quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Visitas...e polvo


Tivemos hoje duas visitas, direccionadas à mãe. e a uma das netinhas, que anda na dança do antibiotico e anti-pireticos. Foi deveras agradável, ter a tia L., que anda tão doentinha, e a D. O., cuja saúde também não é famosa, cá em casa. Aproveitei para ir buscar a outra neta à escolinha, mais cedo, de modo a que a vissem também. 

A páginas tantas, a D. O., que gosta de ler os meus posts sobre culinária, "queixou-se" que eu pouco ou nada tenho escrito sobre a matéria. Tem razão, mas, o meu tempo esgota-se de um modo que nem eu compreendo!

A propósito de culinária, discordo de quem diz que certos procedimentos que segue, ao cozinhar, "é que são correctos", ou "é que dão bom resultado". Eu penso de modo diferente. A culinária é uma arte, que só deve de ser praticada por devoção, não por obrigação. Cozinhar para os outros, é dar um bocadinho de nós a quem vai ingerir o que confeccionamos, e cada um trata os alimentos com um toque pessoal.

Lembrei-me disto, a propósito do polvo, que foi a base das nossas refeições de hoje, cozido como me habituei, há vários anos, e que, ficou tenro, tipo manteiga. Passo a explicar: Panela com água a ferver, uma cebola com um corte em cruz (para não se desmanchar), e o cefalopode, bem limpo e lavado, mergulhado nessa água, aproximadamente 15 minutos. No entanto, sei de muitas outras maneiras de o cozer, e acredito que resultem; não me considero detentora da verdade absoluta. 

Ainda a respeito do polvo: quando o adquiro fresco, vai ao congelador, pelo menos 24 horas, e depois de descongelado é que trato dele. Sal, só após a cozedura...e muito pouco!





terça-feira, 1 de outubro de 2013

Comemorações do dia de hoje


O dia de hoje é dedicado a 3 temas muito importantes na vida de todos nós:

Celebra-se o dia mundial da música, e, desse modo, saúdo o meu pai, que dedicou a sua vida a essa arte. Agora, com a idade, artroses nos dedos das mãos, e perda de audição,  não pode tocar o seu piano, nem tão pouco afiná-lo, assim como deixou de tocar os outros ( muitos) instrumentos residentes na divisão da casa, a que chamamos, na família, "a sala do piano"; nessa sala, também biblioteca, estão as composições de piano, que foi compondo ao longo do tempo, e que, apesar de ter sido solicitado para as publicar, nunca quis...temperamento de músico!

É também o dia internacional das pessoas idosas, que nos merecem todo o respeito e carinho, mas que, com grande mágoa, vejo tantas postas de lado pela família, quando a têm, e pela sociedade, que os ignora, por vezes! Temos muitos idosos a morar sozinhos, com pensões irrisórias, mal alimentados e mal medicados, porque perderam a capacidade de se orientarem. Não podemos passar ao lado, nem contar apenas com a Assistência Social, que, no momento, não tem mãos a medir. Matéria para reflectir...e agir!

Outra comemoração de hoje: dia nacional da água. A respeito da água, já escrevi,  neste meu cantinho, vários posts. Que seria da nossa casa, planeta terra, sem esse precioso líquido? Para pensar...



domingo, 29 de setembro de 2013

Comemorações de hoje


Ora bem, segundo reza a minha agenda do consumidor, da Deco Pro Teste, o dia 29 de Setembro é o dia do solteiro, dia mundial do coração, e dia europeu do património!

Confesso desconhecer se os restantes estados civis  têm igualmente um dia especial, e felicito quem está solteiro. A respeito do coração, órgão vital do nosso corpo, este dia será de reflexão, tanto mais que, por vezes, maltratamos tanto o nosso, e, finalmente, o dia europeu do património levanta-me dúvidas. Sei que o nosso país faz parte integrante da Europa, agora quanto a património...


Como escolher uma profissão que o realize e tenha muita procura


Hoje deixo-vos aqui um link, para que se possam informar como podem seleccionar uma profissão que os realize, e, ao mesmo tempo, tenha muita "saída".

http://www.formacao-masterd.com/tecnicos/
Felicidades para o vosso futuro!

sábado, 28 de setembro de 2013

Objectos antigos, de cortiça


Adicionar legenda
Não resisti a mostrar-vos o centro de mesa, que arranjei ontem para a minha cozinha, constituído por 3 objectos antigos de cortiça, usados, em tempos, pela minha família, na zona de Portalegre. Passo a "traduzir": a taça, onde estão as nozes, é um "cocho", que estava pendurado numa fonte, cuja água ia para um tanque de rega, e, quem andasse no campo e tivesse sede, servia-se do cocho para beber. Os outros dois objectos, são "tarros", (o mais pequeno tem gravado, na asa, o ano de 1953), que serviam de marmitas, para quem ia ceifar, no verão, ou apanhar azeitona, no inverno.

Falta-me agora arranjar um chifre de animal, com rolha de cortiça, onde os meus parentes levavam azeitonas, para comer, no intervalo das duras tarefas que desempenhavam. Quando for ao Alentejo tenho de procurar nas casas de velharias...



Água


Todos nós sabemos a importância da água, esse precioso líquido, que não podemos dispensar.
Que aconteceria do nosso planeta, caso ficasse sem água? E ao nosso organismo, se não o hidratássemos convenientemente? Temos assim de ter atenção aos nossos idosos e aos mais novos, para que bebam a quantidade de  água necessária para o bom funcionamento de todos os órgãos do corpo, bem como precisamos de lhes fornecer água com qualidade, e, claro, não nos excluirmos a nós próprios!

Perante o exposto, vou já beber um belo copo de água, e deixo-vos aqui este link,importante para informação:

http://www.maquina-agua.com/promo89/

E então, têm bebido água em quantidade (e qualidade), suficiente? Eu tenho...

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Quem precisa de carro novo?


Quem precisa de carro novo? Estou a ouvir muitas respostas à minha questão, e todas elas são: "eu", "eu", "eu"!
Pois é, os carros são como nós; com o passar dos tempos, começam a enfermar de maleitas, e, enquanto as pessoas vão ao médico, os automóveis vão à oficina! Cá em casa, tivemos um carro, que, a páginas tantas, estava tão velhinho, que lhe demos a alcunha de "gangrenas", e passava o tempo nas mãos de mecânicos auto, claro está.
Quando se chega a esse ponto há que tomar decisões, né?
Nós fomos obrigados a agir...

http://nucleo.netlucro.com/mpromo/888/40.gif

Neste momento, estamos muito satisfeitos com um carro novo, que não nos dá dores de cabeça!
E vocês?
 

Term of Use

conversaqui Copyright © 2009 Flower Garden is Designed by Ipietoon for Tadpole's Notez Flower Image by Dapino