domingo, 27 de fevereiro de 2011

passarinhos a adivinhar a chegada da Primavera




O domingo, por aqui, teve um sol bonito e um vento desabrido, gélido. Os passarinhos  andavam numa grande azáfama, chilreando e voando de árvore em árvore. Quando fui passear a Íris, tive oportunidade de observar muitos: pardais, rolas, melros e mais uns quantos que, na minha ignorância, não consegui identificar. As árvores de folha caduca estão repletas de rebentos, algumas até de flores. Não haja dúvida de que o Inverno está a despedir-se para dar lugar à estação do ano que representa o renovamento e sabe bem ver os indícios dessa transição. É evidente que ainda vem aí muito frio, muita chuva e muito vento, elementos esses intercalados com dias de sol para nos aquecer a alma. Depressa haverá muitos ninhos albergados nos galhos das árvores, nos quais serão depositados ovos dos quais surgirão pequenos passarinhos, e as flores que forem nascendo transformar-se-ão em frutos para nos deliciar o paladar...

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Voltou o "Mocinho"!



O danadinho do Mocinho andava desaparecido há algum tempo. Eu andava preocupada, porque não sabia do paradeiro da tartaruga que mora na varanda da minha cozinha, onde tem um recipiente com água do poço, a que junto cálcio, mudada quase diariamente, na qual come, saindo e entrando quando lhe apetece, porque a altura da caixa plástica a isso se presta. Nessa varanda habita também uma pequena oliveira, que me ofereceram juntamente com outra que pus no canteiro, quando fiz 50 anos. A da varanda está numa caixa plástica mais alta do que a do Mocinho e costumava estar num canto. Suspeito que o bicharoco tenha conseguido trepar para junto da pequena árvore, após o que "voou" para o pátio, tendo possivelmente permanecido no canteiro até que conseguiu sair pela grade que circunda o recinto!
Esta tarde, um vizinho toca-me à campainha e perguntou-e se eu não tinha uma tartaruga grande desaparecida. O Sr. Silva e a D. Ângela sabem da minha paixão por animais e, quando um senhor lhes disse ter encontrado aquela tartaruga na nossa rua, logo pensou que seria cá de casa!
Resultado, o Mocinho já tomou um belo banho de chuveiro, porque vinha muito sujo. Verifiquei que, felizmente, não tem nenhum ferimento e tratei de mudar a caixa da oliveira para longe das paredes da varanda, para evitar nova fuga.
Agradeço ao funcionário da Chronopost que encontrou o bichinho na rua e teve o cuidado de o deixar bem entregue. Bem haja!

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Beira de estrada


Na comunicação social vai-se denunciando o que se passa neste cantinho à beira mar plantado com esse flagelo social, que grassa a olhos vistos, a que se costuma chamar a profissão mais antiga do mundo - a prostituição!
Mas certo é que, por mais redes de exploração que sejam desmanteladas (serão mesmo?), continuamos a ver, na beira de estrada, senhoras que emprestam o corpo a troco de uns euros, dinheiro esse que passará para os bolsos de quem entende ser "o dono" desses corpos!
Penso que todos nós temos culpa na matéria. Por mim falo. Junto de uma ponte para os lados de Cacia, todos os fins de semana, quer faça chuva, quer faça sol, lá estão as figurantes do filme repetido, e eu, intranquila, baixo os olhos ao passar por elas!
Consigo imaginar as doenças que  importarão, e exportarão, nos convívios íntimos tidos no pinhal, e as pressões psicológicas a que estão sujeitas, além dos maus tratos físicos.
Ainda no sábado passado parou uma motoreta junto de uma senhora de calções reduzidos, pese embora o intenso frio que se fazia sentir, a qual se sentou no precário veículo que se dirigiu para o matagal.
Não estou a falar das acompanhantes de luxo, que certos programas de televisão promoveram a profissionais de sucesso, mas sim das suas exploradas companheiras de trabalho de beira de estrada!

E nós limitamo-nos a baixar os olhos...

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Interdita de abrir o frigorífico!


Interdita de abrir o frigorífico cá de casa, é o meu estado de hoje!
Não foi resultado de sentença judicial, mas sim da vontade da neta, que com os seus 21 meses tem de estar sempre debaixo de olho, e, para conseguir cozinhar trouxe-lhe uma manta e alguns brinquedos para a cozinha. A miúda tratou de os encostar ao frigorífico, e não queria que eu os desviasse para ter acesso ao mesmo. Tenho provas da minha impossibilidade de abrir o dito...basta ver a foto acima!

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Olho de Gato



A netita acordou com boa disposição e verifiquei que o medicamento tinha actuado eficazmente! Que alívio...
Durante a noite, com a forte trovoada que se fez sentir por aqui, nem eu nem o marido conseguimos dormir. Quanto à cadelinha fica apavorada com os trovões e quando está aflita com algo quer ir para perto do dono, onde se sente mais segura. O pior é que ao meu sócio mete-lhe impressão qualquer contacto físico com cães ou gatos, de modo que já podem imaginar o filme. A Íris sem querer sair de cima do homem e ele impressionado, mas sem coragem de a espantar; só ao fim de um bom bocado conseguiu que ela se lhe aninhasse aos pés, tremendo fortemente, a arfar com a língua de fora!


E faz hoje anos, (muitos), que foi descoberta a nebulosa denominada “Olho de Gato”! Nome engraçado, não? Sempre admirei o trabalho dos astrónomos. Embora leiga na matéria, estou consciente de que o planeta onde habitamos é apenas e tão só um insignificante pontinho algures no Universo, e é bom haver quem se dedique a estudar esse mesmo Universo do qual todos fazemos parte!

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Dia de São Valentim


Passo a transcrever o post deste blog, do dia de São Valentim, de 2010:


"Hoje, dia de São Valentim, toca a comemorar o mesmo! Afinal, basta um pequeno gesto para que a pessoa com quem decidimos partilhar a vida, sinta o nosso carinho! Nem precisamos de gastar muitos euros, que estamos em época de contenção! Mas notem que estou a dirigir estas palavras para os leitores de ambos os sexos (o jantarzinho especial pode ser confeccionado por ambos). Vamos então puxar pela imaginação e fazer uma surpresa agradável à cara-metade, neste dia dedicado aos namorados, certo?
 
Agora vamos passar para a secção dedicada aos Parabéns do Dia, que seguem para uma Amiga da nossa família, sempre presente nos momentos especiais (bons e maus), a D. Adélia, que vai passar o dia do aniversário a trabalhar, já que tem uma loja (deliciosa) de flores, em Esgueira, Aveiro, e o São Valentim colabora com o negócio, eh!eh!eh!. "
 
 
É mesmo, já passou um ano desde que escrevi esse post! E cá estamos noutro dia dedicado ao São Valentim e aos namorados!
Hoje não tive jantar especial. O marido foi fazer um exame médico com anestesia geral, e eu continuo a recuperar da cirurgia de 25 de Janeiro último. Para "ajudar" à festa temos a netita doentinha! Nada de grave, ao que parece, porque a própria médica não conseguiu ter a certeza quanto à maleita da pequena, mas basta vê-la menos bem que ficamos sobressaltados!
 
Quanto à D. Adélia, continua na sua lojinha de flores, a" Ikebana", onde faz arranjos lindos! Telefonei-lhe logo no início do dia...
 
Um bom dia dos namorados para todos vós, mesmo para quem não namora no momento! Eu cá vou esperar umas semaninhas e depois hei-de ter a comemoração devida, prometo.

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Serviços de Finanças com Agentes Funerários nos seus Quadros!


Tão queridos e funcionais os nossos Serviços de Finanças, que com a sua bem oleada máquina, nos descobrem em qualquer local! A nossa família e pessoas mais chegadas até podem desconhecer o nosso paradeiro, e por motivos vários não se esforçarão no sentido de colmatar essa ignorância. Uma vizinha atenta eventualmente preocupada por termos desaparecido do seu horizonte sem qualquer explicação, tentará denunciar a situação, só que, pelos vistos, não o fará perante as Entidades competentes(?). Os vales para pagamento da nossa reforma não são levantados? Segundo as normas da Segurança Social, não há "azar", e para a G.N.R., se a denunciante tiver uma certa idade estará certamente com as capacidades intelectuais diminuídas, não sendo assim de levar a sério as suas palavras, ainda para mais se o olfacto dos elementos da autoridade não detectar odores menos agradáveis do lado de fora da porta da nossa residência! E, nestes termos poderemos estar sem contacto algum durante vários anos, que, só graças à falta de pagamento ao fisco darão com o nosso corpo!

Tenho uma sugestão para apresentar ao Senhor Ministro das Finanças, que vou deixar aqui.
Os Serviços Públicos estão a viver um período de amplas mudanças, no sentido de facilitar a vida a todos os cidadãos de Portugal. O "Simplex" ajuda-nos imenso conforme se verificou ainda há pouco tempo num acto eleitoral, de maneira que dei comigo a cogitar se não seria útil o Fisco passar a ter nos seus quadros uns quantos agentes funerários que dariam os passos necessários para que se concretizassem os funerais dos cidadãos encontrados defuntos por esses  Serviços.
Os familiares não teriam de dar qualquer passo nesse sentido!







 

Term of Use

conversaqui Copyright © 2009 Flower Garden is Designed by Ipietoon for Tadpole's Notez Flower Image by Dapino