quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Senhor da Pedra


Hoje fomos até à Capela do Senhor da Pedra, Gulpilhares, Vila Nova de Gaia. Gostei de ver o monumento bem tratado! O lugar é magnífico. Não haja dúvidas de que temos praias lindíssimas, no nosso Portugal.
Chegada a fomeca, e, não conhecendo os restaurantes do sítio, fomos à sua descoberta.
Não nos arrependemos da escolha, até ficámos admirados. Estando num sítio com muitos turistas, que se apinhavam nas esplanadas, comemos bem (muito bem), num local calmo, com louça linda (Vista Alegre), a respirar limpeza, com serviço eficiente, e não, não era de luxo, temos a conta a comprovar!
Combinámos lá voltar, ao "Alameda Mar", quando se proporcionar!...Espero que não demore muito!

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Felgueiras e sua cooperativa agrícola


Linda, esta merecida homenagem aos agricultores, no caso, de Felgueiras!
Gostei de ver. Está junto a uma simpática lojinha, que pertence à Cooperativa Agrícola de Felgueiras, na qual comprei batatas e cebolas,  óptimas! Havia muitos outros produtos, a denunciar qualidade, mas estou em período de contenção, havendo que refrear os impulsos...
Os azulejos que cobrem uma das paredes do edifício principal da mesma cooperativa, são magníficos. Fica aqui registada uma pequena parte dos mesmos, recriando a pisa das uvas à moda antiga, que me deliciou.
Espero que gostem também.

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

A Leonor, em Anadia


IMG_0086
Nesta foto, tirada em Anadia, em casa da madrinha do avô materno, a Leonor está acompanhada por 3 meninas, irmãs, netas, por afinidade, da tia Fernanda.
Conheço-as desde pequeninas, e, desta vez, como havia já algum tempo que não as via, encontrei-as muito crescidas!
Foi um domingo bem passado, com a mesa do almoço posta à sombra de uma enorme nogueira. As miúdas brincaram à brava!
IMG_0091
Aqui está a “visitada”, que, por sinal, estava bem melhor de saúde, felizmente, encontrando-se, ao lado, o afilhado.
No chão, junto às plantas, estão uns sacos, que recheamos com ameixas apanhadas por nós. Não há fruta que melhor me saiba, do que aquela que é apanhada por mim!

sexta-feira, 30 de julho de 2010

incêndios e tal!


Incêndios e tal!

Nestes últimos dias tenho passado por vários locais, com  o ar pesado, e  um cheiro inconfudível, a denunciar incêndios. Num desses dias, caíam faúlhas no páteo da minha casa, dentro da qual se entranhou o fumo, afectando-me as vias respiratórias. Nas notícias, quer na Televisao, rádio ou jornais, passam relatos surrealistas, sobre a devastaçao provocada pelos fogos. Dói-me saber que, grande parte deles é provocado, intencionalmente ou por negligência, negligência essa gerada por ignorância! Concomitantemente, noutros países, há enxurradas diabólicas, com as consequências inerentes! Realmente temos de tratar melhor da "casa" onde vivemos!

Como seres humanos, precisamos de direccionar a inteligência de que somos dotados, para travar a destruição deste Planeta, a que demos o nome de Terra,  certo?

quarta-feira, 28 de julho de 2010

O meu cacto favorito


c
IMG_0046

A foto é do meu cacto favorito. Trouxe-o, bem pequenino, há cerca de 19 anos, de Tenerife. Estávamos de férias, num aldeamento turístico, florido, e, junto às piscinas, havia muitos cactos desta espécie. Confesso que não resisto a subtrair um rebentinho de alguma planta, que ainda não tenha. Retiro-o, com cuidado, para não estragar a planta mãe, e foi o caso. Veio na mala, com umas pedritas e conchas, enrolado numa toalha de praia Não tinha mais de 3 cms! Agora já tem filhotes espalhados pelo País, oferecidos a quem aprecia estas plantas. No Inverno, dá-se mal com o frio e a geada, mas, vinda a Primavera, recompõe-se. Tem o tronco grosso, que, por sinal, foi serrado já por duas vezes, porque não conseguia arrancá-lo de outra maneira. A 1ª vez, foi quando mudei de casa. Não ia deixar as minhas plantas preferidas para tràs! A 2ª vez foi porque, com o crescimento, estava a “invadir” a nossa passagem, num corredor do Páteo. Foi então mudado para local onde crescesse sem problemas. Criou raízes, por ambas as vezes, e, lá se encontra na minha minúscula selva!

É indo, certo?

Azulejos



Azulejos

Esta foto é de um painel de azulejos (lindo!), datado de 1951, que se encontra na freguesia de Esgueira, Aveiro. Nele estão representados vários monumentos da região, com interesse para conhecer. Sempre que por lá passo, e não são poucas vezes, abrando o passo, para o observar!
Temos, no País, azulejos espectaculares. Eu, não sendo entendida na matéria, gosto muito de os descobrir e apreciar, e, entristece-me, quando os vejo em estado de degradação. Estou a lembrar-me de outro painel de azulejos, que me atrai o olhar, quando saio da Estação de São Bento, no Porto, em direcção à Igreja da Sé. Esse, está numa parede, que me parece prestes a desabar, num edifício em ruínas, e publicita uma marca de máquinas de costura. Parece-me, na minha ignorância, que merecia ser deslocado para um lugar mais digno.

Há que preservar o nosso patrimómio, no caso,  de azulejos, certo?

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Amigos


 Amigos
IMG_0054
Os amigos conhecem-nos bem, muito bem mesmo! Sabem, por exemplo, que, trazendo-me um rebento pequeno de uma cica, no caso, Madeirense, dão-me uma felicidade enorme. Pego logo no sachinho, escolho um “buraquinho”, na selva labiríntica, a que chamo canteiro, e lá coloco, bem aconchegadinho, o rebento.

Eduarda, olhe para o tamanho dele, passados 3 anos e tal, está grande, não está? Quando tiver rebentos, vou oferecê-los, tal como de costume.

Gosto de receber, e de dar, certo?
 

Term of Use

conversaqui Copyright © 2009 Flower Garden is Designed by Ipietoon for Tadpole's Notez Flower Image by Dapino