domingo, 13 de outubro de 2013

Festa em honra dos Santos Mártires, Bairro do Alboi, Aveiro


Ontem à noite, num  passeio a pé com o meu sócio, na baixa de Aveiro, fui dar com a capela dos santos Mártires, no simpático bairro do Alboi, em festa.
Aproveitei para ver o interior da pequena e interessante capela, e tirei fotos, que vos deixo aqui.
Curiosamente, penso ter sido a primeira vez que entrei nesta capelinha, e, certamente, haverá muitos Aveirenses (nascidos na cidade, ou nela residentes, que a desconhecem. Pois bem, desafio-vos a uma visita à mesma; não ficarão desiludidos, assim como eu não fiquei!
E então, curiosos?

sábado, 12 de outubro de 2013

Dia mundial dos cuidados paliativos


 12 de Outubro - Dia mundial dos cuidados paliativos. Desde já, uma saudação especial para a unidade de cuidados paliativos do IPO de Coimbra, onde foi tão acarinhado e bem tratado, o meu irmão mais velho, na última etapa da sua terrível doença. A importância destes Serviços não é mensurável, e, todos os que já tiveram alguém muito chegado, internado numa dessas unidades, sabem bem a importância e a necessidade que temos de as ver multiplicar por todo o país, o que não me parece que vá ser o caso, pelos motivos que também sabemos. Certo é que o "melhor" local para um paciente estar, na fase terminal de certas doenças, acompanhado pela família e amigos, como é evidente, é precisamente nos cuidados paliativos, onde todo o pessoal, desde médicos a auxiliares, estão preparados para que o doente parta com dignidade!

Senhores governantes, tratem bem as unidades de cuidados paliativos, para que os doentes que delas carecem, sejam bem tratados. 
Os cortes na saúde são desumanos, já se deram conta?

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Dia mundial da saúde mental


10 de Outubro, dia mundial da saúde mental. É com pesar que verifico haver, em 2013, tantos preconceitos em relação a quem padece de doenças de foro mental! Afinal são maleitas como outras que surgem  nos mais variados órgãos do corpo humano, e que precisam de ser tratadas e acompanhadas. Algumas já nascem connosco. Há outro factor que também me perturba, em relação ao doente mental português, e que é, nada mais do que a falta de apoios por parte do Estado, desde que começou esta malfadada época que atravessamos, e que se foi instalando lentamente, sem nos darmos conta, até porque eram os próprios governantes que nos garantiam que portugal não estava no mesmo patamar de outros países, que já se debatiam com graves problemas financeiros (certo, menino Sócrates e companhia?). Mas, voltando, à saúde mental, saúdo todos os portadores de doenças mentais, assim como os cuidadores dos mesmos, normalmente membros da família, e esperemos que certas mentalidades obtusas se alterem, para que, com esforço de toda a comunidade, os doentes com problemas mentais tenham uma vida mais digna.

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Carapaus com tomate e pimento



As fotos acima são de um receita, que improvisei, de carapaus. Para fugir aos fritos, decidi fazer uma base (1ª foto, a contar de cima), que levou: azeite , cebola cortada em meias luas, alhos, descascados e esmagados, uma folha de louro, a que retirei a nervura do meio, pimentos em tiras, tomate triturado, sal (pouco), pimenta (pouca), e, após 10 minutos em lume brando, e mexendo de vez em quando, reguei com uma cerveja mini, tornando a mexer e deixando estar mais um pouco a cozinhar; entretanto os carapaus, devidamente amanhados e salpicados com um pouco de sal, foram cuidadosamente deitados neste molho, e, por cima, levaram coentros picados, mexendo, com muito cuidado. Após ferver, baixei o lume para médio e ficaram a cozer 7 minutos.

Para acompanhamento, batatas cozidas às rodelas, com a casca, e uma salada de tomate e alface.
Dado o pequeno tamanho dos carapaus, todo o cuidado com as espinhas foi pouco.

Bom apetite!

domingo, 6 de outubro de 2013

Ida à Nª Sª das Areias, São Jacinto, no moliceiro Pardilhoense















Estava mesmo carecida de um dia como o de hoje, solarengo, sem vento,  com uma ida de moliceiro (O Pardilhoense, está claro!), à Festa de Nossa Senhora das Areias, em São Jacinto, localidade que se encontrava toda engalanada, com colchas penduradas nas varandas, no trajecto a percorrer pela procissão. Há anos que eu não assistia a uma, e esta esteve bem interessante! Não fui à missa, mas visitei a capela, que não conhecia, e que não me desiludiu, bem pelo contrário.


Desta vez, consegui convencer o marido a viajar de moliceiro, e, deste modo, juntou-se a um grupo de pessoas afáveis e bem dispostas, num salutar convívio. A ria estava deslumbrante; penso  até que quis participar da festa. As tendas de feirantes não escassearam, dando um colorido especial à rua paralela à ria.



Falta-me dizer-vos que o almoço foi óptimo, numa esplanada, com os lugares previamente marcados, caso contrário teríamos dificuldade em arranjar sítio onde comer, dada a multidão que invadia os restaurantes!



Deixo-vos com algumas fotos que captei. Espero que fiquem curiosos, e, para a próxima, queiram ir...

sábado, 5 de outubro de 2013

Dia da Implantação da República e Dia Mundial do Professor


Hoje, 5 de Outubro, comemora-se o Dia da Implantação da República, com grande pesar por parte dos Monárquicos, mas a vida é assim: uns ganham, outros perdem, e, por vezes, há empates! Só uma curiosidade, que, talvez muitos de vós desconheçam: na época da Implantação da República, muitas recém nascidas receberam o nome de "República da Liberdade", assim como outros semelhantes; basta folhear os livros de registos de nascimento da Administração! O Estado Português, só a partir dessa data é que implementou serviços de registo civil. Antes de Abril de 1911, a Igreja desempenhou um papel muito importante nesse aspecto, e dos assentos de baptismo, de casamento e de óbito, lavrados nas paróquias, eram extraídas as certidões necessárias. Com a República houve o "roubo" à Igreja, desses livros, que passaram dos Arquivos Paroquiais para as Conservatórias.

A respeito do Dia Mundial do Professor, devo confessar que, com base no que leio, e no que ouço de pessoas ligadas ao ensino, só posso dizer: pobres dos professores, das respectivas famílias, dos alunos, e companhia! Haja dó...

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Dia Mundial do Animal





Neste Dia Mundial do Animal, muito teria a dissertar sobre o assunto, mas vou tentar resumir o que sinto. Há humanos, também animais, embora racionais, que, em relação aos nossos amigos, animais irracionais, têm um comportamento aberrante, envergonhando-nos a todos! Diariamente somos confrontados com diabólicos maus tratos a animais indefesos. Há que agir, perante casos dos quais tenhamos conhecimento, e denunciar os cobardes que atacam os mais fracos. Congratulo-me com as Associações que, com parcos recursos, ajudam os animais que aparecem estropiados, ou simplesmente abandonados. Verifica-se que, desde que se instalou a crise económica em Portugal, o abandono dos animais de estimação cresceu assustadoramente, o que não admira, porque, se em certos lares nem comida há para dar às crianças, muito menos há para os ditos. Um aplauso para os voluntários que dão tanto de si, ao colaborar no sentido de melhorar as condições de vida dos patudos! E...
 

Term of Use

conversaqui Copyright © 2009 Flower Garden is Designed by Ipietoon for Tadpole's Notez Flower Image by Dapino