domingo, 23 de setembro de 2012

Folhas caducas


Consolo-me, ao ver o colorido das folhas caducas, que, nesta época de outono, descem das árvores e arbustos, dançando embaladas pelo vento! Certo é que há a parte negativa deste espetáculo, ou seja, as ditas folhas têm de ser removidas do chão, porque entopem tudo, designadamente agora que, misteriosamente, desaparecem as tampas e grelhas do saneamento!
Algumas folhas vêm ter a minha casa, molhadas pelas chuva; sou eu que as trago, e as limpo. Ficam na lista dos objetos a utilizar em manualidades, lista essa que está a ficar muito extensa, mas isso já faz parte de outra história.
São lindas as folhas caducas das árvores e arbustos...
 

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Costa Nova-Torreirra-Costa Nova, de moliceiro





Nunca tinha ido ``a festa de São Paio, na Torreira. Ontem fui, e da melhor maneira, de moliceiro! Partimos da Costa Nova, com nevoeiro, que não levou muito tempo a dissipar-se e  dar lugar ao sol; voltamos com o astro rei a pôr-se, para nosso deleite.
Deixo-vos fotos desses momentos, todos eles bons, mas com o final da viagem magnifico!
Caso tenham vontade de andar de moliceiro, e aviso que ap´´os a primeira vez fica-se adito, posso facultar-vos o contato deste, onde j´´a fiz duas viagens maravilhosas, e não penso ficar por aqui...
 
 

domingo, 2 de setembro de 2012

tabuleiro com fundo de crochet


Este tabuleiro tem já uns anos, e o fundo é constituído por um retângulo de crochet, feito por mim, com linha mercerizada nº 30; gosto muito deste motivo de crochet, que repito em vários trabalhos;  são pequenos quadrados que se unem na última volta. A amostra está na família há várias gerações!
 
Quem sabe se algum de vós quer fazer um igual?
Posso mandar um quadradinho, se alguém quiser.


Bons trabalhos!


sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Caroços de mangas



Que fazer com os caroços das mangas, depois de bem chuchadinhos, como no meu caso, visto que adoro pegar-lhes com as mãos e lambuzar-me toda até que não haja ponta de polpa para aproveitar?
 
Pois bem, a foto acima mostra-vos o resultado de 3 dos ditos, que pus a germinar, e  transplantei há dias para o vaso, entrelaçando os caules das plantas; vamos  ver se crescem!
 
No meu "viveiro", enterrei também sementes de papaia, que desempenharam bem o seu papel, germinando, e estão a atingir uma boa altura, pelo que, brevemente, tratarei de arranjar outro vaso, que vos mostrarei.
 
 
Boas plantações!

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

moelas de frango (limpar)


Quem me diria que aquelas moelas de frango do campo, de aspeto fresquíssimo e limpo, adquiridas no talho do costume, o qual me inspira inteira confiança, me iam levar tanto tempo a preparar?
 
Com uma pequena faca aguçada retirei-lhe  gorduras e alguns restos de pele, após o que as  mergulhei num recipiente com água e vinagre, lavando-as,  passando-as depois por água simples. Depois de escorridas,verifiquei com pesar, que havia ainda pedacitos de gordura que tinham escapado à primeira limpeza, de modo que repeti o ritual completo. Agora sim, tinha gasto tempo e trabalho, mas estavam prontinhas a cozinhar, e devo dizer, sem me estar a auto elogiar que ficaram explêndidas!
 
Adoro cozinhar!
 
Bons cozinhados para vocês!

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Ganchos de cabelo, com aplicaçao de flor crochetada



Aqui estao as minhas últimas manualidades: pequenos ganchos de cabelo, com aplicaçao de flores que crochetei.
Gostei de resultado.

Bons trabalhos!

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Misto de Badejo e Pescada, estufados




Esta refeição já foi confecionada há uns dias, e decidi partilhá-la convosco, porque toda a família gostou.

Utilizei um badejo e uma pescada, que mandei cortar em postas finas, ficando as cabeças com um bocado de pescoço e os rabos maiorzinhos do que as postas; tanto as cabeças como os rabos foram congelados para cozer noutra ocasião.

Ingredientes:

1 badejo
1 pescada
1 cebola média
1 tomate grande, coração de boi, maduro
4 dentes de alho
1 folha de louro
1 molho de coentros
azeite (q.b.)
1 copo pequeno, de vinho branco
sal (q.b.)
umas gotinhas de picante caseiro (feito por mim, com malaguetas)


Preparação:

cobri o fundo de um tacho grande com azeite, que levou a cebola, o alho picados e a folha de louro (sem a nervura do meio). Levei a lume brando, mexendo de vez em quando, até a cebola estar com cor vítrea, adicionei o tomate aos pedaços, depois de retirar-lhe pele e sementes, sal e picante e mexi para envolver todos os elementos; nessa cama acondicionei as postas de peixe, cuidadosamente e tapei, deixando suar um pouco. Passados 3 minutos reguei com o vinho, deitei os coentros, tapei e sacudi o tacho, deixando estar a cozinhar durante cerca de dez minutos, sacudindo de quando em vez o tacho. Estava um dia de calor, de modo que acompanhei apenas com tostas integrais, uma salada de alface e tomate e para sobremesa tivemos pêssegos (os primeiros da época, cá em casa).

(Não indico a quantidade de peixe, porque, sinceramente, não me recordo do peso dos mesmos, apenas que eram médios)

Bom apetite!
 

Term of Use

conversaqui Copyright © 2009 Flower Garden is Designed by Ipietoon for Tadpole's Notez Flower Image by Dapino