sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Outono


Como diria a minha avozinha estamos na época do cair da folha, ou seja, no Outono!
Gosto das cores da folhagem de certas árvores e arbustos, compondo uma paleta de tons que vão do alaranjado ao castanho escuro!
Aprecio também os frutos da época. Castanhas, cozidas ou assadas, dóspiros, coroa de rei, marmelos assados...
Este ano já fui presenteada com geléia e marmelada, caseiras, assim como tabuleiros repletos de lindos dióspiros.
Quanto à geléia e marmelada, fazem-me sempre recordar outras pessoas muito queridas, que, antes de partirem para a viagem que todos nós faremos um dia, confeccionavam esses doces e repartiam comigo, sabendo que não tenho queda para os fazer!
Tenho saudades de umas papas de carolo de milho, com frutos secos, que eram cozinhadas pela D. Deolinda, amiga da família, natural de Castelo Branco, zona de onde penso serem originárias as ditas, que nunca aprendi a fazer. Essa nossa amiga, encontra-se com muita idade, e já não cozinha. Um beijinho para si, D. Deolinda!
É no Outono que também aparecem, cá em casa, abóboras lindas, que têm vários destinos, sendo um muito do agrado do marido: doce dessa Cucurbitaceae, com pedacinhos de noz!
A sopa por nós, (eu e o marido), preferida, nesta estação do ano, leva nabos, que não faltam também em qualquer acompanhamento de legumes cozidos.
E a jeropiga...

2 comentários:

Vandovsky on 5 de novembro de 2010 às 15:23 disse...

Tantas coisas boas que aqui são mencionadas... O meu avô, tinha sempre na loja, um barril com jeropiga, que se conservava fresquinha, sempre que o íamos visitar dizia-me logo "Vai à loja que tens lá jeropiga", sabia que eu adorava... quanto às papas de carolo, eu publiquei a receita no meu blog, porque a minha mãe, sendo daquela região, ó louquinha por esse e outros doces da região e faz essa receita, está publicada em
http://vandovsky.blogs.sapo.pt/14164.html

Libania Neves on 14 de novembro de 2010 às 14:15 disse...

Obrigada, Vanda. Hei-de copiar a receita.
bj

 

Term of Use

conversaqui Copyright © 2009 Flower Garden is Designed by Ipietoon for Tadpole's Notez Flower Image by Dapino