sábado, 21 de setembro de 2013

Caracol, cá de casa



Na foto acima, aparece um simpático caracol, residente, há algum tempo, nas plantas dos meus vasos!
Talvez um dia vos conte como é que este simpático bicharoco chegou a minha casa; é uma história assaz curiosa, garanto-vos, mas por enquanto, observemos apenas este lindo molusco gastrópode!

Como eu gosto de animais...

Árvores de Fruto, e seus tratamentos (2)


Na sequência do meu post anterior, vou deixar aqui  mais algumas indicações, que penso serem úteis, para quem tenha árvores de fruto, mas não experiência quanto ao seu tratamento, e é nesta época que se deve:

Aplicar caldas oleosas aos citrinos atacados por cochonilhas, desde que os frutos não tenham mais que 2 cm de diâmetro.

Sulfatar com Calda Bordalesa as nespereiras em que se tema a incidência de pedrado (são tão boas as nêsperas!).

Efectuar, sempre que necessário, os tratamentos mais indicados con tra a mosca dos frutos.

Colher fruta da época, aproveitando-a para compotas, para secar e, porque não, oferecer parte da colheita a Instituições que apoiam pessoas carenciadas?

Alguma que não esteja em condições de ser consumida, pode ser dada a animais, e, caso não se tenham os ditos, há sempre alguém conhecido que tem galinhas, um porquito...!

E, por agora, é tudo. Vou regar as minhas plantas.

P.S. ontem referi que, caso alguém tenha dúvidas, pode perguntar. As respostas, dadas pelo técnico cá de casa, são gratuitas.


sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Árvores de Fruto, e seus tratamentos


Eu bem anunciei, ao criar este blog, que  iria falar  de tudo e de nada. Não é temático, o meu querido "conversaqui"!
Dado que, por razões por demais conhecidas, há cada vez mais uma aproximação das pessoas com a agricultura, e eu conheço várias que se encontram em lista de espera para as chamadas hortas comunitárias, e outras que "pegaram" em pedaços de terra,  cedidos por quem não tem condições para a tratar, e estão a dar-.lhe a vida que tinham outrora, de modo que as ervas daninhas deram lugar a belas hortas, tendo os proprietários do terreno direito a uma parte das colheitas - lindo, não?

Sendo assim decidi deixar-vos aqui, umas instruções sobre tratamento das árvores de fruto, que retirei de uma agenda rural.

Nesta época do ano, enxertar, "em fenda", cerejeiras, macieiras e pereiras de formas altas. Inspeccionar as ligaduras dos enxertos fetos em Agosto e cortá-las no  caso de estarem a provocar estrangulamentos. Cortar os ladrões, que tenham aparecido, sobretudo nos enxertos. Procurar melhorar a qualidade dos frutos cítricos: um dos métodos, consiste na aplicação, a cada caldeira, de 1 kg de sulfato de potássio e 2 Kgs de sal dissolvidos em 10 litros de água, e, no dia seguinte, apenas água.

Para quem não conheça certa terminologia usada no texto acima, aconselho a procurar na net, mas, caso precisem de algum esclarecimento, podem perguntar-me; afinal tenho um (bom) técnico em casa




sábado, 7 de setembro de 2013

Passeio de Moliceiro


Queria partilhar convosco algumas fotos tiradas ontem, no decorrer de um passeio de Moliceiro: Jardim Oudinot-Torreira-Jardim Oudinot, mas, com grande habilidade, consegui apagá-las! Resta-me dizer-vos que gostei muito; aqui há tempos, tinha tido oportunidade de participar em dois passeios no mesmo barco, e fiquei "cliente". Pena tenho de, por motivos vários, não ir mais vezes, mas, sempre que me for possível, irei, e aconselho-vos vivamente a fazerem o mesmo. O Moliceiro (Pardilhoense) está muito bem tratado, e os convívios a bordo são ótimos; ontem até fizemos um pic-nic no barco, que foi divertidíssimo.
Ressalve-se que não tenho qualquer comissão, para estar a fazer esta propaganda, mas, o que é bom tem de ser divulgado, sim, porque até os preços são acessíveis!
Se ficaram com a curiosidade aguçada, como eu pretendia, vejam esta página no fb: facebook.com/moliceirodacostanova.

Caso participem nalgum passeio, digam-me depois se não vos aconselhei bem!

domingo, 18 de agosto de 2013

Fazer malas


Não sei se já vos contei que detesto fazer malas, sobretudo quando, além da minha, faço também, a pedido do sócio, a dele! Estão a ver o filme: chegados ao destino, falta sempre algo, e aí começam as reclamações. Este cenário repete-se sempre que vamos a qualquer lado  que implique umas mudas de roupa, artigos de higiene, medicamentos, etc., e eu, feita totó, frente às tais reclamações, ameaço que, para a próxima, limito-me a organizar a minha bagagem, o que nunca consegui concretizar. E vocês gostam de fazer as malas?

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Sementes de papaias e mangas, germinadas


Na foto acima, à direita temos um vaso com três pés de mangueiras, cujos caroços semeei, após termos comido as mangas; germinaram, e, quando atingiram alguma altura, transplantei, entrelaçando os pés; à esquerda temos três pés de papaieiras, obtidos de forma igual à das mangueiras. É evidente que não vão dar frutos, (com grande pena minha), porque não têm condições para tal, mas formam lindas plantas verdes, que se dão lindamente, na varanda coberta e quente, onde estão.
 
Gostam da ideia?
 

sábado, 3 de agosto de 2013

Homofobia, xenofobia...e agentes de autoridade


Tenho tido conhecimento, de que, no meio policial, grassam a homofobia, a xenofobia, enfim, as autoridades que deveriam desempenhar funções didáticas, no concernente a esses e outros preconceitos, não o conseguem fazer, bem pelo contrário, porque, eles próprios os têm (e bem arreigados)! Agora pergunto eu: Nos testes feitos aos candidatos a lugares de agentes da P.S.P. e afins, não seria conveniente, incluir itens sobre o atrás descrito? Eu penso quem sim, e vocês?
 
Quero porém ressalvar, que, como em todos os meios, não é tudo "farinha do mesmo saco", e, felizmente, conheço muitos e bons agentes esclarecidos e bem formados!
 
 

Term of Use

conversaqui Copyright © 2009 Flower Garden is Designed by Ipietoon for Tadpole's Notez Flower Image by Dapino