domingo, 24 de outubro de 2010

Família


Nesta foto, que tirei hoje, vemos, da direita, para a esquerda, e por ordem decrescente de idades, a minha mãe, Silvina (Silvina da Conceição), e os seus irmãos, Tonho (António) e Lurdes (Maria de Lurdes).
Gostei de ver os 3 irmãos reunidos, já que se torna difícil, agora com as idades a avançar, e residindo, o meu tio Tonho, no Alentejo, onde foi nado e criado, e as irmãs, em Aveiro, zona que adoptaram, há quase meio século, indo esporadicamente ao Alentejo, onde também nasceram.
Queria esclarecer o pessoal aqui do Norte, que o vocábulo "Tonho", não é depreciativo, mas apenas o diminutivo, carinhoso, de António. Para os lados de Portalegre, os Antónios, são Tonhos, assim como os Franciscos, são Chicos. E, os grandes amigos, quando de encontram, saúdam-se de um modo muito peculiar, abraçando-se, dizendo:"há tanto tempo que não te via,  meu cabrão"! Experimentem fazer o mesmo, aqui na zona do Porto, carago! Realmente, os alentejanos têm um léxico muito próprio. Quando preocupados com algo, afirmam; "estar em fezes, com...". E que saudades tenho de quando o meu padrinho de casamento, também ele daqueles lados, que já não se encontra fisicamente entre nós, me chamava: " minha magana"!
Mas, voltando à foto, foi bom, ver a "ninhada" - Ribeiro Carrilho - junta!
Agora, há que mandar revelar 3 exemplares, porque os fotografados não utilizam computadores!

0 comentários:

 

Term of Use

conversaqui Copyright © 2009 Flower Garden is Designed by Ipietoon for Tadpole's Notez Flower Image by Dapino