terça-feira, 5 de junho de 2012

Família


Lá vai o tempo em que estavamos todos juntos: eu, marido e as 3 filhas. Agora é difícil essa reunião; só muito raramente e em  períodos fugazes. Vou, de imediato, aos correios enviar um documento solicitado pela filha mais nova, a residir na Suécia, e, de manhã, foi-me entregue pelo carteiro, uma encomenda destinada à família, expedida de Belgrado, pela filha do meio, que se encontra a trabalhar nos rios Danúbio e Reno; confesso-vos que, apesar de ter muitas pessoas de família perto de mim, ainda não me adaptei bem a esta situação, e parece-me que um dia destes, uma das netas anuncia-me que vai ingressar numa faculdade estrangeira; embora as miudas tenham 3 e 1 anos, respetivamente, os anos passam...

sábado, 12 de maio de 2012

moelas de frango do campo, estufadas




Já vos deixei uma receita de moelas, mas hoje decidi tornar a colocar outra receita de moelas de frango do campo, estufadas, uma vez que altero sempre um outro pormenor. Têm-me perguntado porque não tenho postado mais receitas, mas a resposta é simples: pura falta de tempo, porque continuo a cozinhar diariamente, e com prazer!

As moelas de hoje destinam-se a fazer parte das entradas de uma festa de anos, onde vão estar crianças, de modo que o tempero foi moderado.

Ingredientes:

2 kgs de moelas de frango do campo
azeite (q.b.)
1 cebola grande
4 dentes de alho
polpa de tomate (q.b.)
sal (q.b.)
1 ramo de salsa
1 folha de louro
1 copo de vinho branco
água (q.b.)

Preparação:

limpar bem as moelas, retirando todas as gorduras e algum bocado de pele que possam ter, usando uma faca afiada, esfregando-as depois com sal grosso, lavando-as e metendo-as num recipiente com rodelas de limão e água; vão-se esfregando com o limão, e de seguida são passadas por várias águas limpas e postas a escorrer.
Cobre-se o fundo de uma panela de pressão com azeite, a cebola picada e a folha de louro, a que se retirou a nervura do meio e leva-se a lume médio até a cebola ficar translúcida; junta-se o alho picado, vai-se mexendo, sem deixar queimar o alho e adicionam-se as moelas polvilhadas com sal, mexendo bem, sempre com lume médio, deixando estar durante alguns minutos, mexendo de vez em quando; junta-se a polpa de tomate e a salsa, refresca-se com o vinho e torna-se a mexer, ficando mais 10 m com lume médio, sem esquecer de ir mexendo; cobrem-se com água, mexe-se bem, tapa-se a panela, e após a válvula começar a girar, deixa-se cozer 40 m. No final retifica-se de sal.

Se sobrar algum bocado, pode ser aproveitado, juntando-se-lhe cogumelos, por exemplo, para fazer arroz ou massa.

Bom apetite! 

terça-feira, 24 de abril de 2012

flor crochetada, aplicada numa camisola (presa c/ alfinete)



Mais uma flor crochetada, das muitas que tenho feito. Esta, cor de laranja, apliquei-a hoje, presa c/ alfinete, na camisola que vesti. Gosto destes pormenores...

Flores



Sabe bem receber flores! No caso, numa data não comemorativa de qualquer acontecimento. O arranjo com as gerberas e as frésias foi feito num workshop relativo ao dia da mãe e a amiga que participou resolveu dar-mo, ou não soubesse ela que eu gosto imenso de plantas; ficou no meu hall de entrada, a dar as boas vindas a quem venha cá. Os pés de rosa, jarro e de outra flor que não identifico, estão na minha cozinha, e trouxeram-mos do campo; a cozinha ficou bem alegre, não acham?

domingo, 22 de abril de 2012

Alfinete com botão e pom-pom


Eis um alfinete composto pelo dito e por um botão preto, antigo, no qual foi aplicado um pom-pom de lã cor de rosa.
É um pequeno detalhe que gosto de usar em certas roupas, para lhes conferir um aspeto diferente.
Hoje prendi-o no cinto de um casaco de malha; não sei se conseguem ver bem porque tirei a foto a mim própria, com o casaco vestido, e eu sou uma lástima no concernente à arte fotográfica! Também o uso preso no bolso ou na gola de certos casacos e até em cachecóis ou camisolas.

Foi idealizado e feito por mim...


Bons artesanatos!

sábado, 21 de abril de 2012

Rasteirinha


A Benedita teve consulta no médico de família. A pequena está óptima, a todos os níveis.

Tal como a pediatra já havia dito, confirma-se que a pequena não deverá ter futuro como modelo de passarele. Está no percentil 10 em altura.

No final da consulta, diz-me o médico "vi que ficou preocupada por causa da altura da bebé, mas não fique. Eles, às vezes, têm fases".

Como é evidente, isso não me preocupa nada. A miúda é baixa, e depois?

Em todo o caso, vai passar a dormir pendurada em espaldares.

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Pé de Maracujá



Há novo morador cá em casa, na varanda da frente que se encontrava muito despida.
Veio de Fafe, de uma pequena e simpática loja vocacionada para artigos ligados à Agricultura, de onde trouxe também um vaso grande no qual transplantei a plantinha. Até a minha neta Leonor quis colaborar  na tarefa (avozinha, eu ajudo), avisada de que nunca se deveria chegar à beira da varanda e dos perigos que corria, de modo que ficou encostada aos vidros da porta, sob a minha supervisão, com as mãozitas a mexer na terra, que, depois de calcada, foi regada.
Agora há que esperar que a planta se desenvolva, guiada por mim, de modo a guarnecer a varanda com a sua folhagem verde, e, na época certa, com as flores exóticas para nos mimarem os olhos, flores essas que serão namoradas por abelhas coletoras de pólen, e que se transformarão em  pequenos frutos, no início da cor das folhas, e, à medida que amadurecem vão-se tingindo de cor de beringela. Era assim que funcionava, no meu antigo canteiro!

Daqui por uns meses dou-vos notícias do meu pé de Maracujá!
 

Term of Use

conversaqui Copyright © 2009 Flower Garden is Designed by Ipietoon for Tadpole's Notez Flower Image by Dapino