sábado, 13 de outubro de 2012

Exportação de jovens


Um casal de jovens, da zona do Porto, ambos bons profissionais, cada qual na sua área, com um filhote, estão a preparar as malas porque vão, dentro de dias, para Angola. A casa, construída com muito sacrifício, ainda tem pormenores por ultimar, mas é um ninho muito acolhedor, que escolheram para morar. Ele, filho único, cujo pai faleceu há pouco, tem sido o amparo moral da mãe. Agora abalam os três, casal e criança, para um país tão distante, deixando para trás a casa por acabar, e a família que precisa deles. Esquisito, não? E ainda por cima, bons trabalhadores, (eu conheço-os)!
Simples a explicação, tão simples como confrangedora: vão ser exportados, porque, no espaço de meses, ficaram os dois desempregados, primeiro ele e depois ela.
A realidade nua e crua é esta: portugal está a exportar os seus jovens talentosos...porra!
 

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Carro com casaco...




Aqui há umas semanas, a neta mais mais velha, que fez 3 anos em Maio, vinha de mão dada comigo; satisfeitas as duas, (tínhamos ido dar pão aos passarinhos que povoam as árvores do jardim), e questionou-me, com os olhos grandes e expressivos, muito sérios: "ó avozinha, porque é que aquele carro tem casaco?".
Confesso, que, de imediato, não vislumbrei a razão da pergunta, mas, olhando na direção do dedito espetado da menina, descobri o mistério e lá tentei explicar à garota a razão pela qual um vizinho, já de certa idade, tapa o carro, que também não é novo, com uma cobertura impermeável, que será da idade do veículo! 
Esse costume era normal, na minha infância, quando poucas pessoas tinham carro, e muito menos garagem. Com o passar dos tempos, caíu em desuso, daí o espanto da miúda. A mim fez-me pensar...

domingo, 23 de setembro de 2012

Folhas caducas


Consolo-me, ao ver o colorido das folhas caducas, que, nesta época de outono, descem das árvores e arbustos, dançando embaladas pelo vento! Certo é que há a parte negativa deste espetáculo, ou seja, as ditas folhas têm de ser removidas do chão, porque entopem tudo, designadamente agora que, misteriosamente, desaparecem as tampas e grelhas do saneamento!
Algumas folhas vêm ter a minha casa, molhadas pelas chuva; sou eu que as trago, e as limpo. Ficam na lista dos objetos a utilizar em manualidades, lista essa que está a ficar muito extensa, mas isso já faz parte de outra história.
São lindas as folhas caducas das árvores e arbustos...
 

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Costa Nova-Torreirra-Costa Nova, de moliceiro





Nunca tinha ido ``a festa de São Paio, na Torreira. Ontem fui, e da melhor maneira, de moliceiro! Partimos da Costa Nova, com nevoeiro, que não levou muito tempo a dissipar-se e  dar lugar ao sol; voltamos com o astro rei a pôr-se, para nosso deleite.
Deixo-vos fotos desses momentos, todos eles bons, mas com o final da viagem magnifico!
Caso tenham vontade de andar de moliceiro, e aviso que ap´´os a primeira vez fica-se adito, posso facultar-vos o contato deste, onde j´´a fiz duas viagens maravilhosas, e não penso ficar por aqui...
 
 

domingo, 2 de setembro de 2012

tabuleiro com fundo de crochet


Este tabuleiro tem já uns anos, e o fundo é constituído por um retângulo de crochet, feito por mim, com linha mercerizada nº 30; gosto muito deste motivo de crochet, que repito em vários trabalhos;  são pequenos quadrados que se unem na última volta. A amostra está na família há várias gerações!
 
Quem sabe se algum de vós quer fazer um igual?
Posso mandar um quadradinho, se alguém quiser.


Bons trabalhos!


sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Caroços de mangas



Que fazer com os caroços das mangas, depois de bem chuchadinhos, como no meu caso, visto que adoro pegar-lhes com as mãos e lambuzar-me toda até que não haja ponta de polpa para aproveitar?
 
Pois bem, a foto acima mostra-vos o resultado de 3 dos ditos, que pus a germinar, e  transplantei há dias para o vaso, entrelaçando os caules das plantas; vamos  ver se crescem!
 
No meu "viveiro", enterrei também sementes de papaia, que desempenharam bem o seu papel, germinando, e estão a atingir uma boa altura, pelo que, brevemente, tratarei de arranjar outro vaso, que vos mostrarei.
 
 
Boas plantações!

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

moelas de frango (limpar)


Quem me diria que aquelas moelas de frango do campo, de aspeto fresquíssimo e limpo, adquiridas no talho do costume, o qual me inspira inteira confiança, me iam levar tanto tempo a preparar?
 
Com uma pequena faca aguçada retirei-lhe  gorduras e alguns restos de pele, após o que as  mergulhei num recipiente com água e vinagre, lavando-as,  passando-as depois por água simples. Depois de escorridas,verifiquei com pesar, que havia ainda pedacitos de gordura que tinham escapado à primeira limpeza, de modo que repeti o ritual completo. Agora sim, tinha gasto tempo e trabalho, mas estavam prontinhas a cozinhar, e devo dizer, sem me estar a auto elogiar que ficaram explêndidas!
 
Adoro cozinhar!
 
Bons cozinhados para vocês!
 

Term of Use

conversaqui Copyright © 2009 Flower Garden is Designed by Ipietoon for Tadpole's Notez Flower Image by Dapino