domingo, 11 de novembro de 2012

Frutos de outono



O Outono é muito generoso, no referente aos frutos com que nos brinda!
A foto acima mostra-vos uns dióspiros, que, quando bem madurinhos, são irresistíveis.
Há dias até me ri sozinha, ao vêr uma receita de doce destes frutos; é que é impensável confecionar esse doce  cá em casa, simplesmente porque, á medida que amadurecem são comidos de imediato. Começamos logo de manhã, ao pequeno almoço!
Hoje, dia de São Martinho, poderia ter escolhido  as castanhas para este post, mas, deliciada com um dióspiro acabado de ingerir, não resisti a prestar-lhes  uma homenagem, aqui neste meu cantinho virtual
Se eu tivesse um bocado de terreno, que não é o caso, uma das árvores que lá plantaria seria precisamente um diospireiro!

terça-feira, 23 de outubro de 2012

O meu canário teve serviço de unhas ao domicílio!


O meu canário,  felizmente com longa longevidade, porquanto ronda os 13 anos, andava com as unhas enormes, a pedirem corte. Ora eu gosto muito do "Ponto", ou "Pontinho", nome que lhe deu a filha mais nova, que o mima imenso, quando vem a Portugal, chegando a trazer-lhe sementes da Suécia, mas, embora goste muito do passarinho, que me tem brindado com um belo canto, ao longo deste tempo, com alguns intervalos de mudez, e que, quando lhe levo um mimo, tal como  folhas de alface ou de espinafre, me agradece com um brilho especial nos olhos, brilho esse que aumenta de intensidade se forem barritas de cereais, imaginem que não consigo pegar-lhe, ou tão pouco tocar-lhe! Quanto ao  marido, no referente aos animais domésticos, põe-se de lado. Se for necessária alguma consulta veterinária, transporta-nos, a mim e ao animal, mas nem sequer assiste à consulta, logo nem pensar em  pedir-lhe para tratar das unhas do passaroco. Entretanto, em conversa casual com uma vizinha, disse-lhe que estava a pensar levar o canário a cortar as longas e curvilíneas unhas, e não é que a senhora, com uma valentia que lhe desconhecia, me respondeu que quem ia fazer esse serviço era ela! Questionei-a sobre a sua eventual prática na matéria, e sosseguei ao saber que é habitual fazer o mesmo a um passarinho que tem. Deste modo, o meu velhote "Pontinho", está mais confortável; teve a sessão de manicure, sem sair de casa; que luxo...

sábado, 13 de outubro de 2012

Exportação de jovens


Um casal de jovens, da zona do Porto, ambos bons profissionais, cada qual na sua área, com um filhote, estão a preparar as malas porque vão, dentro de dias, para Angola. A casa, construída com muito sacrifício, ainda tem pormenores por ultimar, mas é um ninho muito acolhedor, que escolheram para morar. Ele, filho único, cujo pai faleceu há pouco, tem sido o amparo moral da mãe. Agora abalam os três, casal e criança, para um país tão distante, deixando para trás a casa por acabar, e a família que precisa deles. Esquisito, não? E ainda por cima, bons trabalhadores, (eu conheço-os)!
Simples a explicação, tão simples como confrangedora: vão ser exportados, porque, no espaço de meses, ficaram os dois desempregados, primeiro ele e depois ela.
A realidade nua e crua é esta: portugal está a exportar os seus jovens talentosos...porra!
 

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Carro com casaco...




Aqui há umas semanas, a neta mais mais velha, que fez 3 anos em Maio, vinha de mão dada comigo; satisfeitas as duas, (tínhamos ido dar pão aos passarinhos que povoam as árvores do jardim), e questionou-me, com os olhos grandes e expressivos, muito sérios: "ó avozinha, porque é que aquele carro tem casaco?".
Confesso, que, de imediato, não vislumbrei a razão da pergunta, mas, olhando na direção do dedito espetado da menina, descobri o mistério e lá tentei explicar à garota a razão pela qual um vizinho, já de certa idade, tapa o carro, que também não é novo, com uma cobertura impermeável, que será da idade do veículo! 
Esse costume era normal, na minha infância, quando poucas pessoas tinham carro, e muito menos garagem. Com o passar dos tempos, caíu em desuso, daí o espanto da miúda. A mim fez-me pensar...

domingo, 23 de setembro de 2012

Folhas caducas


Consolo-me, ao ver o colorido das folhas caducas, que, nesta época de outono, descem das árvores e arbustos, dançando embaladas pelo vento! Certo é que há a parte negativa deste espetáculo, ou seja, as ditas folhas têm de ser removidas do chão, porque entopem tudo, designadamente agora que, misteriosamente, desaparecem as tampas e grelhas do saneamento!
Algumas folhas vêm ter a minha casa, molhadas pelas chuva; sou eu que as trago, e as limpo. Ficam na lista dos objetos a utilizar em manualidades, lista essa que está a ficar muito extensa, mas isso já faz parte de outra história.
São lindas as folhas caducas das árvores e arbustos...
 

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Costa Nova-Torreirra-Costa Nova, de moliceiro





Nunca tinha ido ``a festa de São Paio, na Torreira. Ontem fui, e da melhor maneira, de moliceiro! Partimos da Costa Nova, com nevoeiro, que não levou muito tempo a dissipar-se e  dar lugar ao sol; voltamos com o astro rei a pôr-se, para nosso deleite.
Deixo-vos fotos desses momentos, todos eles bons, mas com o final da viagem magnifico!
Caso tenham vontade de andar de moliceiro, e aviso que ap´´os a primeira vez fica-se adito, posso facultar-vos o contato deste, onde j´´a fiz duas viagens maravilhosas, e não penso ficar por aqui...
 
 

domingo, 2 de setembro de 2012

tabuleiro com fundo de crochet


Este tabuleiro tem já uns anos, e o fundo é constituído por um retângulo de crochet, feito por mim, com linha mercerizada nº 30; gosto muito deste motivo de crochet, que repito em vários trabalhos;  são pequenos quadrados que se unem na última volta. A amostra está na família há várias gerações!
 
Quem sabe se algum de vós quer fazer um igual?
Posso mandar um quadradinho, se alguém quiser.


Bons trabalhos!


 

Term of Use

conversaqui Copyright © 2009 Flower Garden is Designed by Ipietoon for Tadpole's Notez Flower Image by Dapino