sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Árvores de Fruto, e seus tratamentos


Eu bem anunciei, ao criar este blog, que  iria falar  de tudo e de nada. Não é temático, o meu querido "conversaqui"!
Dado que, por razões por demais conhecidas, há cada vez mais uma aproximação das pessoas com a agricultura, e eu conheço várias que se encontram em lista de espera para as chamadas hortas comunitárias, e outras que "pegaram" em pedaços de terra,  cedidos por quem não tem condições para a tratar, e estão a dar-.lhe a vida que tinham outrora, de modo que as ervas daninhas deram lugar a belas hortas, tendo os proprietários do terreno direito a uma parte das colheitas - lindo, não?

Sendo assim decidi deixar-vos aqui, umas instruções sobre tratamento das árvores de fruto, que retirei de uma agenda rural.

Nesta época do ano, enxertar, "em fenda", cerejeiras, macieiras e pereiras de formas altas. Inspeccionar as ligaduras dos enxertos fetos em Agosto e cortá-las no  caso de estarem a provocar estrangulamentos. Cortar os ladrões, que tenham aparecido, sobretudo nos enxertos. Procurar melhorar a qualidade dos frutos cítricos: um dos métodos, consiste na aplicação, a cada caldeira, de 1 kg de sulfato de potássio e 2 Kgs de sal dissolvidos em 10 litros de água, e, no dia seguinte, apenas água.

Para quem não conheça certa terminologia usada no texto acima, aconselho a procurar na net, mas, caso precisem de algum esclarecimento, podem perguntar-me; afinal tenho um (bom) técnico em casa




0 comentários:

 

Term of Use

conversaqui Copyright © 2009 Flower Garden is Designed by Ipietoon for Tadpole's Notez Flower Image by Dapino