quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Carapaus com tomate e pimento



As fotos acima são de um receita, que improvisei, de carapaus. Para fugir aos fritos, decidi fazer uma base (1ª foto, a contar de cima), que levou: azeite , cebola cortada em meias luas, alhos, descascados e esmagados, uma folha de louro, a que retirei a nervura do meio, pimentos em tiras, tomate triturado, sal (pouco), pimenta (pouca), e, após 10 minutos em lume brando, e mexendo de vez em quando, reguei com uma cerveja mini, tornando a mexer e deixando estar mais um pouco a cozinhar; entretanto os carapaus, devidamente amanhados e salpicados com um pouco de sal, foram cuidadosamente deitados neste molho, e, por cima, levaram coentros picados, mexendo, com muito cuidado. Após ferver, baixei o lume para médio e ficaram a cozer 7 minutos.

Para acompanhamento, batatas cozidas às rodelas, com a casca, e uma salada de tomate e alface.
Dado o pequeno tamanho dos carapaus, todo o cuidado com as espinhas foi pouco.

Bom apetite!

domingo, 6 de outubro de 2013

Ida à Nª Sª das Areias, São Jacinto, no moliceiro Pardilhoense















Estava mesmo carecida de um dia como o de hoje, solarengo, sem vento,  com uma ida de moliceiro (O Pardilhoense, está claro!), à Festa de Nossa Senhora das Areias, em São Jacinto, localidade que se encontrava toda engalanada, com colchas penduradas nas varandas, no trajecto a percorrer pela procissão. Há anos que eu não assistia a uma, e esta esteve bem interessante! Não fui à missa, mas visitei a capela, que não conhecia, e que não me desiludiu, bem pelo contrário.


Desta vez, consegui convencer o marido a viajar de moliceiro, e, deste modo, juntou-se a um grupo de pessoas afáveis e bem dispostas, num salutar convívio. A ria estava deslumbrante; penso  até que quis participar da festa. As tendas de feirantes não escassearam, dando um colorido especial à rua paralela à ria.



Falta-me dizer-vos que o almoço foi óptimo, numa esplanada, com os lugares previamente marcados, caso contrário teríamos dificuldade em arranjar sítio onde comer, dada a multidão que invadia os restaurantes!



Deixo-vos com algumas fotos que captei. Espero que fiquem curiosos, e, para a próxima, queiram ir...

sábado, 5 de outubro de 2013

Dia da Implantação da República e Dia Mundial do Professor


Hoje, 5 de Outubro, comemora-se o Dia da Implantação da República, com grande pesar por parte dos Monárquicos, mas a vida é assim: uns ganham, outros perdem, e, por vezes, há empates! Só uma curiosidade, que, talvez muitos de vós desconheçam: na época da Implantação da República, muitas recém nascidas receberam o nome de "República da Liberdade", assim como outros semelhantes; basta folhear os livros de registos de nascimento da Administração! O Estado Português, só a partir dessa data é que implementou serviços de registo civil. Antes de Abril de 1911, a Igreja desempenhou um papel muito importante nesse aspecto, e dos assentos de baptismo, de casamento e de óbito, lavrados nas paróquias, eram extraídas as certidões necessárias. Com a República houve o "roubo" à Igreja, desses livros, que passaram dos Arquivos Paroquiais para as Conservatórias.

A respeito do Dia Mundial do Professor, devo confessar que, com base no que leio, e no que ouço de pessoas ligadas ao ensino, só posso dizer: pobres dos professores, das respectivas famílias, dos alunos, e companhia! Haja dó...

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Dia Mundial do Animal





Neste Dia Mundial do Animal, muito teria a dissertar sobre o assunto, mas vou tentar resumir o que sinto. Há humanos, também animais, embora racionais, que, em relação aos nossos amigos, animais irracionais, têm um comportamento aberrante, envergonhando-nos a todos! Diariamente somos confrontados com diabólicos maus tratos a animais indefesos. Há que agir, perante casos dos quais tenhamos conhecimento, e denunciar os cobardes que atacam os mais fracos. Congratulo-me com as Associações que, com parcos recursos, ajudam os animais que aparecem estropiados, ou simplesmente abandonados. Verifica-se que, desde que se instalou a crise económica em Portugal, o abandono dos animais de estimação cresceu assustadoramente, o que não admira, porque, se em certos lares nem comida há para dar às crianças, muito menos há para os ditos. Um aplauso para os voluntários que dão tanto de si, ao colaborar no sentido de melhorar as condições de vida dos patudos! E...

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Dia da Infância


Sendo hoje o dia da infância, etapa tão determinante da nossa vida,  há que pensar nos petizes!
Há tanta criança que, por motivos vários, não o pode ser, e desde cedo é obrigada a viver como adulta, o que, forçosamente, a traumatiza. Nas famílias disfuncionais, os mais novos (e os mais velhos) estão sujeitos a maus tratos, não tendo os cuidados mínimos, no referente à alimentação, higiene, saúde, etc.. Há inúmeros casos em nosso redor, muitas vezes camuflados, pelo que devemos estar atentos, e, quando for caso disso, denunciar o que se passa à assistência social, a qual, no momento, não tem mãos a medir, mas, de qualquer modo penso que não temos outra alternativa. Há, igualmente, muitas crianças felizes; basta ir ao Infantário que as netinhas frequentam, e, é tão bom ver essas crianças!
Tenho ainda muita matéria para expor, até porque lidei de perto, através de voluntariado numa Associação de ajuda a famílias carenciadas, numa freguesia problemática, onde a droga, o álcool, e a prostituição abundam em muitas casas, mas, ficará para uma próxima.
Só  mais um pormenor: em certas famílias com bom poder económico, há igualmente muita criança maltratada, física e psicologicamente!

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Visitas...e polvo


Tivemos hoje duas visitas, direccionadas à mãe. e a uma das netinhas, que anda na dança do antibiotico e anti-pireticos. Foi deveras agradável, ter a tia L., que anda tão doentinha, e a D. O., cuja saúde também não é famosa, cá em casa. Aproveitei para ir buscar a outra neta à escolinha, mais cedo, de modo a que a vissem também. 

A páginas tantas, a D. O., que gosta de ler os meus posts sobre culinária, "queixou-se" que eu pouco ou nada tenho escrito sobre a matéria. Tem razão, mas, o meu tempo esgota-se de um modo que nem eu compreendo!

A propósito de culinária, discordo de quem diz que certos procedimentos que segue, ao cozinhar, "é que são correctos", ou "é que dão bom resultado". Eu penso de modo diferente. A culinária é uma arte, que só deve de ser praticada por devoção, não por obrigação. Cozinhar para os outros, é dar um bocadinho de nós a quem vai ingerir o que confeccionamos, e cada um trata os alimentos com um toque pessoal.

Lembrei-me disto, a propósito do polvo, que foi a base das nossas refeições de hoje, cozido como me habituei, há vários anos, e que, ficou tenro, tipo manteiga. Passo a explicar: Panela com água a ferver, uma cebola com um corte em cruz (para não se desmanchar), e o cefalopode, bem limpo e lavado, mergulhado nessa água, aproximadamente 15 minutos. No entanto, sei de muitas outras maneiras de o cozer, e acredito que resultem; não me considero detentora da verdade absoluta. 

Ainda a respeito do polvo: quando o adquiro fresco, vai ao congelador, pelo menos 24 horas, e depois de descongelado é que trato dele. Sal, só após a cozedura...e muito pouco!





terça-feira, 1 de outubro de 2013

Comemorações do dia de hoje


O dia de hoje é dedicado a 3 temas muito importantes na vida de todos nós:

Celebra-se o dia mundial da música, e, desse modo, saúdo o meu pai, que dedicou a sua vida a essa arte. Agora, com a idade, artroses nos dedos das mãos, e perda de audição,  não pode tocar o seu piano, nem tão pouco afiná-lo, assim como deixou de tocar os outros ( muitos) instrumentos residentes na divisão da casa, a que chamamos, na família, "a sala do piano"; nessa sala, também biblioteca, estão as composições de piano, que foi compondo ao longo do tempo, e que, apesar de ter sido solicitado para as publicar, nunca quis...temperamento de músico!

É também o dia internacional das pessoas idosas, que nos merecem todo o respeito e carinho, mas que, com grande mágoa, vejo tantas postas de lado pela família, quando a têm, e pela sociedade, que os ignora, por vezes! Temos muitos idosos a morar sozinhos, com pensões irrisórias, mal alimentados e mal medicados, porque perderam a capacidade de se orientarem. Não podemos passar ao lado, nem contar apenas com a Assistência Social, que, no momento, não tem mãos a medir. Matéria para reflectir...e agir!

Outra comemoração de hoje: dia nacional da água. A respeito da água, já escrevi,  neste meu cantinho, vários posts. Que seria da nossa casa, planeta terra, sem esse precioso líquido? Para pensar...



 

Term of Use

conversaqui Copyright © 2009 Flower Garden is Designed by Ipietoon for Tadpole's Notez Flower Image by Dapino