quarta-feira, 3 de março de 2010

cidade do Porto, da qual me tornei adicta!


Olá!
Vamos conversar sobre a cidade do Porto?
Vim pela primeira vez à Invicta, num mês de Novembro muito longínquo, mais precisamente em 1976.
Confesso que não gostei da cidade, achei-a muito escura, diferente do local onde então residia.
Mal sabia eu que nela iria começar a trabalhar em Agosto de 1977. Gradualmente, ao ir "descobrindo" a mesma e conviver com os seus habitantes, afeiçoei-me de tal maneira que me tornei sua adicta! Ainda hoje, numa ida a uma consulta médica, na zona da Boavista, lá dei o saltinho do costume ao jardim da rotunda, no centro do qual está empoleirada a águia real! Sei que desde que conheço aquela rotunda, a estátua não mudou, é a mesma, mas continua a fascinar-me sempre que por lá passo, e passo quase todos os meses!

bjs

2 comentários:

Joana on 4 de março de 2010 às 02:42 disse...

Este é bom tema porque há tanto a dizer sobre o Porto, talvez porque raramente inspire a sentimentos neutros da parte das pessoas.

Eu conheci-o melhor nos anos da universidade e a verdade é que cimentei uma relação amor-ódio com a cidade. O Porto é triste mas triunfal... cinzento mas dourado... rico mas miserável... cruel mas generoso...

É uma cidade única, para o bem e para o mal. Tenho saudades das manhãs frias que culminam em dias quentes; de subir a rua da Restauração e ser "cegada" pelo Douro cheio de Sol; de ir a Serralves nos primeiros dias de Junho; de passar as tardes a estudar "de papo pró ar" nos jardins do Palácio de Cristal; de ir à praia da Foz no Inverno...

O que não deixa saudades é a sua pobreza e miséria singulares, como não vi noutros sítios, e que perturbam os olhos e o coração.

bjo

Susana Neves on 4 de março de 2010 às 08:01 disse...

Eu cá, como sabes, gosto é de Aveiro e dos aveirenses.

Mas casei com um portuense. Vá-se lá perceber. O coração tem razões que a própria razão desconhece, como diria o outro.
Bj

 

Term of Use

conversaqui Copyright © 2009 Flower Garden is Designed by Ipietoon for Tadpole's Notez Flower Image by Dapino