segunda-feira, 31 de maio de 2010

divagações


Vivam!

Vou transcrever aqui, neste cantinho de conversa, umas divagações minhas, escritas num bloco, durante a viagem recente a terras Suecas.

"Skavsta, 29.05.2010

Ainda não parti e já sinto saudades de quem fica cá e dos lugares que conheci; Ainda não cheguei e já sinto saudades de quem ficou em Portugal, dos lugares que costumo frequentar...

A Carolina, (sobrinha-neta) cativou-nos, tão pequenina e simpática. Rechonchuda, amorável, pôs-me a pensar que, qualquer dia, já poderá brincar com a Leonor e poderão até ser confidentes uma da outra, porque só cerca de 11 meses de idade as separam!
O Alexander já nos tinha cativado, desde o nascimento. E não nos desapontou, protector para a irmãzita, sociável para connosco. Daqui por um anito já poderá vir passar uns dias a Portugal, sem os pais, acompanhado pela nossa assistente de bordo privativa, ou por outra!
Enfim, a visita ao elemento mais novo da família, levou-nos pela primeira vez à Suécia, e a família luso-sueca composta pela nossa morenaça Sandra (sobrinha muito querida), pelo marido, Henrick, loiro e de pele clara, sendo que em miúdo era ruivo, segundo os familiares, e pelo casalinho de filhotes, deixou-nos muito satisfeitos, por sentir a felicidade que irradiam!
Para a semana hei-de mandar um postal endereçado ao Alexander, porque o reguila queixa-se que só os pais recebem correspondência!
E parece que hei-de ir embora sem conseguir descobrir o nome daqueles pássaros patuscos, parecidos com corvos e que me olham de um modo quase humano! A Joana tem receio deles e diz que os acha sinistros. Andam por toda a parte, até pousam nas mesas das esplanadas.
O meu marido deitou o olho para os meus gatafunhos e diz que há para aqui alguns pontapés gramaticais. Ainda ele não consegue decifrar tudo o que está grafado...
A respeito da minha escrita (mal escrita), benzo-me por não ter aqui o "revisor", a medir os pontos finais, para certificar-se que estão todos do mesmo tamanho, porque os erros grosseiros, esses passariam na peneira! Curioso, reparei agora que "revisor" rima com "Conservador", ai que dor...
Mas não, não tenho o Sr. Arcaico, de seu nome, a usar o seu lápis para assinalar o espacinho que ficou a mais entre duas palavras e teria de ser eliminado e outras correcções das quais vos irei falar noutras ocasiões. Essas alterações impunham que, após serem efectuadas, se imprimissem novamente os impressos, e, na maioria dos casos se telefonasse aos utentes que tinham assinado os documentos, para voltarem à Repartição e aporem novamente a assinatura no papelinho. Os desgraçados bem chiavam ao telefone; diziam que não tinham tempo a perder, que tinham dificuldades em pedir tempo no emprego e nós, os "copistas", envergonhados com o caricato das situações, tínhamos de os persuadir a voltar, porque ninguém convencia o chefe a autenticar os registos com a sua assinatura, e só assim produziriam efeitos!
Enfim, agora até dou por mim, por vezes, a escrever o meu primeiro nome, Libânia, sem o acento circunflexo, porque, acreditem, é um alívio poder fazê-lo, sem desencadear uma trágico-comédia...

Mudando de assunto, vou levar no meu olhar os dentes de leão, que desfilam por todos os lugares por onde passamos, e que me remetem para a minha meninice, quando, nas brincadeiras infantis soprávamos aqueles filamentos, ao ser-nos feita a pergunta: o teu pai é careca?"

Fica por aqui a transcrição das minhas divagações, escritas em viagem, noutros posts registarei mais.

Sandra, hei-de postar no meu blogue de culinária a receita com o pão polar e salmão, aprendida contigo. Penso que tem interesse, por ser diferente e poder assim variar-se a ementa, além de ser simples de preparar, o que também é importante, nesta época de correrias!

0 comentários:

 

Term of Use

conversaqui Copyright © 2009 Flower Garden is Designed by Ipietoon for Tadpole's Notez Flower Image by Dapino