segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

hoje há sopa de legumes!


Olá!
Andava com vontade de conversarmos sobre culinária. Gosto de cozinhar, de experimentar novas receitas ou reinventar algumas tradicionais e de aprender certos truques, normalmente simples, que dão um "toque especial" à comida que pomos na mesa! Vamos lá então à sopa de legumes, que tão bem faz à saúde e que, por diversos motivos, por vezes anda arredada da nossa alimentação.
Começamos por preparar uma quantidade generosa de base para a dita sopinha, que dê para várias vezes. Para quem tem falta de tempo, quase todos, pode fazer isso num serão e convidar os elementos da família para ajudar a descascar os legumes. A panela (grande) leva então: batatas, cenouras, abóbora, cebola, alhos...e, se tiverem cabeças de nabo e alguma beringela, toca a utilizar. Adiciona-se água...só água mesmo. No final da cozedura, varinha mágica na panela e triturar. Temos a nossa base para sopa de legumes pronta. Uma porção, que dê para dois dias, utiliza-se de imediato e o resto deixa-se arrefecer e congela-se por doses.
Ao completar a sopa utilize legumes a gosto; se cozerem rápido, como espinafres, nabiças e agriões, juntam-se logo à base, que deverá estar a ferver, com sal e azeite q.b.; caso demorem mais tempo a cozer, faça-o à parte, juntamente com o sal e o azeite, e quando estiverem macios adicione-os à base e deixe ferver. Cá em casa gostamos de sopas consistentes e "mastigáveis", se vocês gostarem da sopa em puré, então juntem tudo no início. Quanto ao feijão, grão de bico ou lentilhas, que enriquecem a sopa, podem usar os de conserva, ou demolhar, cozer, congelar em porções a juntar à sopa, e não só! Quem não gosta de arroz de feijão ou massa lavrador? Mas oportunamente voltaremos ao assunto.
Gostaram do post, acharam útil? Não gostaram? Comentem então!

3 comentários:

Fusca on 23 de fevereiro de 2010 às 01:54 disse...

Olá! Lá anda você de volta dos legumes!! :)
Esta dica é das melhores que há, e só lhe digo, para alguém como eu, com tanto filhote à perna cheiinho de fominha, que jeitaço me dá!
Continue a escrever, adoro lê-la!

Beijinhos da ex-poc'a Carla

P.S.: Para quando o nosso jantar?! Hã?! Toca a marcar!!

Susana Neves on 23 de fevereiro de 2010 às 02:55 disse...

eu adorei, claro. Beringelas, lentilhas, courgettes, só coisas boas.

Já estás a revelar a tua hipercriatividade culinária, agora é que a coisa vai começar a aquecer

Joana on 24 de fevereiro de 2010 às 10:48 disse...

Quando crescer quero ser como tu!

 

Term of Use

conversaqui Copyright © 2009 Flower Garden is Designed by Ipietoon for Tadpole's Notez Flower Image by Dapino