quinta-feira, 2 de junho de 2011

Vegetais, bactérias letais e o estado deplorável da agricultura portuguesa


A propósito dos legumes aparecidos na Alemanha contaminados com uma bactéria feroz, ouvi hoje na rádio que em Portugal, as autoridades competentes procederam a análises a pepinos oriundos da Espanha e concluíram que os ditos estavam desprovidos das tais bactérias agressivas.
Não vou dissertar sobre a naturalidade da bactéria em causa. Possivelmente nunca vai ser conhecida, mas questiono-me: será que o nosso País não tem condições para assegurar o consumo interno de pepinos e de outros legumes? Será que a importação dos mesmos é mesmo necessária? Não me acredito em tal. A que estado deplorável chegou a nossa agricultura...

quinta-feira, 26 de maio de 2011

olha uma môca, vó!


A neta mais velha, que completou dois aninhos recentemente, surpreende-me diariamente com a sua capacidade de observação e vocabulário vasto para a idade! Há dias, ao levá-la para a escolinha, disse-me: "olha uma môca, vó!". Olhei para o chão, para onde apontava o dedito, e vi uma formiguinha caminhando placidamente. Tratei de elucidar a miúda quanto ao nome  do insecto e, mais tarde, quando avistámos moscas tentei mostrar-lhe as diferenças entre as duas espécies. A pequenota ouviu, mudou de tema e  pensei que não tinha ligado nada à minha explicação. Hoje, na ida para o Infantário,  disse-me: "olha uma fumiga, vó". Olhei e era mesmo uma formiga...

Parece-me que estou a ouvir dizer qualquer coisa como "avó babada!"

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Largo de Stªa Apolónia, Malta, Vila do Conde


Esta semana passei num local situado num meio rural junto ao mar - Malta, Vila do Conde. Esbugalharam-se-me os olhos com uns tentadores expositores  no exterior de um estabelecimento, que continham inúmeras espécias de viçosas plantinhas minúsculas prontas a transplantar (tentadoras, as marotas!). Como é óbvio, apetecia-me acartar uns quantos exemplares de cada, mas o meu pequeno canteiro está lotado, além de que tenho passado muito tempo fora de casa, de modo que os velhacos dos maracujás têm-se apossado  de tudo o que é planta aí residente. Já nem vejo o pobre do loureiro coberto pela folhagem e por flores dos invasores! Preciso mesmo de  dar por lá umas valentes tesouradas. Mas, voltando ainda o sítio do qual falava, em frente à loja das plantas existe um largo povoado por oliveiras, junto aos pés das quais foram plantadas roseiras trepadeiras que se abraçaram aos troncos das árvores e as rosinhas espalham um aroma inconfundível que se consegue sentir à distância!
Presumo que o ajardinamento desse espaço seja da esfera da Junta de Freguesia local que está de  parabéns. A idéia  pode muito bem ser plagiada noutros pontos do País. Temos tantos largos ao abandono onde poderiam coabitar árvores de fruto e trepadeiras lindas e odoríficas!







terça-feira, 12 de abril de 2011

Saudades


Esta terça-feira, 12 de Abril de 2011, está a esgotar-se para dar lugar ao dia seguinte, muito marcante para mim!
Há 4 anos (parece que foi agora), na madrugada de 13, o meu irmão mais velho partiu fisicamente  após dois anos de sofrimento atroz. Combateu até ao último instante o cancro agressivo que o consumiu, e a grande força de vontade que demonstrou durante a doença  é motivo de orgulho para a família.

Meu irmão, a saudade não se atenua!
Adorava que estivesses a conviver connosco, para conheceres a tua neta e as tuas duas sobrinhas-netas entretanto nascidas e que são maravilhosas. O teu neto, que conheceste bebezinho, vindo de terras escandinavas para te visitar, também está muito engraçado.

Tenciono deixar neste meu cantinho uma foto de quando éramos miúdos, mas ficará para outro post!






quarta-feira, 30 de março de 2011

adivinhem onde captei estas fotos





Azulejos lindos, hem?
Conheço estes painéis há longos anos, mas só hoje tirei fotos. Sabem onde estão?

domingo, 27 de março de 2011

Decoração da casa de banho


                     (jarra no espelho da casa de banho)
Deixo-vos aqui uma idéia bem simples para decoração da casa de banho. A imagem é de uma pequena jarra em acrílico, segura  ao espelho por uma ventosa, sendo que a "jarra" que se observa à esquerda é apenas o reflexo da original. O espelho é largo, de modo que leva duas jarras, uma em cada ponta, embora a foto só tenha apanhado uma. Como a casa de banho tem luz natural, as flores são também naturais, mas caso não houvesse janela para a rua, colocavam-se uns pés de flores secas ou artificiais, das quais não sou apreciadora mas reconheço que já as há muito perfeitas.

                                       (arranjo de cactos e búzios)
Na janela da mesma casa de banho mora este arranjo de cactos e búzios, que retirei só para conseguir fotografar. Já tem 3 anos e meio e dá-se bem no local, precisando apenas de um pouco de água de vez em quando. Foi feito por mim,  colocando umas pedras no fundo de uma taça de louça, para drenagem da água, deitando depois terra pressionando-a com os dedos, e distribuindo de seguida uns quantos cactos e búzios.

Tenciono plagiar a idéia das jarras no espelho, embora só possa colocar uma em cada um, porque os meus espelhos são estreitos!

Boas decorações!

segunda-feira, 21 de março de 2011

Centros de Saúde Portugueses




Pobres dos doentes, os doentes pobres, que se atrevem a ser pobres e doentes, carecendo de assistência nos agonizantes Centros de Saúde deste nosso doente e pobre país. Os chamados médicos de família pertencem a uma espécie rara, em vias de extinção, de modo que os pacientes percorrem autênticas Vias Sacras para conseguir, ou não, uma "vaga" para a consulta inadiável tantas vezes adiada! Vão desgastados e regressam ainda mais, após horas gastas (se fossem perdidas ainda as podiam vir a encontrar, mas gastas são totalmente irrecuperáveis), a aguardar serem vistos por um clínico, o qual, por muito que se esforce, não tem o condão de ampliar o tempo, e certamente sentirá enorme frustração por querer acudir a todos os que o procuram e não ser possível cumprir a missão!
A foto deste post foi hoje captada por mim. Passei por esta casa em ruínas e ruminei para com os meus botões se o espaço não teria servido de sede a algum falecido Centro (de falta) de Saúde...

 

Term of Use

conversaqui Copyright © 2009 Flower Garden is Designed by Ipietoon for Tadpole's Notez Flower Image by Dapino