quarta-feira, 29 de setembro de 2010

vivências de uma escriba


                                                                                                         2
Quando foi consultar um documento ao arquivo (?), na cave, deparou-se com um local frio, bafiento, empoeirado, com estantes decrépitas, pejadas de documentos e livros, deteriorados pelas condições impróprias em que se encontravam, envoltos em humidade, pó, e bichinhos, os quais conviviam bem com esses elementos! Veio a saber que a Repartição e respectivo acervo tinham ido, provisoriamente, por alguns meses, para aquele prédio, situação que se mantinha há anos! Também teve conhecimento de que certos Serviços Públicos, anteriormente lá sedeados, tinham  partido, em debandada, para outros poisos, dada a precariedade das condições de trabalho! Mas, voltando à cave do prédio, quando alguém se deslocava lá, era de imediato atingido por alergias, dérmicas, e nas vias respiratórias! Limpeza, não havia. A funcionária dessa esfera, apenas distribuía montinhos de granulado (veneno), para os muitos ratos que por lá passeavam!
Havia uma pequena divisão, devoluta, que intrigava a escriba. Nas paredes, havia nichos escavados, de certa dimensão. Para que serviriam? Só anos mais tarde o soube. A sala maior, da cave, onde agora definhava o arquivo (?), servia, primitivamente, de cavalariça, e essa pequena divisão, era o cemitério da casa, servindo os nichos para depositar os caixões!
No lado esquerdo do corredor, à entrada da casa, havia uma reentrância na parede, rente ao chão, com uma tira de metal, pormenor também enigmático, que um senhor arquitecto veio a esclarecer servir para se rasparem as solas do calçado, quando o meio de transporte eram charretes, puxadas por cavalos, cujas necessidades eram calcadas!

Curiosa a história do Palacete, não é?

Queria ressalvar que a ida da escriba, para a casa em questão, passou-se no dealbar do século XXI! Ou seja, o tempo dos cemitérios domésticos,  cavalariças em casa, e charretes, já tinha passado há muito!

0 comentários:

 

Term of Use

conversaqui Copyright © 2009 Flower Garden is Designed by Ipietoon for Tadpole's Notez Flower Image by Dapino