domingo, 14 de março de 2010

O meu domingo


Olá!

Vou contar-vos como passei este domingo solarengo, mas ventoso!
Levantei-me cedo, tomei o meu duche "despertador" e fui tomar o pequeno almoço à padaria onde costumo ir quando me encontro em Esgueira. Passei pela tendinha da Paróquia (confesso que é um vício ir a essa tendinha, aos Domingos. O lucro reverte para as obras da Igreja e além de bolos, rifas, as pessoas ligadas ao campo, levam os seus produtos que eu gosto tanto de comprar! Hoje trouxe grelos de nabo e de couve, alho francês e caldo verde já ripadinho (o alho francês e o caldo verde já deixei ficar, à vinda, em Santa Maria da Feira, na casa da filha mais velha.
Ao vir da tendinha passo sempre pela campa do meu irmão mais velho, (de quem tenho tantas saudades). E a seguir casa dos pais, ali ao lado. Enfiei-me na cozinha e fiz o almoço (ontem à noite tínhamos escaldado e tirado a pele a umas línguas de porco. Hoje fatiei-as, deitei-as para um tacho onde tinha cebolha, alho, uma folha de louro e azeite, a refogar, envolvi tudo muito bem, deixei estar um bocado, mexendo de vez em quando, juntei um cálice de vinho do Porto, uma lata de cogumelos, um molhinho de salsa, ficou mais um pouco e finalmente deitei a água onde cozeram as línguas e temperei com sal e um pouco de picante. Ao levantar fervura, juntei um pacote de ervilhas congeladas; passados 20 minutos almoço pronto. Voltei-me então para o almoço de amanhã para a minha mãe ficar mais "livre", pois tem andado adoentada e a idade não ajuda.O meu pai gosta muito de favas e arranjei-lhe favas com carne de porco; amanhã é só aquecer). A maneira de cozinhar foi praticamente igual à das ervilhas. Para a mãe e a filha mais velha arranjei arroz recheado, ou seja, fiz arroz seco, normal, hoje foi de cenoura. À parte refoguei carne picada (mistura de vaca, porco e chouriço), com o azeite, cebola e alho da praxe. Carne pronta, pego num tabuleiro de ir ao forno, deito-lhe uma camada de arroz, por cima a carne picada e finalmente outra camada de arroz. Prontinho par amanhã ir a dourar ao forno!
Quando chegamos a casa o marido tinha muitos jogos de futebol para ver e eu queria computar, então arranjamos um lanche que serviu também de jantar: pão, fatias de presunto, chourição, queijo e fruta, et voilá!

bjs






















8

0 comentários:

 

Term of Use

conversaqui Copyright © 2009 Flower Garden is Designed by Ipietoon for Tadpole's Notez Flower Image by Dapino