segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Dálias e respectivos tratamentos, nesta época


Hoje vamos falar de dálias, flores tão lindas, que, nesta época, atingem a plena floração, necessitando dos seguintes cuidados:

Retirar, diariamente, as flores murchas; colocar, sempre que necessário, tutores para amparar as hastes; eliminar os botões mais fracos, de modo a conseguir-se o desenvolvimento de flores de maiores dimensões.


(matéria retirada de uma agenda rural de 1994; uma preciosidade que pertence ao meu marido, mas que mora numa das minhas gavetas...)

Boa jardinagem!


Provérbios e Ditados Populares


Aprecio deveras os provérbios e os ditados populares; penso que são um elemento importante de cada cultura, embora seja difícil, por vezes, detectar a sua origem. Certo é que, todos eles, têm um significado, e, quanto a mim, a sua construção deve-se, na sua maioria, ao povo, que, na sua humildade, acaba por ser bem sapiente, apesar de, antigamente haver muito analfabetismo, que, infelizmente, ainda não foi desapareceu totalmente.

Após esta dissertação, que, possivelmente, fará rir historiadores e outros entendidos da matéria, aqui vos deixo esta pérola de sabedoria:

"Não há atalho sem trabalho"

Um bom dia para todos vós...e não se metam por atalhos!

domingo, 22 de setembro de 2013

Vinha e seus tratamentos, nesta época


Conforme o prometido em post anterior, aqui deixo algumas indicações para quem tem Vinha e pouca experiência na matéria:

O que fazer nesta época do ano:

Caso a maturação das uvas esteja atrasada, deve desfolhar-se, com cuidado.
Escolher, por meio de determinação da riqueza sacarina das uvas, a ocasião para iniciar a vindima.
Marcar, antes da colheita, as melhores cepas - as que todos os anos apresentam produção mais regular, maior resistência às doenças e mais perfeitas características da casta - para fornecimento dos garfos para as enxertias.
Aproveitar os dias de sol quente para secar uvas, (que boas as passas de uva!).

Já agora, um ditado antigo, relacionado com agricultura: "Pelo S. Mateus, não peças chuva a Deus".

Boas vindimas!

Dia Europeu sem Carros



A França foi a pioneira, em 1997, do "dia sem carros", a 22 de Setembro, passando, entretanto, outros países europeus a seguir essa (bela) iniciativa, de modo que hoje é o "Dia Europeu sem Carros"!
Na Europa, a chamada Semana Europeia de Mobilidade - 16 a 22 de Setembro - tem várias actividades, todas elas no sentido de sensibilizar as pessoas, no sentido de utilizarem menos o carro, e passarem a utilizar meios de transporte alternativos.
Precisamos de defender o meio ambiente, da excessiva poluição. Afinal, o planeta terra, nossa morada, passará a ser residência das futuras gerações, e temos o dever de o deixar habitável, sem fundamentalismos, como é evidente...

Aplaudo este dia!






sábado, 21 de setembro de 2013

Caracol, cá de casa



Na foto acima, aparece um simpático caracol, residente, há algum tempo, nas plantas dos meus vasos!
Talvez um dia vos conte como é que este simpático bicharoco chegou a minha casa; é uma história assaz curiosa, garanto-vos, mas por enquanto, observemos apenas este lindo molusco gastrópode!

Como eu gosto de animais...

Árvores de Fruto, e seus tratamentos (2)


Na sequência do meu post anterior, vou deixar aqui  mais algumas indicações, que penso serem úteis, para quem tenha árvores de fruto, mas não experiência quanto ao seu tratamento, e é nesta época que se deve:

Aplicar caldas oleosas aos citrinos atacados por cochonilhas, desde que os frutos não tenham mais que 2 cm de diâmetro.

Sulfatar com Calda Bordalesa as nespereiras em que se tema a incidência de pedrado (são tão boas as nêsperas!).

Efectuar, sempre que necessário, os tratamentos mais indicados con tra a mosca dos frutos.

Colher fruta da época, aproveitando-a para compotas, para secar e, porque não, oferecer parte da colheita a Instituições que apoiam pessoas carenciadas?

Alguma que não esteja em condições de ser consumida, pode ser dada a animais, e, caso não se tenham os ditos, há sempre alguém conhecido que tem galinhas, um porquito...!

E, por agora, é tudo. Vou regar as minhas plantas.

P.S. ontem referi que, caso alguém tenha dúvidas, pode perguntar. As respostas, dadas pelo técnico cá de casa, são gratuitas.


sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Árvores de Fruto, e seus tratamentos


Eu bem anunciei, ao criar este blog, que  iria falar  de tudo e de nada. Não é temático, o meu querido "conversaqui"!
Dado que, por razões por demais conhecidas, há cada vez mais uma aproximação das pessoas com a agricultura, e eu conheço várias que se encontram em lista de espera para as chamadas hortas comunitárias, e outras que "pegaram" em pedaços de terra,  cedidos por quem não tem condições para a tratar, e estão a dar-.lhe a vida que tinham outrora, de modo que as ervas daninhas deram lugar a belas hortas, tendo os proprietários do terreno direito a uma parte das colheitas - lindo, não?

Sendo assim decidi deixar-vos aqui, umas instruções sobre tratamento das árvores de fruto, que retirei de uma agenda rural.

Nesta época do ano, enxertar, "em fenda", cerejeiras, macieiras e pereiras de formas altas. Inspeccionar as ligaduras dos enxertos fetos em Agosto e cortá-las no  caso de estarem a provocar estrangulamentos. Cortar os ladrões, que tenham aparecido, sobretudo nos enxertos. Procurar melhorar a qualidade dos frutos cítricos: um dos métodos, consiste na aplicação, a cada caldeira, de 1 kg de sulfato de potássio e 2 Kgs de sal dissolvidos em 10 litros de água, e, no dia seguinte, apenas água.

Para quem não conheça certa terminologia usada no texto acima, aconselho a procurar na net, mas, caso precisem de algum esclarecimento, podem perguntar-me; afinal tenho um (bom) técnico em casa




 

Term of Use

conversaqui Copyright © 2009 Flower Garden is Designed by Ipietoon for Tadpole's Notez Flower Image by Dapino