sábado, 23 de agosto de 2014
sábado, 2 de agosto de 2014
Pai, tenho saudades de quando íamos apanhar borboletas, nos jardins de Mafra!
Pai, tenho saudades de ir apanhar borboletas contigo, e sinto um desgosto imensurável de te ver debilitado e dependente de terceiros.
quarta-feira, 18 de junho de 2014
periquitos...e cactos
Animais e plantas, que fazem parte do meu "reino", ou apartamento, como lhe queiram chamar, e que me dão trabalho, mas também muita felicidade.
Amanhã há que comprar mais vasos e terra. Só espero que, desta vez, o composto não venha carregado de uns insectos, que penso serem roscas, como a última remessa...
quarta-feira, 14 de maio de 2014
Saudades
- Tive uma surpresa enorme, com a visita fugaz da filha mais nova, que veio à festa de anos, da irmã mais velha, pai e uma prima, a B. (3 em 1).
- Já agora, aproveito para vos sugerir uma ida à Casa do Tear, em Pardilho, Estarreja, que é um espaço muito acolhedor, onde tanto se pode ir tomar um café como organizar convivios, tal como a celebração dos aniversários já referidos. Quero ressalvar que não recebo comissão, apenas recomendo porque, das vezes que tenho lá tenho ido, tem-me agradado. Imaginem agora ver o pessoal a comer coisinhas deliciosas, como, por exemplo, leitão, e eu a iogurtes e gelatina! Noblesse Oblige. Todavia senti-me feliz, porque não vivo para comer, como é uso dizer-se, e o facto de estar rodeada de pessoas de quem gosto, num convívio salutar, confortou-me. Pena tenho de não estar a precisar de perder peso, mas não é o caso, e a roupa está a ficar-me mais folgada. Haja paciência!
segunda-feira, 28 de abril de 2014
quinta-feira, 24 de abril de 2014
Encontro de Ouriços
O meu amor pela natureza traduz-se em pormenores que espalho pela casa; alguns colectados na praia, ou no campo.
Neste caso, um paliteiro, em forma de ouriço cacheiro, oferta de uma das filhotas, acompanhado de dois esqueletos de ouriços do mar, que encontrei no areal da Aguda, Espinho, os quais convivem numa taça de madeira, trazida de Porto Seguro, Brasil.
Já vos contei que o artesanato brasileiro é, simplesmente, um espanto?
Não me tornem a dizer que é por ter tempo, que me dedico a certos passatempos, porque desconhecem o meu dia a dia.
Estou aposentada sim, mas...
quarta-feira, 23 de abril de 2014
Arroz de lulas
Na foto, podemos ver lulas pequenas, partidas às rodelas, que estufaram em azeite, cebola e alho picados, tiras de pimento, loureiro e, a meio da cozedura, polpa de tomate. Na hora do jantar, ponho o tacho a aquecer, deito-lhe a medida de arroz, mexo bem, e adiciono água a ferver, o dobro da medida de arroz, porque gostamos dele seco. Mexo-o bem, de modo a ficar bem envolvido na calda, após o salpicar com um molho de coentros partidos em pedaços, à mão, e um pouco de sal; depois de começar a ferver, baixo o lume para o mínimo, e passados dez minutos está pronto.
A alface para a salada também está pronta a ser temperada; foi passada por água, e esteve em água com vinagre uns minutos, após o que foi passada por várias águas, e posta a escorrer. A que não vai ser consumida hoje, foi embrulhada num pano de algodão, que, por sua vez, foi metido num saco de plástico, e está no frigorífico prontinha a usar nos próximos dois dias.
Espero que gostem das dicas.


