sábado, 21 de abril de 2012

Rasteirinha


A Benedita teve consulta no médico de família. A pequena está óptima, a todos os níveis.

Tal como a pediatra já havia dito, confirma-se que a pequena não deverá ter futuro como modelo de passarele. Está no percentil 10 em altura.

No final da consulta, diz-me o médico "vi que ficou preocupada por causa da altura da bebé, mas não fique. Eles, às vezes, têm fases".

Como é evidente, isso não me preocupa nada. A miúda é baixa, e depois?

Em todo o caso, vai passar a dormir pendurada em espaldares.

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Pé de Maracujá



Há novo morador cá em casa, na varanda da frente que se encontrava muito despida.
Veio de Fafe, de uma pequena e simpática loja vocacionada para artigos ligados à Agricultura, de onde trouxe também um vaso grande no qual transplantei a plantinha. Até a minha neta Leonor quis colaborar  na tarefa (avozinha, eu ajudo), avisada de que nunca se deveria chegar à beira da varanda e dos perigos que corria, de modo que ficou encostada aos vidros da porta, sob a minha supervisão, com as mãozitas a mexer na terra, que, depois de calcada, foi regada.
Agora há que esperar que a planta se desenvolva, guiada por mim, de modo a guarnecer a varanda com a sua folhagem verde, e, na época certa, com as flores exóticas para nos mimarem os olhos, flores essas que serão namoradas por abelhas coletoras de pólen, e que se transformarão em  pequenos frutos, no início da cor das folhas, e, à medida que amadurecem vão-se tingindo de cor de beringela. Era assim que funcionava, no meu antigo canteiro!

Daqui por uns meses dou-vos notícias do meu pé de Maracujá!

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Robalo estufado (tipo à Bordaleza)



Pois é, tinha decidido confecionar arroz de robalo (pescadinho no mar), para o jantar,, mas, já com o cozinhado a meio, decidi abdicar do arroz. Aqui fica a receita do peixe estufado, tipo à Bordaleza:

Ingredientes:

azeite (q.b.)
alho picado
cebola picada
tomate cortado às rodelas
tiras de pimento
sal (q.b.)
pimenta (q.b.)
1 folha de louro (retirada a nervura principal
1 copo de vinho maduro branco
coentros (q.b.)
robalos amanhados e cortados em postas

Desculpem não indicar quantidades certas mas certo é que foi a olho; éramos 5 comensais.

Preparação:

Cobre-se o fundo de um tacho grande com azeite e cebola picada, leva-se a lume brando, junta-se alho picado, tiras de pimento, tomate,  folha de louro, e, quando estiver tudo macio, deitam-se as postas do peixe, previamente temperado com sal, salpica-se com pimenta, tapa-se o tacho, deixa-se suar o robalo, sacudindo-se depois o tacho; refresca-se com o vinho, espalham-se os coentros esfarelados à mão, torna-se a tapar o tacho o qual se vai sacudindo de vez em quando até o peixe estar cozinhado e bem envolvido por todos os elementos, retificando o tempero. Como já referi, sacode-se o tacho, operação feita com o mesmo tapado e pegando nas duas asas, tendo muito cuidado para que não se escape nenhum líquido que nos possa queimar e também para que o peixe não se desmanche (nunca se mexe com colher).

Acompanha-se com tostas que se dispõem no fundo dos pratos, e salada.

Para sobremesa utilizaram-se morangos.


Bom apetite!

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Cabrito grelhado


A foto acima mostra-vos cabrito a ser grelhado em brasas feitas sobre terra, com uma particularidade engraçada: a grelha é um antigo portão de ferro forjado (bom exemplo para reutilização de objetos!).
O bicho tinha sido desmanchado por quem entende da matéria e, quanto ao tempero não há reparo algum a fazer, porquanto estava simplesmente divinal, conforme tive oportunidade de verificar.
Comi uns pedacinhos acolitados com broa, esta igualmente ótima, como ainda não encontrei noutras paragens, e um vinho tinto da região, sem rótulo, que teria a aprovação de qualquer enólogo!
Convive-se bem em São Pedro do Sul!


sexta-feira, 23 de março de 2012

Receita caseira, para limpeza de carpetes


Hoje lembrei-me de vos deixar aqui neste cantinho uma receita caseira para limpeza de carpetes, que as deixa impecáveis e com as cores firmes. Atenção que não pode ser utilizada em carpetes e tapetes feitos de materiais que não possam ser lavados com água, como, por exemplo, Arraiolos, sedas, etc.

Num recipiente colocam-se 3 l de água bem quente, uma chávena grande de vinagre branco e a mesma medida de líquido amoniacal. Como esfregão vamos usar um saco de ráfia (dos que trazem batatas), previamente lavado, que se vai embebendo na mistura atrás descrita e esfregando a carpete, começando pelas nódoas, caso as tenha. Após toda a superfície da carpete ter sido bem esfregada, passa-se com um pano que não largue pelos, que se vai mergulhando  só em água quente e torcendo-se de seguida. A carpete nem precisa de sair do lugar, durante a operação de limpeza. Por fim, convém deixar abertas as janelas e portas da divisão onde estiver, durante algumas horas, para que seque bem. Como se torna evidente, devemos escolher um dia de sol para tratar deste assunto.

Esta receita, além de dar explêndidos resultados, torna-se mais económica do que os produtos específicos existentes nos supermercados, fato importante atualmente!

Boas limpezas!




segunda-feira, 12 de março de 2012

Gato Tobias, estropiado, entregue à sua (má) sorte!


Soube, através de um jornal, que o gatito da família que foi chacinada recentemente,  num quadro inenarrável, no nosso cantinho à beira mar plantado, escapou da morte, fugindo do local, embora com ferimentos. Ora, o felino, não conhecendo outra casa senão aquela onde diariamente era acarinhado pela pequenota Maria, sendo ambos companheiros de brincadeiras, aí tornou entretanto, magoado e, pelos vistos, dorme nuns sofás no jardim, estando em completo abandono.
Questiono-me se não haverá ninguém da zona onde está o bichano, que o vá resgatar da solidão e lhe proporcione um lar e o mime como ele estava acostumado. Se tal acontecer uma estrelinha no céu irá ter um brilho mais intenso, com a alegria de saber que o seu amiguinho se encontra finalmente a ser bem tratado!

Agradeço que passem a palavra, porque pode ser que vá ter à pessoa certa...

segunda-feira, 5 de março de 2012

Princesa Mimi



Apresento-vos a gatinha persa, côr de carapaça de tartaruga, que é considerada uma princesa na casa dos meus pais. Registada como Mísia pelos primeiros donos, nome que figura na sua documentação, é tratada carinhosamente por Mimi pelos atuais donos. Dada a sua condição de princesa, não liga à plebe, designadamente à minha pessoa, e quando passa pela nossa cadela, Íris, sopra-lhe; por sua vez a Íris, que é tão destrambelhada com crianças e outros cães, sempre pronta a ladrar-lhes e ferrar os dentes, fica amedontrada com os sopros da felina e, toda encolhida, passa-lhe ao lado! Lamento que a gatita não goste de estar ao meu colo e não aceite as minhas festas tal como faziam os gatos sem raça definida que passaram pela nossa família, desde a minha infância, mas princesa é princesa!
 

Term of Use

conversaqui Copyright © 2009 Flower Garden is Designed by Ipietoon for Tadpole's Notez Flower Image by Dapino