quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Plantas da minha casa


Uma distracção que me "lava a alma", é tratar das plantas que tenho em casa; são maioritariamente cactos, porque, nas varandas cobertas, outras não se dão.  Até as ervas aromáticas desisti de ter, mas, enfim, tento escolher estes seres, dos quais tanto gosto, de acordo com as suas necessidades, a nivel de exposição solar, etc.

Hoje tirei-lhes fotos, que vos vou mostrar...

domingo, 19 de janeiro de 2014

O meu "jantar"


O apetite escasseia, mas temos de nos esforçar por nos alimentarmos,  apesar do organismo estar pouco receptivo a isso!
Vai daí,  vou comer uma sandocha de queijo e presunto, acolitada por meio copo de maduro tinto, a que se seguirá alguma fruta.

Para finalizar uma tisana de hortelã.

São servidos desta frugal refeição?

sábado, 18 de janeiro de 2014

Site de grande utilidade


Após umas horitas de cama,  e de várias chávenas de chás ingeridas,  com um benuron pelo meio, e uma série de lenços de papel amarfanhados, (malvadas viroses!), ganhei coragem e resolvi escrever este post para vos indicar um site, que penso ser de grande utilidade, e que me foi referido por um amigo (obrigada, Ramires).

Ei-lo:

www.indeks.pt

Visitem-no e vão ver que não se arrependem...

sábado, 11 de janeiro de 2014

A minha última aquisição (colecção de marcadores de livros)


Deixo-vos com a foto de um marcador de livros, que adquiri hoje para a minha colecção,  e tem um desenho do farol da  praia da Barra, (o meu farol)!

Lindo, não é?

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Este fim de semana, em Aveiro


Ei pessoal de Aveiro, e visitantes, não se esqueçam da festa de São Gonçalinho, que decorre este fim de semana, festa essa que, no ano passado, já foquei neste meu cantinho, e que é única, tanto quanto eu saiba. O que desconhecia, e que li hoje algures, (sinceramente nao me lembro onde), é que, na epoca da segunda guerra mundial, dada a falta de ingredientes para confeccionar as cavacas, estas foram substituídas por figos algarvios açucarados, até chegarem melhores dias! Gostei de aprender este pormenor.

Amanhã também vale a pena visitar o museu maritimo de Ílhavo,  com o seu aquário de bacalhaus, e a inauguração da "Ílhava". Estao a perguntar-me o que é isso? Pois bem, deixo-vos na expectativa, e, em lugar de se enclausurarem nos centros comerciais, desloquem-se ao museu...as entradas amanhã,  até vão ser gratuitas!

Bom fim de semana para todos, e, cuidado, não apanhem com nenhuma cavaca na cabeça,  e não se esqueçam de ir ver a "Ílhava"...

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Peixe, para o jantar


Então,  que vos parece  um estufado em tomate, com os peixes que estão na foto, e que pus a descongelar, para o jantar?

A mim parece-me bem!

Tambem vou preparar caldo verde...

domingo, 5 de janeiro de 2014

Quem leva um vaso com uma planta, que não lhe pertence, o que não fará mais?


As fotos que ilustram este post, mostram-vos um vaso, uma planta, e um lance de escadas com um patamar. Pois bem, nesse patamar, agora despido, morava um vaso igual ao da foto, mas de diâmetro superior, com uma planta da família desta que podem ver, com flores  cor de rosa. A planta estava grande e toda florida, alem de estar adornada com motivos natalícios.  Proveio de uma pequena haste, dada por pessoa amiga, que me conhece tão bem, ao ponto de saber que gosto de ver as plantas crescerem, e de tratar delas! Pois bem, o referido patamar fica do lado direito, da porta do apartamento onde moro, e dá para a casa de máquinas do elevador. Ao entar, ou sair de casa, olhava sempre para o meu cacto,  que estava lindo! Um dia destes, alguém que também deve ter apreciado a planta, decidiu roubar o vaso, o que me entristeceu. Não é pelo valor monetário do objecto furtado, mas sim porque penso que, larapio que desvia uma planta ornamentada com motivos natalícios,  é pessoa de mau carácter,  desprovida de bons sentimentos, e capaz de desviar qualquer coisa, pertença de outrem. Preocupa-me ainda que  haja grandes probabilidades de eu conhecer o gatuno, porque o mesmo se deslocou ao ultimo andar do prédio, onde moram poucas pessoas.

Bem, resta-me arranjar outra haste de cacto igual ao que me foi levado, e lamento não tornar a colocar um vaso no patamar, que continuará nu.

Gostava que partilhassem este post; o vaso e a planta estão nalguma casa, quem sabe perto de mim!

sábado, 4 de janeiro de 2014

Dia Mundial de Braille


Celebra-se a 4 de Janeiro, o dia mundial de braille.

Passo a citar matéria sobre o assunto, retirada da Wikipédia.

"Braille, ou Braile, é um sistema de leitura, com o tato, para cegos, inventado em 1827, em Paris, por Louis Braille, também ele cego, desde tenra idade!"

Graças a Louis Braille os cegos começaram a poder ler, o que não acontecia até então.

Pessoalmente sinto grande admiração por este grande homem, e por outros, como ele, que se dedicam a investigações sobre causas que poderão ajudar a humanidade a viver em melhores condições!





quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Os meus postais ilustrados


Recebi hoje, via postcrossing,  um postal de Singapura, com sois selos deliciosos, que me alegrou o dia, qual raio de sol atravessando nuvens plumbeas, vindo bater na nossa janela!

Registei o dito, e arquivei-o na pasta devida.

Lembrei-me então de captar  algumas fotos desta minha colecção,  para apreciadores de postais ilustrados.
Proximamente colocarei mais algumas.

Sabe-me tão bem abrir a caixa de correio, e encontrar postais, que, muitas das vezes, vêm agasalhados por envelopes, acompanhados por marcadores de livros, (outra das minhas colecções)!

São soberbos, não são?

quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Arquivo dos meus marcadores de livros


Passei parte da tarde com os marcadores de livros, que estão agora , quase todos, devidamente arquivados, podendo ser manuseados facilmente, o que me agrada imenso.

Enquanto os ia colocando nas micas, fiz companhia aos pais, que viam televisão,  e, por vezes, dormitavam. Nenhum deles entende o gosto que tenho por esta colecção! O pai cola, em todos os seus livros, um fio de algodão com que vai marcando as  páginas,  e apregoa que  são os melhores marcadores de livros que pode haver, e a mãe diz que não percebe porque é que tenho tanto trabalho com "aquilo", embora lhes vá dando uma vista de olhos.

Certo é que tenciono ampliar o número dos meus "bookmarks", dos quais  vos deixo aqui mais algumas fotos. Impossível não apreciar estes objectos...

domingo, 29 de dezembro de 2013

Novo Ano


2014 aproxima-se. Todos nós andamos a fazer planos, e desejamos ter aprendido com alguns erros cometidos anteriormente, para que sejamos mais felizes, assim como quem nos rodeia, no ano que se vai iniciar.

Prepara-se a passagem de ano, de acordo com as possibilidades e a disposição de cada um.

Posso adiantar-vos que  vou estar por casa dos pais, o que tem acontecido de há anos para cá,  quando a saúde dos mesmos começou a fraquejar. Os sogros faleceram ambos muito novos, e o marido é filho único.

Para quem precise de ideias para as ementas desta data, aqui ficam os pratos que tenciono preparar, simples e económicos.

Prato principal para o jantar do dia 31: bacalhau no forno, com crosta de broa, acompanhado de batata a murro e legumes cozidos.

Almoço do dia 1: arroz de marisco (sem lagosta, eh!, eh!, eh,), acolitado por salada mista.

Haverá salada de frutas, que dá para as duas refeições.  Numa taça grande, misturo, cortados em bocados, pêssegos,  ananás e lichias, de conserva, e papaia, manga e banana, frescas e madurinhas. Rego com um pouco de sumo de limão,  para nao oxidar, e um pouco da calda das frutas de conserva. Fica óptima e desenjoativa.

Entradas e doces, estão por conta da filha, que, generosamente,se ofereceu para os fazer.

Vou sentir a falta das  2 filhotas que estão bem longe, e que já não puderam conviver em família no Natal, mas há que ter paciência!

As 12 passas de uva, e o brinde à meia noite, serão obrigatórios!

E, posto isto, resta-me desejar-vos um bom 2014, que nao será perfeito, mas que, com boa vontade, poderemos conseguir que seja mais "suave".

Haja solidariedade!




















quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

A minha colecção de marcadores de livros (arquivo)


Finalmente consegui,  com a ideia de uma amiga, (obrigada,  Vanda), que adaptei um pouco, começar a arquivar os meus marcadores de livros, que ia colocando numa caixa.

Agora, utilizando fita cola, que cola de ambos os lados, e micas de plástico, ficam um mimo, em capas de arquivo!

Penso que as fotos são explícitas, e poderão ajudar alguém, que também use uma caixa para armazenar estes objectos.

Aviso apenas que é viciante, esta colecção!

Já agora, aproveito para perguntar se algum de vocês não terá algum bookmark a mais, o qual seria bem vindo, cá em casa...

quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Presentes de Natal


As fotos falam por si...foram os melhores presentes de Natal, que eu e o Fernando (marido) recebemos este ano!
Obrigada, filhas, deram-nos uma grande alegria!!

sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Peixe assado no forno, embrulhado em folha de alumínio


Têm me pedido que coloque aqui as receitas de culinária,  do meu dia a dia, o que só por falta de tempo não tenho feito.
Fica aqui esta, que estou a confeccionar neste momento,  tendo posto o peixe no forno (previamente aquecido), a 250 graus; ficará lá 25 m.
Mas vamos ao principio da receita:

Na foto podem ver dois peixes, dos quais sinceramente não me recordo do nome, mas que a peixeira me afiançou serem do mar. Estão colocados em dois pedaços de papel de alumínio, untados com azeite. Os peixes foram salpicados com sal (pouco), pimenta, coentros, manteiga de alho e raspas de caldo de marisco. Fugi um pouco às minhas regras, ao utilizar o cubo de caldo, que é ingrediente pouco usado, cá em casa. Posteriormente, foram embrulhados, individualmente, no papel, e, conforme já explicado, metidos no forno.

O acompanhamento irá ser arroz branco, e salada de alface.

Para a próxima faço um post com a receita do arroz, da minha autoria.

Bom apetite!








Boas Festas


Como o tempo se escoa sem darmos conta, venho desejar a todos vós,  amigos reais ou (ainda) apenas virtuais, Boas Festas!

Agradeço também aos que se  me anteciparam, enviando os seus votos, no mesmo sentido!

Com amizade,

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Dia Internacional dos Migrantes


18 de Dezembro, dia internacional dos migrantes.

Acerca deste tema, muito há a dizer e a meditar!  O número de pessoas que mudam de região ou de país,  aumenta assustadoramente; buscam melhores condições de vida, e deixam família e amigos  para trás,  o que, por vezes, se torna extremamente prejudicial,  com consequências  nefastas, a vários niveis.

Saúdo os migrantes, sobretudo os portugueses,  que, embora nao estejam a fugir de um cenário de guerra, deixam a zona onde vivem, procurando emprego noutros sítios, tentando sobreviver com dignidade...

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Há postais...e postais


Quem me conhece bem sabe que participo numa troca internacional de postais, o postcrossing, já focado num post deste  blog.

Para quem coleciona postais ilustrados (selos, marcadores de livros, magnetes, pacotes de chá, de açúcar,  etc.), é óptimo! 

O programa está vocacionado apenas para postais, mas, no nosso perfil, podemos indicar os objectos que colecionamos, e foi assim que angariei grande parte dos marcadores de livros, que têm estado numa caixa, e que comecei a arquivar, de modo a poderem ser vistos facilmente, graças a uma ideia de uma amiga, (obrigada Vanda), a que dei um toque pessoal. Brevemente hei-de dedicar um post, com fotos, dessa colecção!

Mas, voltando à temática deste post, há postais...e  postais, e, a prova, está na foto.

Este postal, não veio via postcrossing. A propósito,  conhecem o significado do vocábulo "grattis", na lingua sueca?

Chás e latas


Perguntam-me vocês o que têm a ver os chás com as latinhas. A pergunta é pertinente,  e a resposta fácil: gosto de chás,  tisanas...e de latinhas.

A propósito do tema, fica aqui uma foto, de umas latas de chá,  chegadas ontem cá a casa, vindas pelo correio.

São lindas, não acham?

Caso sejam servidos...

domingo, 15 de dezembro de 2013

Festejos do meu aniversário


Hoje, houve continuidade dos festejos do meu aniversário, celebrado antes de ontem, e, realmente, penso que estão a estragar-me com mimos!

Vinha, esta tarde, com dois vasos (lindos), de plantas, e lembrei-me de certas etnias, em que a festa de casamento dura vários dias...tal e qual como os meus 57 anos.

Ainda fico mal habituada, e depois ninguém me pode aturar!

O que estão a dizer, filhas? Ah, que já me encontrava nesse estado em 12 de Dezembro...

Agora amuei; vou sair aqui e fazer companhia aos meus meninos mais velhos.

sábado, 14 de dezembro de 2013

Agradecimento


Venho deixar , neste meu cantinho, os meus agradecimentos a todos os que conseguiram, de algum modo, dar um brilho especial ao meu dia de ontem, em que completei 57 anos.

Posso dizer-vos que foi um aniversário muito especial, graças à família, amigos reais e virtuais, e até a alguns simpáticos conhecidos.

Queria colocar algumas fotos, designadamente do bolo, simples como eu, mas saboroso, segundo quem o provou, só que o pc está avariado, e ainda não estou bem familiarizada com o dispositivo que estou a utilizar, embora esteja a gostar de o ir "descobrindo"!

Bem hajam!

Libania

 

Term of Use

conversaqui Copyright © 2009 Flower Garden is Designed by Ipietoon for Tadpole's Notez Flower Image by Dapino