terça-feira, 13 de abril de 2010

favas à minha moda


Vivam!

Estou a cozinhar umas sementes, das quais ou se gosta muito ou não se gosta nada, que são as favas.
Eu sou apologista daquele provérbio francês: "fogo, favas, dinheiro e madeira fazem bem todos os meses", ou seja, adoro comer (e cozinhar) as ditas. O meu organismo, muito selectico quanto à alimentação, após a cirurgia ao estômago, aceita muito bem as favas e até há quem diga que ajudam a curar úlceras!

Vamos aos factos:

cozo as favas (frescas ou congeladas) em água com um ramo de salsa e umas folhinhas de hortelã, ervas aromáticas que apanho no meu canteiro, (A Íris não gosta delas, o mesmo não se passa com poejos e orégãos, que mal os planto são comidos por ela!).
Noutro tacho cozo costelinhas rapadas, partidas em pedacinhos pelo senhor do talho, com um chouriço, vindo de terras barrosãs, sem qualquer tempero.
Entretanto faço um refogado (muito leve), com cebola, alho, azeite e folha de louro...sem a nervura do meio.
Corto o chouriço às rodelas e deito-o assim como às costelas (tudo cozido), no refogado, mexo bem e deixo-os a estagiar, com o lume no mínimo, mexendo de quando em vez. Junto as favas, escorridas, e torno a mexer, para envolver todos os ingredientes, deixando mais um bocado em estágio, com o lume sempre no mínimo. Vai-se juntado aos poucos um pouco da água de cozer as carnes e outro da água de cozer as favas. tempera-se então com sal (pouco) e tempero picante (pouco). Junto um cálice de vinho do Porto ou da Madeira.e ponho uma folhinhas de hortelã frescas. Na hora de servir escalfo um ovo por pessoa, e toca a ir para a mesa...

Como quase sempre utilizo elementos que possam servir para mais do que uma refeição (poupa-se imenso tempo). As favas, depois de cozinhadas podem perfeitamente ser congeladas em doses e só o ovo escalfado será adicionado na altura de servir a refeição. Também podemos congelar a carne na água da cozedura e utilizá-la mais tarde noutra preparação culinária, estou a lembrar-me de um arroz com legumes cozinhados nessa água e com essas carnes!

Se não gostarem de favas, podem fazer esta receita com ervilhas (de grão ou de quebrar), com vagens ou feijão verde, como lhe queiram chamar. Também podem substituir a costelinha por cubos de carne de porco...é tudo uma questão de utilizar aquilo de que se gosta e se tem à mão!

bjs

0 comentários:

 

Term of Use

conversaqui Copyright © 2009 Flower Garden is Designed by Ipietoon for Tadpole's Notez Flower Image by Dapino