quarta-feira, 14 de abril de 2010

salmão grelhado à minha moda


Vivam!

Hoje no "conversaqui" vou deixar-vos a minha receita de salmão grelhado, que vou almoçar com uma amiga.

Vamos então aos factos:

Como a minha habilidade para fazer brasas fica muitos graus abaixo de zero, e, após multiplas tentativas frustradas (por vezes quando acabava de fazer o churrasco nem se reconhecia o que seria aquela coisa preta que estava na grelha), desisti e deixei essa matéria para quando o marido está em casa. Uso então uma frigideira anti-aderente que levo ao lume até aquecer bem, altura em que, com papel de cozinha dobrado, passo o fundo com azeite, deito-lhe umas hastes de funcho, bocados de folhas de loureiro e salsa, e nesta cama das ervas aromáticas coloco então as postas de salmão, que peço sempre na peixaria para cortarem finas. Um pouco antes tinha temperado o peixe com sal (pouco), alho às rodinhas e sumo de limão. Com uma espátula pressiono, com jeitinho, as postas de salmão e passados poucos minutos viro-as e torno a pressioná-las. Passado pouco tempo estão prontinhas a ir para a mesa acompanhadas daquilo que entenderem. Hoje, cá em casa, o acompanhamento foi salada de várias alfaces e arroz de cenoura aquecido (tinha sobrado de outra refeição).

Realmente um bom investimento a fazer na nossa cozinha é a aquisição de um conjunto de frigideiras ou sertãs, como lhe queiram chamar, de diferentes diâmetros. Eu tenho 3, da Fagor, que são uma maravilha!

Estão a perguntar-me onde arranjo o funcho? Tenho no meu pequeno "canteiro selvagem" (sim, parece uma mini-selva). Mas facilmente se encontra em qualquer campo, e, se não tiverem oportunidade de ir procurá-lo, tenho a certeza que não têm dificuldade em pedi-lo a alguém vosso conhecido que tenha um pouco de terra!


bjs

0 comentários:

 

Term of Use

conversaqui Copyright © 2009 Flower Garden is Designed by Ipietoon for Tadpole's Notez Flower Image by Dapino