quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Visitas...e polvo


Tivemos hoje duas visitas, direccionadas à mãe. e a uma das netinhas, que anda na dança do antibiotico e anti-pireticos. Foi deveras agradável, ter a tia L., que anda tão doentinha, e a D. O., cuja saúde também não é famosa, cá em casa. Aproveitei para ir buscar a outra neta à escolinha, mais cedo, de modo a que a vissem também. 

A páginas tantas, a D. O., que gosta de ler os meus posts sobre culinária, "queixou-se" que eu pouco ou nada tenho escrito sobre a matéria. Tem razão, mas, o meu tempo esgota-se de um modo que nem eu compreendo!

A propósito de culinária, discordo de quem diz que certos procedimentos que segue, ao cozinhar, "é que são correctos", ou "é que dão bom resultado". Eu penso de modo diferente. A culinária é uma arte, que só deve de ser praticada por devoção, não por obrigação. Cozinhar para os outros, é dar um bocadinho de nós a quem vai ingerir o que confeccionamos, e cada um trata os alimentos com um toque pessoal.

Lembrei-me disto, a propósito do polvo, que foi a base das nossas refeições de hoje, cozido como me habituei, há vários anos, e que, ficou tenro, tipo manteiga. Passo a explicar: Panela com água a ferver, uma cebola com um corte em cruz (para não se desmanchar), e o cefalopode, bem limpo e lavado, mergulhado nessa água, aproximadamente 15 minutos. No entanto, sei de muitas outras maneiras de o cozer, e acredito que resultem; não me considero detentora da verdade absoluta. 

Ainda a respeito do polvo: quando o adquiro fresco, vai ao congelador, pelo menos 24 horas, e depois de descongelado é que trato dele. Sal, só após a cozedura...e muito pouco!





0 comentários:

 

Term of Use

conversaqui Copyright © 2009 Flower Garden is Designed by Ipietoon for Tadpole's Notez Flower Image by Dapino