sexta-feira, 30 de julho de 2010

incêndios e tal!


Incêndios e tal!

Nestes últimos dias tenho passado por vários locais, com  o ar pesado, e  um cheiro inconfudível, a denunciar incêndios. Num desses dias, caíam faúlhas no páteo da minha casa, dentro da qual se entranhou o fumo, afectando-me as vias respiratórias. Nas notícias, quer na Televisao, rádio ou jornais, passam relatos surrealistas, sobre a devastaçao provocada pelos fogos. Dói-me saber que, grande parte deles é provocado, intencionalmente ou por negligência, negligência essa gerada por ignorância! Concomitantemente, noutros países, há enxurradas diabólicas, com as consequências inerentes! Realmente temos de tratar melhor da "casa" onde vivemos!

Como seres humanos, precisamos de direccionar a inteligência de que somos dotados, para travar a destruição deste Planeta, a que demos o nome de Terra,  certo?

quarta-feira, 28 de julho de 2010

O meu cacto favorito


c
IMG_0046

A foto é do meu cacto favorito. Trouxe-o, bem pequenino, há cerca de 19 anos, de Tenerife. Estávamos de férias, num aldeamento turístico, florido, e, junto às piscinas, havia muitos cactos desta espécie. Confesso que não resisto a subtrair um rebentinho de alguma planta, que ainda não tenha. Retiro-o, com cuidado, para não estragar a planta mãe, e foi o caso. Veio na mala, com umas pedritas e conchas, enrolado numa toalha de praia Não tinha mais de 3 cms! Agora já tem filhotes espalhados pelo País, oferecidos a quem aprecia estas plantas. No Inverno, dá-se mal com o frio e a geada, mas, vinda a Primavera, recompõe-se. Tem o tronco grosso, que, por sinal, foi serrado já por duas vezes, porque não conseguia arrancá-lo de outra maneira. A 1ª vez, foi quando mudei de casa. Não ia deixar as minhas plantas preferidas para tràs! A 2ª vez foi porque, com o crescimento, estava a “invadir” a nossa passagem, num corredor do Páteo. Foi então mudado para local onde crescesse sem problemas. Criou raízes, por ambas as vezes, e, lá se encontra na minha minúscula selva!

É indo, certo?

Azulejos



Azulejos

Esta foto é de um painel de azulejos (lindo!), datado de 1951, que se encontra na freguesia de Esgueira, Aveiro. Nele estão representados vários monumentos da região, com interesse para conhecer. Sempre que por lá passo, e não são poucas vezes, abrando o passo, para o observar!
Temos, no País, azulejos espectaculares. Eu, não sendo entendida na matéria, gosto muito de os descobrir e apreciar, e, entristece-me, quando os vejo em estado de degradação. Estou a lembrar-me de outro painel de azulejos, que me atrai o olhar, quando saio da Estação de São Bento, no Porto, em direcção à Igreja da Sé. Esse, está numa parede, que me parece prestes a desabar, num edifício em ruínas, e publicita uma marca de máquinas de costura. Parece-me, na minha ignorância, que merecia ser deslocado para um lugar mais digno.

Há que preservar o nosso patrimómio, no caso,  de azulejos, certo?

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Amigos


 Amigos
IMG_0054
Os amigos conhecem-nos bem, muito bem mesmo! Sabem, por exemplo, que, trazendo-me um rebento pequeno de uma cica, no caso, Madeirense, dão-me uma felicidade enorme. Pego logo no sachinho, escolho um “buraquinho”, na selva labiríntica, a que chamo canteiro, e lá coloco, bem aconchegadinho, o rebento.

Eduarda, olhe para o tamanho dele, passados 3 anos e tal, está grande, não está? Quando tiver rebentos, vou oferecê-los, tal como de costume.

Gosto de receber, e de dar, certo?

sábado, 24 de julho de 2010

Mais plantas...plantadas ou semeadas por mim


Mais umas fotos das minhas plantas. Na minha minúscula "selva", coabitam plantas ornamentais, frutos, ervas aromáticas, e outras...

Quem gosta de plantas, entende esta mistura, certo?

As minhas plantas


Ainda nao consegui entender quem nao aprecia plantas! Tambem nao me esforço muito, nesse sentido. Uma dessas pessoas e uma das filhotas! Eu derreto-me toda quando descubro uma papoila, algures, uma violeta silvestre, em suma, quase todas me agradam. E vou deixar-vos aqui fotos de algumas que plantei (ou semeei) e que param no meu canteiro, ou em vasos. Quem nao "ligar" a estes seres que alegram a minha vida, nao veja o post. Quem os amar, tal como a titular do blogue, pode ver...e comentar!
A qualidade das fotos, deve-se ``a minha inexperiencia,  e a falta de acentuaçao nas palavras deriva deste "fossil" (computador), que herdei de uma filha, e que, de quando em vez, prega-me umas partidas!

Ha que ter paciencia, certo?

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Dicas sobre Pepino


Vou, de seguida, copiar o mail que recebi sobre várias utilidades do pepino, fruto que eu não posso comer, porque nunca consigo fazer a digestão do mesmo (estômago complicado, este!), mas hei-de experimentar algumas dicas, como, por exemplo, aquela de afastar as lesmas do meu canteiro, que são muito vorazes e abocanham tudo o que está a crescer! Agora também lá andam umas lagartinhas minúsculas, verdes, difíceis de localizar, que andam de volta da hortelã e de outras plantinhas, que, pobres delas, têm as folhas todas esburacadas!
Mas voltando à matéria que estava prevista para este post, cá vai ela, tal como a recebi



APÓS LER ESTA MENSAGEM, VOCÊ JAMAIS OLHARÁ O PEPINO
DA MESMA FORMA! QUE GEMA PRECIOSA É ESTE LEGUME!



> 1. PEPINOS contém a maioria das vitaminas que você precisa diariamente,

> somente um pepino contém Vitaminas B!, B2, B3, B5, B6, C, Ácido Fólico,

> Cálcio, Ferro, Magnésio, Fósforo, Potássio e Zinco.

>

> 2. Sentindo cansado à tarde, dispense a soda cafeinada e coma um Pepino.

> Pepinos são ótimas fontes de Vitaminas B e Carboidratos que fornecem aquela

> '' animação'' que dura por horas.

>

> 3. Cansado de ver o espelho de seu banheiro embaçar após seu banho? Tente

> esfregar uma rodela de pepino no espelho, isto eliminará a neblina e

> produzirá uma tenra fragrância como no SPA.

>

> 4. As lesmas e caramujos estão arruinando suas plantas?

> Coloque algumas rodelas de pepino num pequeno prato ou forma de lata (não de

> ferro nem de alumínio ), em sua horta ou jardim, e as pestes ficarão de

> longe toda a temporada. As químicas no pepino reagem com o alumínio para dar

> um cheiro indetectado por humanos mas que deixam as pestes loucas e as fazem

> fugir da área.

>

> 5. Procurando por uma rápida e fácil forma de remover celulite antes de ir à

> piscina ou praia? Tente esfregar uma rodela ou duas de pepino nas áreas

> afetadas por alguns minutos, os fitoquímicos no pepino forçam o colágeno de

> sua pele a encolher, firmando a camada de fora e reduzindo a visibilidade da

> celulite. Funciona otimamente para as rugas também!

>

> 6. Deseja evitar uma ressaca ou dor de cabeça? Coma algumas fatias de pepino

> antes de dormir e acordará sem dor e sem ressaca. Pepinos contém bastante

> açúcar, Vitaminas B e eletrolites para repor os nutrientes essenciais que o

> corpo perde, mantendo tudo em equilíbrio, evitando ambos a ressaca e a dor

> de cabeça!

>

> 7. Procurando evitar aquela fome à tarde ou noitinha com alguma coisa?

> Pepinos têm sido usados por centenas de anos e usados por caçadores

> Europeus, explora-dores e comerciantes como uma rápida refeição para evitar

> esfomeamento.

>

> 8. Tem uma importante entrevista de emprego e você se realiza que não tem

> tempo para engraxar os sapatos? Simplesmente esfregue uma fatia fresca de

> pepino sobre o sapato, os químicos proverão um rápida e durável brilho que

> não somente fica ótimo como também repele água.

>

> 9. Não tem em casa o WD-40 para consertar aquele barulhinho enjoado de uma

> porta rangendo? Tome uma fatia de pepino e esfregue no lugar problemático, e

> voilá, o rangido se foi!

>

> 10. Cansado, estressado e sem tempo para uma massagem, facial ou visita ao

> SPA? Corte um pepino inteiro e coloque em uma panela de água fervendo, os

> químicos e nutrientes do pepino reagem com a água fervendo e se soltam no

> vapor, criando um relaxante cheirinho que tem sido mostrado de reduzir o

> stress em novas mamães e estudantes durante exames finais.

>


> 11. Acabou de almoçar e ver que não tem goma de mascar ou balas de hortelã?

> Tome uma fatia de pepino e esprema no céu da boca com a língua por 30

> segundos para eliminar o mal hálito, os fitoquímicos matarão as bactérias

> responsáveis por causar mal hálito.

>

> 12. Procurando por uma maneira ''verde'' para limpar suas torneiras, pias ou

> aço inoxidável? Esfregue uma fatia de pepino na superfície que deseja

> limpar, isto não só remove anos de zinabre e traz de volta o brilho, mas

> também não deixa marcas e não mancham nem prejudicam suas unhas e mãos

> enquanto limpa.

>

> 13. Usando a caneta e comete um erro? Tome a casca do pepino ( o lado de

> fora ) e devagar use-a para desmanchar o erro, também funciona muito bem nos

> crayons que as crianças deixam nas paredes!!!"

Uma coisa é certa: na Suécia, começam a comer pepino ao pequeno almoço, e, durante o dia, até nos jarros de água para beber colocam rodelas do mesmo! A Joana já me tinha dito, e eu também vi, quando me desloquei lá.

Nada como experimentar, certo?
 

Term of Use

conversaqui Copyright © 2009 Flower Garden is Designed by Ipietoon for Tadpole's Notez Flower Image by Dapino