Olá!
Andava com vontade de conversarmos sobre culinária. Gosto de cozinhar, de experimentar novas receitas ou reinventar algumas tradicionais e de aprender certos truques, normalmente simples, que dão um "toque especial" à comida que pomos na mesa! Vamos lá então à sopa de legumes, que tão bem faz à saúde e que, por diversos motivos, por vezes anda arredada da nossa alimentação.
Começamos por preparar uma quantidade generosa de base para a dita sopinha, que dê para várias vezes. Para quem tem falta de tempo, quase todos, pode fazer isso num serão e convidar os elementos da família para ajudar a descascar os legumes. A panela (grande) leva então: batatas, cenouras, abóbora, cebola, alhos...e, se tiverem cabeças de nabo e alguma beringela, toca a utilizar. Adiciona-se água...só água mesmo. No final da cozedura, varinha mágica na panela e triturar. Temos a nossa base para sopa de legumes pronta. Uma porção, que dê para dois dias, utiliza-se de imediato e o resto deixa-se arrefecer e congela-se por doses.
Ao completar a sopa utilize legumes a gosto; se cozerem rápido, como espinafres, nabiças e agriões, juntam-se logo à base, que deverá estar a ferver, com sal e azeite q.b.; caso demorem mais tempo a cozer, faça-o à parte, juntamente com o sal e o azeite, e quando estiverem macios adicione-os à base e deixe ferver. Cá em casa gostamos de sopas consistentes e "mastigáveis", se vocês gostarem da sopa em puré, então juntem tudo no início. Quanto ao feijão, grão de bico ou lentilhas, que enriquecem a sopa, podem usar os de conserva, ou demolhar, cozer, congelar em porções a juntar à sopa, e não só! Quem não gosta de arroz de feijão ou massa lavrador? Mas oportunamente voltaremos ao assunto.
Gostaram do post, acharam útil? Não gostaram? Comentem então!
Fim do blog
Há 13 anos
3 comentários:
Olá! Lá anda você de volta dos legumes!! :)
Esta dica é das melhores que há, e só lhe digo, para alguém como eu, com tanto filhote à perna cheiinho de fominha, que jeitaço me dá!
Continue a escrever, adoro lê-la!
Beijinhos da ex-poc'a Carla
P.S.: Para quando o nosso jantar?! Hã?! Toca a marcar!!
eu adorei, claro. Beringelas, lentilhas, courgettes, só coisas boas.
Já estás a revelar a tua hipercriatividade culinária, agora é que a coisa vai começar a aquecer
Quando crescer quero ser como tu!
Enviar um comentário