sexta-feira, 18 de outubro de 2013

15º Aniversário da Casa da Cruz - Esgueira - Aveiro


A Casa da Cruz, em Esgueira, Aveiro, pertencente à Santa Casa da Misericórdia de Aveiro, onde funciona uma creche e ensino pré-escolar, festejou hoje o seu 15º aniversário, com um lanche e convívio entre os pequenotes, colaboradoras da "escolinha", como, carinhosamente lhe chamam as minhas netas, e familiares das crianças. Cada um contribuiu com algo, tendo a mesa ficado bem recheada de doces e salgados, e o convívio foi salutar, culminando com uma actuação de alunos, que mereceu uma bela salva de palmas!

Os meus Parabéns a todos os que trabalham neste local, que é mais do que uma creche e ensino pré-escolar, sendo uma extensão da casa de família de cada menino(a), que ali recebem juntamente com  ensinamentos que lhes vão ser úteis ao longo da vida, afeição, muita mesmo! Os petizes sentem-se felizes, recebendo educação, e brincando, enquanto os pais estão nos respectivos trabalhos, descansados em relação aos filhos, que sabem estarem no "sítio certo".

Na qualidade de avó de duas meninas, utentes deste Centro, e que vou buscar muitas vezes, o que escrevi neste post foi sentido. Seria bom se todos os infantários funcionassem deste modo...

Dia Mundial da Menopausa


Dia 18 de Outubro- Dia Mundial da Menopausa.

Mas, afinal, o que é a menopausa? "O termo menopausa vem do grego mēn (mês) e paûsis (interrupção, pausa) - numa clara referência à interrupção do ciclo menstrual". (retirado da Wikipédia).

Agora deparo-me com a minha ignorância: será que há algum dia dedicado à Andropausa? Penso que sim, porque afinal, há dias dedicados a tantos assuntos menos importantes...

Em relação à menopausa, há muito a dizer, mas eu fico-me por aqui: O desconhecimento sobre esta matéria, impera, mesmo em indivíduos com boas habilitações académicas, mas, ao mesmo tempo, com falta de sensibilidade! Há tanta gente para quem a menopausa é tabu!

O meu conselho é que, quem nunca se debruçou sobre o assunto, o faça agora.

 A menopausa não é o "fim" da sexualidade de uma mulher, bem pelo contrário.

Lamento que haja mitos, demasiado arreigados, para meu gosto, acerca desta etapa  importante da vida de nós, mulheres, mas, ao mesmo tempo, congratulo-me por ver casais que estão em sintonia, por estarem devidamente informados!

E, para finalizar, a ignorância sobre a menopausa não atinge só os homens, tá?  Não há nada como dissecar esta matéria, nem que seja uma simples conversa com o médico de família!




quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Dia Internacional Para a Erradicação da Pobreza


17 de Outubro, Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza. Em terras lusas, quer parecer-me que será mais apropriado, no momento, falarmos em implementação da pobreza, e olhem que não estou a ser pessimista, apenas convivo, diariamente com pessoas de baixos rendimentos. Não se torna necessário ir longe, basta ir, por exemplo, a um Centro de Saúde, e ouvir as histórias sofridas de gente sofrida...


Dia Mundial da Alimentação


16 de Outubro, dia mundial da alimentação. Muito há a dizer sobre a matéria, mas uma coisa é certa, todos nós sabemos que a maior parte das pessoas alimenta-se incorrectamente, o que causa muitas doenças, alguns bem graves! Uns comem demais, mas não alimentos saudáveis, outros estão famintos, por não terem o que comer. Até a água, bebida indispensável no nosso dia a dia, não é ingerida como nos é indicado pelos profissionais de saúde (1,5 a 2 l por dia). Há quem não beba, apenas por preguiça, e há quem não tenha acesso a água potável. Para os primeiros, aconselho que façam como eu, que não aprecio água simples; preparo "chás", as chamadas tisanas, logo de manhã, e vou-as bebendo, sem açúcar, ao longo do dia, atingindo assim  a quantidade de líquidos que me aconselharam.

Mas, voltando à alimentação, há que ter atenção à roda de alimentos, por uma questão de saúde, e haver um esforço conjunto para, pelo menos à nossa volta, não deixar-mos que haja fome...

terça-feira, 15 de outubro de 2013

Dia Mundial da Bengala Branca


Dia 15 de Outubro - celebração do dia mundial da bengala branca, símbolo de independência das pessoas cegas.
A bengala branca, usada pelos cegos treinados, ajuda-os na locomoção e dá-lhes independência e segurança. Já tentaram circular pela vossa casa, de olhos fechados, localizando os objectos com as mãos? Eu já, para tentar entender o que sente quem não tem visão.

Uma saudação muito especial para os cegos, sobretudo para aqueles que não se deixam vencer pela adversidade, conseguindo levar uma vida normal, trabalhando e constituindo família, apesar dos muitos escolhos que precisam de ultrapassar. Admiro-os imenso, sabem?

domingo, 13 de outubro de 2013

Costa Nova do Prado, 13 de Outubro de 2013



Vou contar-vos um segredo: no mercado do peixe da Costa Nova, Ílhavo, aos domingos de tarde, há saldos! É verdade, como o mercado está fechado às segundas feiras, as peixeiras, por volta das 16 horas baixam os preços. Sendo assim, costumo trazer peixe para toda a semana, gastando muito menos do que gastaria, caso o fosse adquirindo dia a dia, tendo ainda a vantagem de trazer peixe do mar e não de viveiro, porque me dirijo sempre à mesma banca, cuja dona me ajuda a escolher o dito, e não pensem que tem falta de frescura. Ao jantar já desmanchámos, espinha a espinha, uma simpática cabeça de garoupa cozida.

 À saída do mercado comemos as primeiras castanhas da época, vendidas por um assador de rua, e, apesar dos chuviscos ainda demos um breve passeio a pé; antes de tornar ao carro, houve o pastel de nata da praxe, para o meu marido (que a mim estão-me vedados os doces), contentando-me com um café.

Tirei as fotos acima, e espero ter despertado a vossa curiosidade acerca do mercado...

Festa em honra dos Santos Mártires, Bairro do Alboi, Aveiro


Ontem à noite, num  passeio a pé com o meu sócio, na baixa de Aveiro, fui dar com a capela dos santos Mártires, no simpático bairro do Alboi, em festa.
Aproveitei para ver o interior da pequena e interessante capela, e tirei fotos, que vos deixo aqui.
Curiosamente, penso ter sido a primeira vez que entrei nesta capelinha, e, certamente, haverá muitos Aveirenses (nascidos na cidade, ou nela residentes, que a desconhecem. Pois bem, desafio-vos a uma visita à mesma; não ficarão desiludidos, assim como eu não fiquei!
E então, curiosos?
 

Term of Use

conversaqui Copyright © 2009 Flower Garden is Designed by Ipietoon for Tadpole's Notez Flower Image by Dapino