terça-feira, 5 de novembro de 2013

Aniversário de Casamento


No dia 6 de Novembro de 1976, eu e o marido dissemos o "sim", na Igreja da Sé, em Aveiro, e, desde então, a família que constituímos foi crescendo, primeiro as filhas, depois as netas, além do genro, e afins.

Como qualquer casal, temos tido períodos altos e baixos (sim, que eu não creio em contos de fadas), mas, certo é que temos a certeza de que não estamos sós, sobretudo nos maus momentos, (nos bons, aparecem sempre resmas de gente), sendo solidários a 100% um com o outro, assim como com a restante família. E, acreditem, maus momentos, por exemplo, a nível de saúde, não têm faltado, e a doer!

Ao folhear o álbum de casamento, que, conforme era usual na época, tem inúmeras fotos a preto e branco, e, no final, algumas a cores, revejo vários entes queridos, que, entretanto, já partiram, entre as quais o meu irmão mais velho, o meu sogro e o meu padrinho de  casamento, o que me entristece, mesmo sabendo que a vida é assim, e que todos nós faremos a última viagem, sem retorno.

Esses familiares, e amigos não morreram, porque estão sempre  no nosso pensamento, e só morre quem é esquecido, disso tenho a certeza!

Hoje, há jantar comemorativo do evento, e lamento não ser possível reunir todos os elementos do clã Matos Neves, mas, brevemente, estaremos juntos, embora por pouco tempo, não é D. e J.?
Foto dos "pombinhos"

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Dia Nacional do Inventor


4 de Novembro - Dia Nacional do Inventor

Aqui deixo um aplauso às pessoas cuja criatividade lhes dá asas, e permite que inventem novas coisas, que nos ajudam em várias vertentes.

Admiro imenso quem se dedica, com paciência,  gastando muito do seu tempo, à volta do que, um dia, germinou no seu pensamento!

Felizmente, em portugal, temos cérebros que não nos deixam ficar mal; só é pena verem mais depressa o seu mérito reconhecido no estrangeiro, do que no próprio país.

 Há que mudar  mentalidades, e deixarmos de pensar que só o que que vem "de fora" é que é bom!

Casaco de Hoje (3)



Quando encontro uma peça de roupa, que me agrade, na relação qualidade/preço, não me importo de comprar duas iguais, apenas de cores diferentes, e daí ter este casaco camel (Naulover), igual ao cinzento, que já mereceu aqui dois posts, recentemente. Foram adquiridos no mesmo dia, e, como referi anteriormente, têm uma "carrada" de anos, e estão impecáveis.

A roseta da lapela, foi feita em tecido, com um botão no meio, e foi-me oferecida; a echarpe (um dos meus vícios), tem figuras de lobos, animais que me fascinam.

Decidi tirar a foto também à camisola do dia, cuja idade não difere muito da dos casacos; tem sido bastante usada, e consequentemente sujeita a inúmeras lavagens, mas os borbotos, felizmente, não apareceram. Aliás, tenho outras camisolas e casacos desta marca, (Miss Tricot), e nunca apanhei nenhuma desilusão com eles.

Uma ressalva, apenas, estou a citar as marcas, apenas porque penso serem boas, e não por outro motivo qualquer. 

Gosto do conjunto!

domingo, 3 de novembro de 2013

Dia Mundial do Cancro do Cólon e do Reto


3 de Novembro - Dia Mundial do Cancro do Cólon e do Reto

Acerca desta doença, que, muitas vezes, se vai instalando silenciosamente no organismo humano, e, quando é detectada já não é curável, vou contar-vos uma situação, para que reflictam e ajam!

O gastroenterologista que me tem seguido, desde há cerca de treze anos e meio, e que considero um óptimo especialista e uma excelente pessoa, numa das minhas consultas, em que fui acompanhada pelo meu marido, a páginas tantas, perguntou-lhe: sabe qual a melhor prenda que pode oferecer a si próprio, aos 50 anos? O visado, que estava a poucos dias de perfazer meio século, perguntou-lhe o que era, e o clínico respondeu-lhe: é uma colonoscopia, que todas as pessoas deviam fazer por volta dessa idade.

Passadas umas semanas, e por insistência minha, foi efectuado o exame, e retirados pólipos, que, caso continuassem instalados nos intestinos, iriam ficar malignos.

Agora, de 3 em 3 anos, há o exame de rotina.

Infelizmente, uma ex colega e amiga, partiu precocemente, com um cancro do intestino, e outra grande amiga minha  debate-se com essa doença, há três anos; uma corajosa guerreira, e exemplo para muitos, a A.






quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Casaco de hoje (2)


Já dediquei um post a este casaco, que me acompanha há muito tempo, e está impecável. 

Hoje, personalizei-o do modo que podem ver na foto. A roseta é laranja, embora aqui não se note bem.

E, sem querer ser repetitiva, considero que, com pequenos detalhes, sem dispormos de muito dinheiro, podemos revitalizar a nossa roupa; no caso, uma echarpe e uma roseta de crochet fazem a diferença. 

Outro factor a ter em conta é a qualidade das peças que adquirimos, (mais vale poucas e de qualidade, do que muitas e fracas).

Como já referi anteriormente, a época de saldos é ideal para ir às compras... 

Dia Nacional da Prevenção do Cancro da Mama


Dia 30 de Outubro - Dia Nacional da Prevenção do Cancro da Mama

Acerca deste assunto, apenas vos digo: não é só aos outros que acontece!

Não podemos descurar os exames de rotina, porque, se este tipo de cancro for diagnosticado na fase inicial, há grandes possibilidades de cura.

Vamos alertar o máximo de pessoas que pudermos, combinado?

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Dia Mundial da psoríase


29 de Outubro - Dia Mundial da Psoríase.

Sabia que a dita psoríase era uma doença da pele, mas desconhecia tudo o que lhe diz respeito, de modo que recorri à Wikipédia, e passo a transcrever parte do artigo, bem elucidativo, para partilhar convosco:

"Psoríase (do grego psora "coceira" + -sis "ação, condição") é uma doença inflamatória crônica da pele, podendo afetar mucosas, unhas e até articulações. Cerca de 2-3% da população tem psoríase, que acomete homens e mulheres de qualquer idade, sendo frequente o seu aparecimento na terceira década de vida. É caracterizada pela presença de lesões avermelhadas, bem delimitadas, descamativas,em qualquer parte do corpo. Apresenta período de melhora e piora ao longo da sua evolução. A psoríase pode levar a uma piora na qualidade de vida dos pacientes, devido ao preconceito das pessoas que os cercam.
É agravada por fatores psicológicos, estresse, frio, baixa umidade, ingestão de álcool e tabaco e corticosteroidesNão é contagiosa, sua causa mais frequente é genética associada a fatores psicológicos. A escolha do tratamento deve ser feita considerando-se a gravidade e a extensão do quadro clínico e do comprometimento psicoemocional.1 Atinge 2% a 3% da população mundial sendo mais frequente em pessoas brancas (cerca de 80% dos casos) com vulnerabilidade genética.2"

Acrescento só um detalhe: mais uma vez se verifica que o  preconceito compromete a vida de quem "não é igual", mas, que, quer queiram ou não, "é igual", com ou sem manchas na pele...


 

Term of Use

conversaqui Copyright © 2009 Flower Garden is Designed by Ipietoon for Tadpole's Notez Flower Image by Dapino