segunda-feira, 30 de julho de 2012

Ganchos de cabelo, com aplicaçao de flor crochetada



Aqui estao as minhas últimas manualidades: pequenos ganchos de cabelo, com aplicaçao de flores que crochetei.
Gostei de resultado.

Bons trabalhos!

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Misto de Badejo e Pescada, estufados




Esta refeição já foi confecionada há uns dias, e decidi partilhá-la convosco, porque toda a família gostou.

Utilizei um badejo e uma pescada, que mandei cortar em postas finas, ficando as cabeças com um bocado de pescoço e os rabos maiorzinhos do que as postas; tanto as cabeças como os rabos foram congelados para cozer noutra ocasião.

Ingredientes:

1 badejo
1 pescada
1 cebola média
1 tomate grande, coração de boi, maduro
4 dentes de alho
1 folha de louro
1 molho de coentros
azeite (q.b.)
1 copo pequeno, de vinho branco
sal (q.b.)
umas gotinhas de picante caseiro (feito por mim, com malaguetas)


Preparação:

cobri o fundo de um tacho grande com azeite, que levou a cebola, o alho picados e a folha de louro (sem a nervura do meio). Levei a lume brando, mexendo de vez em quando, até a cebola estar com cor vítrea, adicionei o tomate aos pedaços, depois de retirar-lhe pele e sementes, sal e picante e mexi para envolver todos os elementos; nessa cama acondicionei as postas de peixe, cuidadosamente e tapei, deixando suar um pouco. Passados 3 minutos reguei com o vinho, deitei os coentros, tapei e sacudi o tacho, deixando estar a cozinhar durante cerca de dez minutos, sacudindo de quando em vez o tacho. Estava um dia de calor, de modo que acompanhei apenas com tostas integrais, uma salada de alface e tomate e para sobremesa tivemos pêssegos (os primeiros da época, cá em casa).

(Não indico a quantidade de peixe, porque, sinceramente, não me recordo do peso dos mesmos, apenas que eram médios)

Bom apetite!

Aplicações em crochet, para elásticos para o cabelo



Consegui voltar às minhas manualidades, das quais tanto gosto! Finalizei o casaquito do post anterior e agora ando a fazer umas aplicações em crochet, para os elásticos que as netinhas usam no cabelo. Na foto estão dois, ainda sem nada, e outros dois já arranjados. No centro de cada flor há uma conta em acrílico (não sei se dá para ver bem). Quando tiver os outros prontos, posto foto.

Bons trabalhos!

casaco de tricot, para menina de 2 anos (Inverno)


Finalmente consegui acabar este casaquinho, começado há meses, que estava parado por motivos vários, entre os quais a mudança de casa! Foi iniciado com o propósito de ser usado no próximo Inverno, pela netinha mais nova, pelo que tirei medidas nesse sentido; esperemos que dê certo, quando chegar o frio!

Bons trabalhos!

segunda-feira, 25 de junho de 2012

paté de delícias do mar


Não costumo gostar de delícias do mar, nem tão pouco de patés, mas este, do qual vos vou deixar a receita, cativou-me; foi feito por uma senhora conhecida, que me disse já ter feito igual com atum , e eu fiquei com vontade de experimentar com salmão ou truta fumados! Não tive ocasião de tirar foto, mas o aspeto é ótimo. Pode ser confecionado na picadora, mas para este foi utilizado o raspador de legumes (a parte com os orifícios mais pequeninos) o que lhe deu um toque especial, tendo ficado menos compacto. Aqui vai, tal e qual como me explicaram:

Ingredientes:
Delícias do mar (q.b.), que se deixam descongelar  durante um bocado, de modo a ficarem rijinhas.
3 ovos cozidos
1 cebola média
orégãos secos (q.b.)
Maionese (q.b.

Preparação:
raspam-se as delícias do mar para uma taça, fazendo-se o mesmo com os ovos cozidos e a cebola, adicionando-se de seguida os orégãos e a maionese, envolvendo-se depois cuidadosamente todos os elementos com uma colher de pau.
Agora é só ter umas tostas e uma bebida a jeito...

Bom apetite!

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Prato de bebé


Nos anos 70/80, era da praxe, algum familiar ou amigo de quem tivesse um bebé, presentear a criança com um prato de inox e respetivos talheres! Quem tiver a minha idade sabe disso. Este post vem a propósito  de ontem, ao dar o jantar às netinhas, vir parar-me às mãos o prato que está na foto, e que me foi dado quando a mãe delas nasceu! Eu, que de quando em vez tenho uns acessos de depuração dos objetos caseiros, desfazendo-me deles, guardei o primeiro  pratinho da filha mais velha, que tem servido para muitas crianças! Penso que muitos de vós terá um prato do género aí em casa...

sexta-feira, 15 de junho de 2012

cães e gatos sem pessoas


Sempre que se proporciona, costumo ir, ao fim da tarde, com a netita mais velha e a cadela Íris, dar pão à passarada que abunda nas árvores perto de minha casa; aparecem melros, rolas, pardais e outros que a minha ignorância em ornitologia não me permite identificar. A pequenota delira e a avó não se lhe fica atrás! Há dias, estávamos nós nesta tarefa, com a cadela murchinha por andar contrariada com o colar, e passou por nós uma gata sem dono, que costuma ser alimentada por alguém que vive nas imediações. A menina viu a felina e disse-me: "ó avó, aquele gatinho vai ali sozinho..."; tentei explicar suavemente, (a criança ainda só tem 3 anos), que há animais abandonados; ela abriu muito os olhitos, ficou séria e muda durante um bocado, perguntando-me depois: "ó avó então há cães e gatos sem pessoas?" Confesso que fiquei sem palavras...
 

Term of Use

conversaqui Copyright © 2009 Flower Garden is Designed by Ipietoon for Tadpole's Notez Flower Image by Dapino