quinta-feira, 7 de novembro de 2013

"Zona-doença"


Nunca tinha tido contacto directo com a zona (doença), embora soubesse de casos passados com pessoas conhecidas. Pois bem, agora que essa doença apareceu na minha mãe; como sou eu a tratá-la, decidi partilhar convosco o que aprendi sobre a matéria, e, de seguida, vou transcrever um pouco da Wikipédia (nossa aliada!), sobre o mesmo tema. Quem sabe poderei ajudar alguém com este post?

Na mãe, começaram a aparecer umas bolhas avermelhadas, no fundo das costas, que eu, na minha ignorância, comecei a pincelar com betadine! Essas bolhas começaram a proliferar-se pela nádega, perna e pé, do lado esquerdo, começando então a doente a sentir fortes dores; Fomos à médica de família, que a medicou, e, frontal e honestamente, nos disse não ter a certeza do que era, embora lhe parecesse herpes. Se, ao fim de dois dias não estivesse  melhor, teria de lá voltar, o que, efectivamente aconteceu, sendo então aconselhada a consulta num dermatologista, que, "miraculosamente", não consta das especialidades da urgência do Hospital de Aveiro, havendo então duas alternativas: Hospital de Coimbra, ou médico particular. No mesmo dia, a mãe teve consulta num especialista da pele, em Aveiro, que logo declarou que a paciente tinha a zona, e a medicou, avisando que levaria o seu tempo a passar!

Andamos na fase tos tratamentos, e as bolhas, que agora sei serem vesículas, estão a secar; as dores continuam, mas não tão fortes.

Passo então à Wikipédia:

"Uma doença crónica é uma doença que não é resolvida num tempo curto, definido usualmente em três meses.
As doenças crónicas são doenças que não põem em risco a vida da pessoa num prazo curto, logo não são emergências médicas. No entanto, elas podem ser extremamente sérias, e várias doenças crónicas, como por exemplo certos tipos de cancro, causam morte certa. As doenças crónicas incluem também todas as condições em que um sintoma existe continuamente, e mesmo não pondo em risco a saúde física da pessoa, são extremamente incômodas levando à disrupção da qualidade de vida e actividades das pessoas. Neste último caso, incluem-se os síndromes dolorosos.
Muitas doenças crónicas são assimptomáticas ou quase assimptomáticas a maior parte do tempo, mas caracterizam-se por episódios agudos perigosos e/ou muito incômodas.
As doenças crónicas de causa infecciosa são frequentemente causadas por organismos invasores com os quais já foi atingido um equilíbrio. Não é do interesse dos vírus, das bactérias ou dos parasitas matarem o seu hóspede demasiadamente rápido, uma vez que a probabilidade de se espalharem a outros hospedes fica reduzida. Assim doenças infecciosas de morte rápida e mortalidade elevada, como Ébola, aparecem por vezes, mas nunca conseguem estabelecer-se, porque todos os indivíduos susceptíveis morrem em poucos dias, antes de poderem contactar com bastantes outros. Doenças como a SIDA/AIDS, pelo contrário são extremamente eficazes devido ao longo tempo que demoram a matar o hóspede. Mas a melhor acomodação, do ponto de vista do microorganismo, é permanecer no corpo do hóspede sem causar muitos danos a este até poder infectar a nova geração sem defesas. É o que faz avaricela. O vírus ataca as crianças produzindo a síndrome característica aguda, mas depois da "cura" o vírus permanece, em todos os casos, nos núcleos nervosos dos nervos sensitivos, sem ser detectada e sem estar activa. Na velhice, com a ligeira imunodeficiência que acompanha a idade avançada, ela frequentemente reaparece sob a forma de zoster uma infecção dolorosa mas não perigosa que ataca os nervos periféricos. As zonas cutâneas com zoster são extremamente infecciosas, permitindo a passagem perpétua do vírus dos idosos às crianças indefesas, sem necessitar de grandes populações de crianças sempre passando o vírus umas às outras, como outros vírus infantis."

Ou seja, Zona = zoster, ou, como o povo diz, "cobrão" ou "cobro", dado que é uma doença unilateral, e a sequência das vesículas, assemelha-se a uma cobra, tudo isto devido ao vírua da varicela, latente no organismo de quem a teve!" Ele há coisas...



0 comentários:

 

Term of Use

conversaqui Copyright © 2009 Flower Garden is Designed by Ipietoon for Tadpole's Notez Flower Image by Dapino