domingo, 6 de junho de 2010

Onde andam as nêsperas (ou magnórios), docinhas?


Encontro-me a tomar um "chá", divinal, de menta, trazida por uma das filhotas de um mercadinho de rua em Marrocos, que me perfumou a cozinha. e dei por mim a interrogar-me: "onde andam as nêsperas (ou magnórios), docinhas, com pedrado e não calibradas, que comia há uns anos atrás? Isto, porque comi hoje um desses frutos, agradável à vista, de pele muito regular, mas sensaborão, tanto que nem peguei em nenhum dos outros que se encontravam na fruteira, todos de igual tamanho, sem sombra de qualquer mancha na pele!
Desde sempre que, em casa, lhe chamámos nêsperas e, só quando vim para os lados da Invicta cidade soube que, por aqui, dão-lhe o nome de magnórios. É curioso como, de região para região, varia o vocabulário! Tenho até uma história engraçada, sobre o assunto, passada com um familiar, que, vindo de Coimbra, perguntou a uma vendedora numa praça aqui do Norte o preço das nêsperas, e, a senhora, muito ofendida, retorquiu-lhe: "nêspera tem a sua mulher ao fundo da barriga", resposta essa que "ficou" na família e, de vez em quando, lá vem à baila. Certo é que continuo a interrogar-me: "onde andam as nêsperas (ou magnórios), docinhas...?".

0 comentários:

 

Term of Use

conversaqui Copyright © 2009 Flower Garden is Designed by Ipietoon for Tadpole's Notez Flower Image by Dapino