segunda-feira, 9 de abril de 2012

Robalo estufado (tipo à Bordaleza)



Pois é, tinha decidido confecionar arroz de robalo (pescadinho no mar), para o jantar,, mas, já com o cozinhado a meio, decidi abdicar do arroz. Aqui fica a receita do peixe estufado, tipo à Bordaleza:

Ingredientes:

azeite (q.b.)
alho picado
cebola picada
tomate cortado às rodelas
tiras de pimento
sal (q.b.)
pimenta (q.b.)
1 folha de louro (retirada a nervura principal
1 copo de vinho maduro branco
coentros (q.b.)
robalos amanhados e cortados em postas

Desculpem não indicar quantidades certas mas certo é que foi a olho; éramos 5 comensais.

Preparação:

Cobre-se o fundo de um tacho grande com azeite e cebola picada, leva-se a lume brando, junta-se alho picado, tiras de pimento, tomate,  folha de louro, e, quando estiver tudo macio, deitam-se as postas do peixe, previamente temperado com sal, salpica-se com pimenta, tapa-se o tacho, deixa-se suar o robalo, sacudindo-se depois o tacho; refresca-se com o vinho, espalham-se os coentros esfarelados à mão, torna-se a tapar o tacho o qual se vai sacudindo de vez em quando até o peixe estar cozinhado e bem envolvido por todos os elementos, retificando o tempero. Como já referi, sacode-se o tacho, operação feita com o mesmo tapado e pegando nas duas asas, tendo muito cuidado para que não se escape nenhum líquido que nos possa queimar e também para que o peixe não se desmanche (nunca se mexe com colher).

Acompanha-se com tostas que se dispõem no fundo dos pratos, e salada.

Para sobremesa utilizaram-se morangos.


Bom apetite!

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Cabrito grelhado


A foto acima mostra-vos cabrito a ser grelhado em brasas feitas sobre terra, com uma particularidade engraçada: a grelha é um antigo portão de ferro forjado (bom exemplo para reutilização de objetos!).
O bicho tinha sido desmanchado por quem entende da matéria e, quanto ao tempero não há reparo algum a fazer, porquanto estava simplesmente divinal, conforme tive oportunidade de verificar.
Comi uns pedacinhos acolitados com broa, esta igualmente ótima, como ainda não encontrei noutras paragens, e um vinho tinto da região, sem rótulo, que teria a aprovação de qualquer enólogo!
Convive-se bem em São Pedro do Sul!


sexta-feira, 23 de março de 2012

Receita caseira, para limpeza de carpetes


Hoje lembrei-me de vos deixar aqui neste cantinho uma receita caseira para limpeza de carpetes, que as deixa impecáveis e com as cores firmes. Atenção que não pode ser utilizada em carpetes e tapetes feitos de materiais que não possam ser lavados com água, como, por exemplo, Arraiolos, sedas, etc.

Num recipiente colocam-se 3 l de água bem quente, uma chávena grande de vinagre branco e a mesma medida de líquido amoniacal. Como esfregão vamos usar um saco de ráfia (dos que trazem batatas), previamente lavado, que se vai embebendo na mistura atrás descrita e esfregando a carpete, começando pelas nódoas, caso as tenha. Após toda a superfície da carpete ter sido bem esfregada, passa-se com um pano que não largue pelos, que se vai mergulhando  só em água quente e torcendo-se de seguida. A carpete nem precisa de sair do lugar, durante a operação de limpeza. Por fim, convém deixar abertas as janelas e portas da divisão onde estiver, durante algumas horas, para que seque bem. Como se torna evidente, devemos escolher um dia de sol para tratar deste assunto.

Esta receita, além de dar explêndidos resultados, torna-se mais económica do que os produtos específicos existentes nos supermercados, fato importante atualmente!

Boas limpezas!




segunda-feira, 12 de março de 2012

Gato Tobias, estropiado, entregue à sua (má) sorte!


Soube, através de um jornal, que o gatito da família que foi chacinada recentemente,  num quadro inenarrável, no nosso cantinho à beira mar plantado, escapou da morte, fugindo do local, embora com ferimentos. Ora, o felino, não conhecendo outra casa senão aquela onde diariamente era acarinhado pela pequenota Maria, sendo ambos companheiros de brincadeiras, aí tornou entretanto, magoado e, pelos vistos, dorme nuns sofás no jardim, estando em completo abandono.
Questiono-me se não haverá ninguém da zona onde está o bichano, que o vá resgatar da solidão e lhe proporcione um lar e o mime como ele estava acostumado. Se tal acontecer uma estrelinha no céu irá ter um brilho mais intenso, com a alegria de saber que o seu amiguinho se encontra finalmente a ser bem tratado!

Agradeço que passem a palavra, porque pode ser que vá ter à pessoa certa...

segunda-feira, 5 de março de 2012

Princesa Mimi



Apresento-vos a gatinha persa, côr de carapaça de tartaruga, que é considerada uma princesa na casa dos meus pais. Registada como Mísia pelos primeiros donos, nome que figura na sua documentação, é tratada carinhosamente por Mimi pelos atuais donos. Dada a sua condição de princesa, não liga à plebe, designadamente à minha pessoa, e quando passa pela nossa cadela, Íris, sopra-lhe; por sua vez a Íris, que é tão destrambelhada com crianças e outros cães, sempre pronta a ladrar-lhes e ferrar os dentes, fica amedontrada com os sopros da felina e, toda encolhida, passa-lhe ao lado! Lamento que a gatita não goste de estar ao meu colo e não aceite as minhas festas tal como faziam os gatos sem raça definida que passaram pela nossa família, desde a minha infância, mas princesa é princesa!

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Íris, vai lamber as migalhas todas, JÁ


Após uma limpeza ao chão da casa, de uma ponta à outra, fui à padaria e à frutaria, e, carregada com os respetivos sacos, ao entrar na cozinha para arrumar os víveres, deparei-me com o chão salpicado com migalhas de bolo de arroz, cujo resto estava num pratinho em cima da mesa, em volta do qual jazia outra migalhada! Não tive qualquer dúvida em relação aos direitos de autor de tal trabalho, de modo que chamei a netinha mais velha, que brincava (espalhava brinquedos) na sala, onde estava a sua maninha e uma tia a tomar conta dos diabretes, e disse de minha justiça: bla, bla, bla...chão todo sujo, acabado de limpar e que teria de ser limpo novamente, bla, bla, bla...
A pequenota, que vai completar 3 anos em Maio, não me respondeu, e virou-se para a cadela da família, de dedo em riste, e, em voz alta, ordenou-lhe: Íris, vai lamber as migalhas todas, JÁ.
Que fazer num caso destes? Ri-me como uma perdida...e fui tratar de pôr a cozinha em ordem!











terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Utentes do Serviço Nacional de Saúde, sem médico de família


Considero que o assunto que vou focar aqui é do interesse de muitos portugueses, sobretudo dos que têm parcos recursos económicos e não beneficiam de quaisquer subsistemas  ou de seguros de saúde.
Já sabia que havia muitos utentes do Serviço Nacional de Saúde, sem médico de família (a minha mãe, por exemplo), tendo de recorrer às chamadas consultas de recurso, que, no caso, nem sequer são efetuadas na freguesia da residencia, e a pessoa em causa ter dificuldade de se deslocar de autocarro, devido a falta de equilíbrio e dores nos joelhos.
Quanto ao modo de se conseguir uma dessas consultas, nem vos conto! Só quem seguir os passos dados por orientação do Centro de Saúde é que ficará completamente elucidado, poderá é ficar sem conseguir a consulta necessária, mas isso são contas de outro rosário!
Nos últimos dias tenho visto na comunicação social de que, caso fosse efetuada uma "limpeza" no sistema informático do SNS, onde constam muitos utentes fantama, não restaria nenhum cidadão sem médico de família, o que, a ser verdade, me deixa sem palavras, porque é revoltante demais. Haja dó e comecem a limpar...
 

Term of Use

conversaqui Copyright © 2009 Flower Garden is Designed by Ipietoon for Tadpole's Notez Flower Image by Dapino