domingo, 3 de novembro de 2013

Dia Mundial do Cancro do Cólon e do Reto


3 de Novembro - Dia Mundial do Cancro do Cólon e do Reto

Acerca desta doença, que, muitas vezes, se vai instalando silenciosamente no organismo humano, e, quando é detectada já não é curável, vou contar-vos uma situação, para que reflictam e ajam!

O gastroenterologista que me tem seguido, desde há cerca de treze anos e meio, e que considero um óptimo especialista e uma excelente pessoa, numa das minhas consultas, em que fui acompanhada pelo meu marido, a páginas tantas, perguntou-lhe: sabe qual a melhor prenda que pode oferecer a si próprio, aos 50 anos? O visado, que estava a poucos dias de perfazer meio século, perguntou-lhe o que era, e o clínico respondeu-lhe: é uma colonoscopia, que todas as pessoas deviam fazer por volta dessa idade.

Passadas umas semanas, e por insistência minha, foi efectuado o exame, e retirados pólipos, que, caso continuassem instalados nos intestinos, iriam ficar malignos.

Agora, de 3 em 3 anos, há o exame de rotina.

Infelizmente, uma ex colega e amiga, partiu precocemente, com um cancro do intestino, e outra grande amiga minha  debate-se com essa doença, há três anos; uma corajosa guerreira, e exemplo para muitos, a A.






0 comentários:

 

Term of Use

conversaqui Copyright © 2009 Flower Garden is Designed by Ipietoon for Tadpole's Notez Flower Image by Dapino