quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Cabrito assado, com batatas, e arroz de miúdos do mesmo





Domingo passado, resolvi fazer um assado de cabrito de leite, e utilizei os miúdos, num arroz que fez as delícias do pessoal. Retirei todas as gorduras ao cabrito, embora viesse bem limpo, e algumas peles, e imergi-o em água com vinagre, durante umas horas, após o que foi passado por água limpa, e temperado com alho, louro, salsa, colorau, sal, pimenta, e vinho branco. Este processo foi tratado na véspera à noite, tendo a carne ficado na marinada até à fase do cozinhado (domingo de manhã). Um pormenor, que talvez possa ser útil a alguém: o refogado do arroz, pouco puxado, foi feito no micro-ondas, onde depois ferveu a água e um pouco do líquido da marinada, onde cozeram os miúdos do cabrito, na panela de pressão; foram então cortados em pedaços pequenos e metidos, com o  arroz, no líquido fervente, seguindo  a taça para o forno, a secar. Quando o arroz estava bem cozido, foi retirado do forno, tapado com papel de alumínio, e guardado no micro-ondas, para não arrefecer. 

Na foto onde se vê o tabuleiro do cabrito,  ainda não estava bem assado; foi retirado do forno para mexer, o que tem de ser feito várias vezes.

Bom apetite!

terça-feira, 22 de outubro de 2013

roupa personalizada






Podemos personalizar as nossas peças de vestuário, de modo a ficarem únicas, sem gastar quase nenhum dinheiro; basta pôr a imaginação a trabalhar!
Deixo-vos aqui  fotos de dois casacos: no cinzento, de tecido, apliquei um pompom na lapela, feito por mim, com um resto de lã com pelo; esse pompom, preso por um alfinete, pode passar para a lapela de um bolso. Tenho cachecol tipo meia estação, de tom idêntico, e gosto imenso de ver o conjunto.
No casaco de malha, bege escuro, preguei, também com um alfinete, uma roseta de tecido, com um pompom em pele, em tons de castanho, que tenho há vários anos; também esta roseta migra, de quando em vez, para outro casaco.
São pequenos detalhes que fazem toda a diferença. Espero que tenham gostado e tirado ideias...

douradas assadas no sal


A foto acima é de um tabuleiro, forrado com papel de alumínio, tapado com sal, por cima do qual se dispuseram duas douradas, as quais, por sua vez, foram cobertas com sal, (ao todo usei 2 Kgs de sal). O tabuleiro foi de seguida para o forno, previamente aquecido, onde esteve meia hora, a 200º. O peixe havia sido amanhado pela vendedora, a quem pedi que lhe fizesse uma pequena abertura na barriga, para retirar as vísceras, não tendo a pele qualquer golpe, caso contrário ficaria muito salgado. No final, o sal fica em pedra, e aí entra o trabalho do meu marido, que aprendeu a retirá-lo, dando-lhe umas pancadas com uma faca.
Na foto, o tabuleiro ainda não tinha ido ao forno.
Acompanhámos apenas com batatas cozidas, e o único tempero foi um fio de azeite.

É uma receita que recomendo, para quem aprecia peixe.


domingo, 20 de outubro de 2013

Dia Mundial da Osteoporose


20 de Outubro - Dia Mundial da Osteoporose, doença silenciosa, a que temos de estar atentos, pois pode ser retardada.

Passo a explicar em que consiste a osteoporose, (retirei da Wikipédia):

osteoporose é uma doença que atinge os ossos. Caracteriza-se quando a quantidade de massa óssea diminui substancialmente e desenvolve ossos ocos, finos e de extrema sensibilidade, mais sujeitos a fraturas. Faz parte do processo normal de envelhecimento, e é mais comum em mulheres do que em homens. A doença progride lentamente e raramente apresenta sintomas antes que aconteça algo de maior gravidade, como uma fractura, que costuma ser espontânea, isto é, não relacionada a trauma. Se não forem feitos exames diagnósticos preventivos a osteoporose pode passar despercebida, até que tenha gravidade maior. A osteoporose pode ter a sua evolução retardada por medidas preventivas.


Bom Domingo, para todos vós!


sexta-feira, 18 de outubro de 2013

15º Aniversário da Casa da Cruz - Esgueira - Aveiro


A Casa da Cruz, em Esgueira, Aveiro, pertencente à Santa Casa da Misericórdia de Aveiro, onde funciona uma creche e ensino pré-escolar, festejou hoje o seu 15º aniversário, com um lanche e convívio entre os pequenotes, colaboradoras da "escolinha", como, carinhosamente lhe chamam as minhas netas, e familiares das crianças. Cada um contribuiu com algo, tendo a mesa ficado bem recheada de doces e salgados, e o convívio foi salutar, culminando com uma actuação de alunos, que mereceu uma bela salva de palmas!

Os meus Parabéns a todos os que trabalham neste local, que é mais do que uma creche e ensino pré-escolar, sendo uma extensão da casa de família de cada menino(a), que ali recebem juntamente com  ensinamentos que lhes vão ser úteis ao longo da vida, afeição, muita mesmo! Os petizes sentem-se felizes, recebendo educação, e brincando, enquanto os pais estão nos respectivos trabalhos, descansados em relação aos filhos, que sabem estarem no "sítio certo".

Na qualidade de avó de duas meninas, utentes deste Centro, e que vou buscar muitas vezes, o que escrevi neste post foi sentido. Seria bom se todos os infantários funcionassem deste modo...

Dia Mundial da Menopausa


Dia 18 de Outubro- Dia Mundial da Menopausa.

Mas, afinal, o que é a menopausa? "O termo menopausa vem do grego mēn (mês) e paûsis (interrupção, pausa) - numa clara referência à interrupção do ciclo menstrual". (retirado da Wikipédia).

Agora deparo-me com a minha ignorância: será que há algum dia dedicado à Andropausa? Penso que sim, porque afinal, há dias dedicados a tantos assuntos menos importantes...

Em relação à menopausa, há muito a dizer, mas eu fico-me por aqui: O desconhecimento sobre esta matéria, impera, mesmo em indivíduos com boas habilitações académicas, mas, ao mesmo tempo, com falta de sensibilidade! Há tanta gente para quem a menopausa é tabu!

O meu conselho é que, quem nunca se debruçou sobre o assunto, o faça agora.

 A menopausa não é o "fim" da sexualidade de uma mulher, bem pelo contrário.

Lamento que haja mitos, demasiado arreigados, para meu gosto, acerca desta etapa  importante da vida de nós, mulheres, mas, ao mesmo tempo, congratulo-me por ver casais que estão em sintonia, por estarem devidamente informados!

E, para finalizar, a ignorância sobre a menopausa não atinge só os homens, tá?  Não há nada como dissecar esta matéria, nem que seja uma simples conversa com o médico de família!




quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Dia Internacional Para a Erradicação da Pobreza


17 de Outubro, Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza. Em terras lusas, quer parecer-me que será mais apropriado, no momento, falarmos em implementação da pobreza, e olhem que não estou a ser pessimista, apenas convivo, diariamente com pessoas de baixos rendimentos. Não se torna necessário ir longe, basta ir, por exemplo, a um Centro de Saúde, e ouvir as histórias sofridas de gente sofrida...


 

Term of Use

conversaqui Copyright © 2009 Flower Garden is Designed by Ipietoon for Tadpole's Notez Flower Image by Dapino