sábado, 14 de dezembro de 2013

Agradecimento







Completei ontem 57 anos de idade, e, devo confessar-vos que me senti muito acarinhada, o que mez sentir bastante feliz!
Agradeço,  aqui neste meu cantinho, a todos os que , de  varios modos, fizeram com que este meu aniversário tivesse sido especial!
Bem hajam!
Aproveito para deixar foto do bolo, que não pude provar, mas que fez as delicias das minhas pequerruchas e dos meus pais.
Aqui em Esgueira, tenho adquirido os bolos de aniversario, e não só,  sempre no mesmo local, e nunca me senti defraudada; caso alguém queira, posso indicar o nome, e não,  não tenho comissao!
Resta-me desejar-vos um bom fim de semana.


domingo, 8 de dezembro de 2013

O meu presépio e o 1º presente de Natal, de 2013!




(o meu primeiro presente de Natal, deste ano)
 
 
 
Já contei, neste meu cantinho, a história do presépio cá de casa, de modo que não vou repeti-la. Todos os anos, sou eu que o armo, sendo que o faço sempre  de  maneira diferente, consoante dita a inspiração. Deixo-vos fotos de alguns pormenores do mesmo. O postal que faz parte do conjunto, tem a função de biombo, que esconde o telefone, e foi-me enviado, juntamente com a primeira prenda de Natal deste ano, por uma amiga, que, apesar de não me conhecer pessoalmente, adivinha os meus gostos, e, estou convicta de que também acerto com o que ela aprecia. São pequenas trocas que fazemos, e que me aquecem a alma...

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Sonho que partilhei...


Alguém teve um sonho, que, sem ajuda, não conseguia concretizar.
Entrei, então, nesse sonho, partilhei-o, e consegui dar-lhe vida.
O sonho era agora realidade!
Mas, outros entranharam-se na realidade conquistada, e, essa regrediu para o sonho, antes sonhado, o qual se esfumou, ficando no ar um tremendo desalento...

domingo, 24 de novembro de 2013

Míscaros



Com o Outono chegam os míscaros, a quem dão outros nomes, consoante a região do país. Cá por casa são muito apreciados, de modo que estive hoje a preparar uns, nascidos em pinhais de terra arenosa e vendidos na Costa Nova (Ílhavo). Vinham cobertos de areia e exigiram-me algum tempo até chegarem ao ponto em que figuram na foto acima, após o que foram imersos em água com rodelas de limão, água essa mudada várias vezes, e, esta noite, continuarão cobertos de água com limão; este último permite que os cogumelos não oxidem.
 
Amanhã serão cozinhados, para nosso deleite!

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Dia Mundial da doença pulmonar obstrutiva crónica





(imagem retirada da net)




20 de Novembro - Dia Mundial da doença pulmonar obstrutiva crónica

A propósito desta temática, passo a transcrever um pouco da matéria constante na Wikipédia:

"Doença pulmonar obstrutiva crônica (abreviada por DPOC) é uma doença crônica, progressiva e parcialmente reversível que acomete os pulmões e tem como principais características a destruição de seus alvéolos e o comprometimento dos restantes. Ocorre com mais frequência em homens mais velhos e fumantes. Pessoas que tiveram tuberculosetambém podem desenvolver a doença.
Os principais sintomas dos pacientes são a limitação do fluxo aéreo (entrada e saída do ar), principalmente na fase expiratória, a dispneia (falta de ar), a hiperinsulflação dinâmica que leva ao encurtamento das fibras musculares do diafragma, fadiga muscular, insuficiência respiratória entre outros.
Os principais fatores desencadeadores da DPOC (enfisema e bronquite crônica) estão relacionados principalmente ao tabagismo, seguido de exposição passiva ao fumo (pessoa que vive junto com o fumante), exposição à poeira por vários anos, poluição ambiental, e até fatores genéticos nos casos que se comprova a deficiência de enzimas relacionadas à destruição do parênquima pulmonar (estruturas dos pulmões)"

Para reflectir, e ir diminuindo o nº de cigarros diários...até acabar com esse vício tão nocivo!

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Espectáculo Outonal


    Passei hoje por estas folhas, pintadas pelo outono, com cores fabulosas, que são verdadeiras obras de arte da natureza! Muitas já se desprenderam dos caules, e todas as outras, aos poucos, irão cair. Na próxima primavera, os caules, nus, começam a vestir-se com pequenas folhas verdes, que crescerão, sendo que, no outono seguinte transfiguram-se, deixando a cor com que nasceram, para ficarem como estas, das fotos. É o ciclo da vida...

sábado, 16 de novembro de 2013

Hortas




(imagem retirada da net)


Vamos deixar aqui hoje umas indicações sobre o que fazer nas hortas, nesta época, já que  há muitas pessoas, que, embora nunca tenham tido contacto com a agricultura, começam agora a cultivar a sua própria horta, pequena ou não.

No Norte:

Semear: alface, beterraba, cebola, chicória, couve galega, nabiças de grelo, nabo redondo e rabanete.

Transplantar: couve galega.

Colher: batata (plantada em Agosto), cenoura (semeada em Maio), couve galega, nabiças, nabo redondo (semeado em Agosto) e rabanete (semeado em Outubro)

No Centro: 

Semear: alface, beterraba, cenoura, chicória, couve portuguesa, ervilha, espinafre, fava, nabo, nabiça, nabo de grelo (para colher em Fevereiro) e salsa.

Plantar ou transplantar, conforme os casos: alhos (para colheita em Maio-Junho, cebola (semeada em Setembro, couves galega e portuguesa.

Colher: batata (plantada em Agosto), couve-portuguesa e nabiça.

No Sul:

Semear: alface, beterraba, cenoura, couves, ervilhas, fava, nabiças, pimentos, salsa e tomate.

Plantar ou transplantar, conforme os casos: alface (semeada em Setembro), alhos, beterraba, cebola (semeada em Setembro) e couves.

Colher: batata, cenoura, couves, ervilha, fava (semeada em Julho-Agosto), feijão (semeado em Julho), nabiças, nabo, pimentos e salsa.


 Mãos à Obra!
 

Term of Use

conversaqui Copyright © 2009 Flower Garden is Designed by Ipietoon for Tadpole's Notez Flower Image by Dapino