1)


Esplanada de Praia (1)
Na praia, faço as minhas caminhadas, ora pela beira do mar, com a água a fustigar-me as pernas, ora pelo interior das localidades, onde descubro sempre algo de novo, que me tinha escapado de visitas anteriores (no sábado passado, vi um jardim que me encantou, na praia da Barra/Ílhavo, numa pequena rua onde ainda não tinha ido). Quando há paredões também os percorro; a sensação de me encontrar rodeada pelo oceano é magnífica, e gosto de ver os pescadores amadores, com os seus apetrechos e a sua paciência, assim como as pessoas que andam nas rochas, à cata de mexilhões, lapas e sei lá que mais. Após essas andanças, costumo procurar uma esplanada, acolhedora, para repousar um pouco. Sabe bem beber uma água e tomar um café, protegida por um guarda-sol e por um biombo de acrílico! É aí que gosto de escrever, por vezes num guardanapo de papel, à falta do bloco de apontamentos, que tento trazer sempre. Estava eu numa dessas esplanadas e ouvi uma senhora dizer para quem a acompanhava: "eu cá não me besunto com nenhum desses cremes que para aí andam, porque assim queimo-me mais". Pensei ter apanhado demasiado sol e estar baralhada das idéias, tendo percebido mal, só podia ser isso, mas olhei para o lado de onde me parecia ter vindo a frase, e vi uma senhora, que ambicionava ficar torresmo, e estava com a pele de uma tonalidade suspeita...era encarnada!

Há por aí muita falta de (in)formação, certo?

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Excessos alimentares


Após um fim de semana marcado por excessos alimentares, com direito a caldeirada de enguias, sardinhas assadas e marisco, tudo isto regado com vinho delicioso, é óbvio que o meu organismo, hoje, reclamava por moderação no referente à comidinha que iria ingerir! As refeições foram assim constituídas por fruta (abacaxi e melancia) e queijo fresco, casadinho com tomate cereja, sem qualquer tipo de tempero. Chá também não faltou, ao longo desta segunda-feira solarenga. Fiz vários, daqueles bons para estômagos "zangados"! Só não resisti a um capuccino, que, por sinal, estava óptimo, e me foi oferecido por uma amiga.
Penso continuar, ao longo da semana, com comida ligeira...no próximo fim de semana parece que haverá nova sardinhada!
Não resisto a uns bons petiscos, rodeada de pessoas amigas, mas há que ter alguma ponderação, certo?

sexta-feira, 16 de julho de 2010

ilegais...


Vemos constantemente nas notícias, quer nos jornais, quer na televisão, que, em determinadas operações policiais, designadamente em bares de alterne, foram localizadas pessoas estrangeiras, em situação ilegal no nosso País, sendo que, sobre algumas, pendem até mandados de extradição, que não foram cumpridos!
Não vou dissertar sobre a matéria, porque este post iria ficar demasiado extenso, mas uma coisa tenho de dizer: é pura hipocrisia, por parte de quem legisla, mandar fazer essas rusgas, porque afinal, em Organismos do Estado Português, onde são atendidos inúmeros cidadãos, Portugueses e Estrangeiros, aos funcionários são dadas ordens superiores, no sentido de fazer apenas a verificação da data de validade do documento de identificação, como, por exemplo, o passaporte, "fechando os olhos" à data do visto de permanência no País, ou seja, muitas pessoas, "ilegais" em Portugal, tratam, por exemplo, do casamento, sem terem qualquer contrariedade com as Autoridades,e, por outro lado, são "apanhadas" em bares, em operações policiais direccionadas para o efeito!

Parece-me haver aqui um grande contra-senso, certo?

quinta-feira, 15 de julho de 2010

pensamento do dia


Li, num jornal diário, uma frase sábia, que me deixou a cogitar - "conselho é aquilo que pedimos quando sabemos a solução, mas preferíamos não saber". Lamento não ter fixado o nome do (a) autor (a), porque achei a frase soberba; só pode ter sido proferida por alguém realista, conhecedor do "bicho homem".
Eu revi-me naquele pensamento profundo, assertivo, e penso que muitos de vós também sentirão o mesmo, certo?

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Abóbora ornamental


Tenho um tesouro na minha sala! Encontra-se no centro da mesa, local ideal para ser devidamente apreciado pela família e por quem passa pela nossa casa. É lindo, invulgar (nunca tinha visto igual), e espero que dure uns meses, para nos alegrar a vista. Quando já não o puder fazer, ser-lhe-ão retiradas sementes, que produzirão, certamente, novos tesouros, parecidos com este. Francisca, obrigada pela linda abóbora ornamental que me ofereceste! Quando se reproduzir, também irei distribuir alguns tesourinhos por pessoas que, como nós, admiram estas jóias da natureza, certo?

domingo, 11 de julho de 2010

Impressões...


É impressão minha ou andamos (quase) todos trajados "brilhantemente", com resmas de lantejolas e uma miscelânea de cores berrantes?
É impressão minha ou essas vestimentas vêm de "certas" lojas, que proliferam por todos os lados, geralmente em grandes espaços, de onde trazemos também objectos para os nossos lares?
É impressão minha ou, com a desculpa da crise, que agora é desculpa para tudo, esquecemo-nos, muito convenientemente, da escravatura a que são sujeitos os indivíduos, grande parte crianças, usados no fabrico de tudo o que carregamos, a baixo preço, desses estabelecimentos?
É impressão minha ou ignoramos o que é (bem) feito em Portugal, a favor do que é (mal) feito noutros países?
É impressão minha ou deveríamos boicotar esse comércio "invasor", a favor do comércio autóctone?


Vamos a isso, certo?
 

Term of Use

conversaqui Copyright © 2009 Flower Garden is Designed by Ipietoon for Tadpole's Notez Flower Image by Dapino